"PAU" PRA TODA OBRA !

"PAU" PRA TODA OBRA !

Messalina Borja dos Reis já mudara de vários endereços, saíra devendo o aluguel em todos, sem exceção. Antes fosse só o aluguel... era "caloteira" contumaz também dos serviços de água e luz. De tão conhecida das prestadoras, convencia a nova proprietária "a deixar no nome dela mesma, dava muito trabalho e despesas ficar trocando, a cada novo inquilino". Coitada da locadora que caísse na lábia da "gostosona do pedaço", cheia de curvas no corpo e nos argumentos.

'Lina" estava há pouco tempo no edifício atual e já acumulava 2 meses de atraso na luz e 1 mês do líquido essencial à Vida e à higiene geral. Dera azar... o prédio tinha um porteiro "Don Juan", espécie de "Zé Mayer", igual na "pinta" e na "fome", mas não no talento artístico. "Paulão" não economizava investidas se o "produto" valesse a pena e decidira investir pra valer na nova inquilina, com a qual tinha pouca intimidade, a moçoila mal saía de casa. Esbarraram-se no estreito corredor, quando a moça levava seu saco de lixo para o cremador do edifício.

-- "Oi, seu Paulo... é a terceira vez que o vejo hoje" !

-- "Pois é, minha jovem, atendo as necessidades dos moradores em quase tudo, sou "pau pra toda obra", e que pau, querida... não falho nunca, sou "INFALHÍVEL", fique a gata sabendo"!, movendo as sobrancelhas 3 vezes e com um olhar cobiçoso dirigido a ela. Ouviu constrangido sonora gargalhada, em resposta:

-- "Um homem que não falha ! Isso não existe, seu Paulo" !

-- "Paulão, querida e "às suas ordens"! Soube que a amiga está com alguns apertos, pequenos "pubremas"! Posso ajudar a resolvê-los, se a amiga... (deu uma breve pausa, pigarreou, sondando a reação do "avião" e completou bem devagar, reforçando as sílabas) CON-COR-DAR" ?!

O coração da moça disparou, o projeto de porteiro de cabaré estava a "cantá-la" descaradamente, sem nenhum disfarce. Conteve-se, se acostumara a ouvir assédios sem reagir agressivamente.

-- "Olha, "seu" Paulão... minhas contas são "pubrema" meu"!, escarnecendo da forma de falar do porteiro. Êle percebeu, sentiu os brios feridos, mas era tarde para recuar agora.

-- "Como eu disse, senhorita, só quero ajudar... tenho feito isso há muito tempo aqui, ninguém tem reclamado"!

-- "Huuumm... e o quê o caridoso "seu Paulão" vai querer em troca de tão prestimoso auxílio, posso saber" ?!, já imaginando como êle iria se sair de pergunta tão direta.

Vendo o caminho livre o porteiro deu a cartada final:

-- É só uma questão de "doação pessoal na horizontal", nada tão difícl assim... e as vantagens serão grandes" !

A moça sentiu vontade de esganá-lo, porém a proposta fôra feita de forma tão incomum que ela riu:

-- Hahaha... olha, "seu Paulão", dispenso mesmo sua oferta, pretendo ficar "na vertical" por muito tempo ! Agora, suma da minha frente que eu tenho mais o que fazer" !

E bateu a porta com estrépito, enquanto o porteiro bufava de ódio incontido, aquela lambisgóia metida ía ter o que merecia. "Sua vingança seria maligna", como dizia o bordão televisivo anos atrás. Com bons contatos entre os funcionários das prestadores, aos quais "molhava a mão" para não cortarem água ou luz das suas "protegidas" -- e não eram poucas no prédio -- ligou para o de luz, com 2 contas atrasadas por "Lina" e a terceira vencendo:

-- "Rogério, tem um "servicinho" urgente aqui no prédio, venha logo, pago dobrado" !

Pouco depois, bateu na porta da "ex-Miss Santo Antão do Brejo":

-- "O senhor de novo... o que foi agora" ?!

-- "O rapaz da luz está lá embaixo, com 1 aviso de corte... o que é que eu faço" ?

-- "MERDA, fiz as compras da semana ontem, a geladeira está cheia... e agora, meu Deus" ?!

-- "Agora é que eu entro... Paulão, "pau" pra toda obra"!, fazendo com os braços dobrados e os punhos fechados o movimento universal de "convite ao coito".

-- 'Olhe aqui, "seu Paulão", o senhor NÃO ENTRA porque já 'tá de saída " Enfie seu pau onde quiser... fora daqui, verme" !

Nem bem teve a luz cortada, Paulão volta à cena, sorriso de hiena de uma orelha a outra, olhos brilhando de ódio:

-- "O pessoal da água, queridinha, está lá embaixo" !

-- "Ah, não... a água está paga, levei a conta pra mamãe faz uns 15 dias. Espere aqui, vou ligar pra ela" !

-- "A dona "Santinha" ?! Não precisa se incomodar, menina, eu pago a conta e você me ressarce quando puder" !

-- "Nem pensar, "senhor INFALHÍVEL"... vou primeiro saber o que houve, mamãe não pode ter me feito uma desfeita dessas" !

Fizera, sim... em plena pandemia do Coronavírus a velha "andara de Séca a Meca" sem proteção, confiando nas palavras de um doido lá de Brasília. Quase morrera, mas estava curada e iria quitar a conta em15 minutos. "Seu Paulão" não esperara... escafedeu-se, enquanto a jovem adentrou para pegar o celular. Contou sua desdita: o porteiro malandro queria "jantá-la" (talvez até "almoçá-la") e, como ela recusou, aramara essa vingança nojenta.

-- "O que ? O "INFALHÍVEL" ?! Diga-lhe que estou indo aí levar a conta paga... e veja o que acontece" !

-- "Mamãe, a senhora não dormiu com esse cafajeste" ?

-- "Veja lá como fala ! Você me respeite, sou sua mãe" !

-- Então, dormiu mesmo, dona Lucrécia Borja... meu Deus, que vergonha" !

-- DORMIR é o que não se faz nessas horas... eu estava devendo vários meses de aluguel e teu genitor era um pai ausente, só aparecia "para comparecer", depois sumia novamente. Além do mais, de REIS só tinha o sobrenome, vivia duro", fazendo biscates para sobreviver ! Outra coisa: o infalível não é de nada, é igualzinho a todos êles" !

Fez o que a mãe sugerira, foi procurar o Paulão.

-- "Mamãe está vindo aí com a conta paga, cancele o corte da água" !

-- "Não era preciso chamá-la, deixe a "Santinha" lá no Santuário dela... posso quitar todas as suas contas, depois a amiga me paga do jeito que quiser" !

-- "Agora é tarde... ah, o senhor tem uma BROCHA aí ? Quero repintar meu quarto ! Mas tem que ser uma brocha "que não broche" !

Êle olhou a moça com pavor, ela sabia do seu segredo... estava inapelavelmente na mão dela, que dava as cartas agora. Esperta, a jovem percebeu a nova situação:

-- "Ah, "seu Paulão"... minha pia da cozinha está entupida, preciso que o senhor dê um jeito nisso, mas "sem pau" !

-- 'Pode deixar, dona "Lina", estou às suas ordens, o que precisar é só chamar... e olha, é CORTESIA do prédio" !

Na porta do apartamento 602 está pendurada uma bela BROCHA... aos curiosos Messalina diz que é um "amuleto da sorte" !

"NATO" AZEVEDO (em 13/julho 2020, 9hs)