Dolores, a entrevista

Ao telefone:

- A vaga é para a agência em Vladivostoque, mas...

- Mas...

- A entrevista será em Moscou. Você é de...

- Irkutsk.

- Irkutsk.

A entrevista seria às 07 e 15. Dolores chegara ao local quinze para às sete. Às 07 e 30 seria vagamente lembrada, nitidamente por fim rememorada e convocada pelas recepcionistas a se apresentar.

À recepção:

- Mandou-nos o currículo por email?

- Sim, eu...

- Certo. Preencha teus dados aqui.

- Tudo isto está no currículo envia...

- Apenas uma confirmação de dados.

- Há um problema com o CEP da minha região...

- Não é necessário colocá-lo.

Dolores e seus magros concorrentes preenchiam seus respectivos dados. Faltava a ela o CEP, mas não havia problema. Apenas uma confirmação de dados. O relógio dava oito horas.

- Dolores - chamou uma voz.

A entrevista:

- Encontrou-nos pelo WorkforAll ou por WorkEasyFind?

- Eu uso os dois sites. Não lembro qual... Acho que foi WorkforAll...

- No teu currículo diz que foi pelo WorkEasyFind.

- Ah... Bom, então foi por ele.

- Confirmação de dados.

- Sim...

- Porque nos escolheu? Porque nos enviou o currículo?

- Ah...

- Teu CEP?

- Há um problema com o CEP da minha região...

- Hum.

- Sim...

- Bom, essa entrevista não é bem uma entrevista. É apenas realmente uma confirmação de dados.

- Confirmação...

- A entrevista verdadeira será em Vladivostoque. Será necessário, no entanto, que preencha um novo currículo no site WorkforUs, e de lá eu o enviarei à agência de Vladivostoque.

- Sim...

- Uma coisa: os dados deverão ser preenchidos hoje até ao meio-dia.

- Agora são oito e meia...

- Sim, sim. Dará tempo. Claro que o preenchimento não poderá ser feito por celular. Deve ser feito em um computador. Temos uma lanhouse aqui perto.

- Meu dinheiro está contado... Para a ida e para a volta...

- Tem computador em casa?

- Sim...

- Não haverá problema.

- Irkutsk...

- O que disse?

- Irkutsk.

Dolores, um tanto desabalada, saindo da agência, comprou à esquina numa banca asas de gaivota com mel de abelha e, voando, lançou-se céu adentro para casa. Lá, ao meio-dia e quarenta e cinco, sem muitas esperanças, registra um currículo no WorkforUs, endereço que recebeu numa agência de Moscou para trabalhar em uma agência de Vladivostoque, obrigando-se a preenchê-lo em Irkutsk, onde mora, porque o dinheiro estava contado. Para a ida e para a volta.