Uma gravura de Escher

Metade dos nomes na lista já havia sido riscado. Zach balançou a cabeça em desaprovação ao constatar isso.

- Está difícil, hein?

Do outro lado da mesa de campanha, Natan deu de ombros.

- Ninguém neste acampamento é tão idiota para aceitar, essa é a verdade; não há nenhum tipo de cobertura ou garantias de retorno. Quem for, estará por conta própria.

- Eu aceito - Zach afirmou em tom resoluto.

Natan ergueu os sobrancelhas.

- Você se considera mais sortudo do que a média? Mais idiota, eu sei que não é.

Zach abriu um sorriso.

- Digamos que eu estava esperando por um desafio e esse parece estar à minha altura.

Natan balançou vagarosamente a cabeça, encarando-o.

- Estou impressionado. Bom, vamos preencher a papelada antes que você mude de ideia.

Eram três páginas impressas com letra miúda, que Zach não fez a menor questão de ler. Apenas perguntou onde teria que assinar.

- Rubrique em todas as páginas - orientou Natan, satisfeito por ter se livrado da obrigação.

Em seguida, conduziu o voluntário até um barracão próximo da Zona Restrita, guardado por soldados armados com submetralhadoras.

- Temos um kit de emergência completo - disse Natan, quando entraram no barracão. - E você pode trocar seu uniforme pelo macacão de serviço; é bem resistente e à prova d'água.

- Ótimo - aprovou Zach. - Vou levar dois. E dois kits. Um par de botas sobressalentes também.

- Pegue o que quiser - sugeriu prodigamente Natan. Afinal, era o governo quem estava pagando e a demanda era mínima.

Zach se trocou e levantou o capuz do macacão impermeável. Depois de ajustar os dois kits às costas, virou-se para Natan e perguntou:

- Armas?

- Não é necessário. Mas as coisas lá dentro podem se tornar bastante perigosas se não souber exatamente para onde está indo. O objetivo, você já sabe qual é, imagino.

- Chegar à sala de controle e desativar o gerador de campo - recitou.

- Precisamente. Você tem um mapa do complexo no seu kit e um rolo de fio de náilon de 200 m. Claro que com o gerador ligado, as conexões entre os compartimentos não são mais as do espaço tridimensional. Você vai ter que usar a lógica.

- Imagino que sim - avaliou Zach. - Bom, eu estou pronto.

Seguiram até a cerca de arame farpado que separava o acampamento da Zona Restrita. Do outro lado, onde o complexo havia sido instalado, havia apenas escuridão. Parecia tão sólida que Zach imaginou que poderia cortá-la com uma faca. Um guarda abriu o portão que dava acesso à Zona e postou-se de lado.

- As trevas são um efeito secundário do gerador de campo ligado - explicou Natan. - Uma vez ultrapassada a barreira, deverá ser capaz de enxergar normalmente... embora as coisas talvez não estejam nas posições costumeiras.

- Será como entrar numa gravura de Escher - comentou Zach.

- É o que dizem - replicou Natan.

Zach passou pelo portão e este foi fechado atrás dele. Em seguida, deu um passo à frente e foi engolido pela escuridão.

- [15-09-2020]