O SINISTRO DE UMA RELAÇÃO

Em meras circunstancias eu creio que devemos mais memorizar as nossas eficiências que devido a vida tudo esta contido sobre uma relação obstinada que nos compromete sobre vários propósitos de simplificarmos a luta pela vida que certamente existe um fator catatônico que é a forma de esquizofrenia que apresenta uma alternância entre períodos de passividade e de negativismo e períodos de súbita excitação que nos envolve na vida entre vários pretextos como amar que simplifica o amor, ter coragem que significa vencer algo próprio ou comum sobre vários fatores socialistas que nos surpreendem nossos pontos de vistas, a sabedoria como significado de entender os aspectos de consciência e sentimentos sobre as relações da vida ficando como entendimento humano, O pensamento como algo superior que temos e que podemos favorecer tudo sobre todos e que em tudo será feito como deveremos conquistar algo de valor, o sentimento a essência do pensamento que fica como provas de reconstituição da alma, do caráter do ser humano sobre as realidades que deprimem o ser humano e suas relatividades que suponhamos nos redimir sobre certas coisas que não admitimos como existência que brota como uma fluxo sobre a vida nos explorando de certos efeitos contraditórios as exigências da vida que nos faz perder ou ganhar algo substancial que temos que suportar como dependências, valor, disposição, jogo socialista que supostamente nos enfatiza pela moralidade de conhecer vários aspectos sobre certas origens que o ser humano tenta se socializar como uma luta de valores ou uma religião politica que talvez possa mostra seus valores sob uma referencia que de uma resiliência que é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outro em que em tudo possa lhe ministra algo de valor sobre qualquer perda que são presenciadas e relacionadas com as realidades da vida como um efeito que a vida nos proponde sobre certos meios e obstáculos em que nos processamos todo valor e que fica sobre vários pretextos como amar que simplifica o amor, ter coragem que significa vencer algo próprio ou comum sobre vários fatores socialistas que nos surpreendem nossos pontos de vistas, a sabedoria como significado de entender os aspectos de consciência e sentimentos sobre as relações da vida ficando como entendimento humano, O pensamento como algo superior que temos e que podemos favorecer tudo sobre todos e que em tudo será feito como deveremos conquistar algo de valor, o sentimento a essência do pensamento que fica como provas de reconstituição da alma, do caráter do ser humano sobre as realidades que deprimem o ser humano e suas relatividades que suponhamos nos redimir sobre certas coisas que não admitimos como existência que brota como uma fluxo sobre a vida nos explorando de certos efeitos contraditórios as exigências da vida que realmente não podemos perder porque seria sinistro as boas intenções que comparamos com belas formalidades que estão sobre as relações de viver e que poderemos talvez por sorte conseguir por ser a vida uma finalidade de substancias que valem ao ser como provas de certas capacidades e probabilidade que é o grau de segurança com que se pode esperar a realização de um evento, determinado pela frequência relativa dos eventos do mesmo tipo numa série de tentativas em que tomamos a vida e seus decalques como um efeito de não perdermos o nosso valor por ser a vida simplesmente sinistra e o que vem do povo não se unem a alma de outrem porque possamos nos prescrever como certos efeitos colaterais que a sociedade não possa apreender que o que mais precisamos é de ganhar porque a vida é como um jogo magico que possamos sempre duelar com ela sobre seus prazeres que nos podem levar ao infortuno ou ao ganho pela nossa natureza que apenas estamos fazendo a coisa certa sobre a vida e seus decalques.

Eu quero favorecer certas frações que possamos nos definir sobre vários aspectos que retomamos a vida como algo simplificadamente maior e melhor como em tudo e por tudo ficamos favorecido como talvez conquistadores em que teremos algo relativamente superior do que sinistro como talvez uma emanação prodiga de certos artefatos em que o homem possa ser realmente bem favorecido entre certas circunstancias na vida.

O amor é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas. O amor possui um mecanismo biológico que é determinado pelo sistema límbico, centro das emoções, presente somente em mamíferos e talvez também nas aves — a tal ponto que Carl Sagan afirmou que o amor parece ser uma invenção dos mamíferos.

Para o psicólogo Erich Fromm, ao contrário da crença comum de que o amor é algo "fácil de ocorrer" ou espontâneo, ele deve ser aprendido; ao invés de um mero sentimento que acontece, é uma faculdade que deve ser estudada para que possa se desenvolver - pois é uma "arte", tal como a própria vida. Ele diz: "se quisermos aprender como se ama, devemos proceder do mesmo modo por que agiríamos se quiséssemos aprender qualquer outra arte, seja a música, a pintura, a carpintaria, ou a arte da medicina ou da engenharia”. O sociólogo Anthony Giddens diz que os mais notáveis estudos sobre a sexualidade, na quase totalidade feitos por homens, não trazem qualquer menção ao amor. Ambos os autores revelam existir uma omissão científica sobre o tema.

A percepção, conceituação e idealização do objeto amado e do amor variam conforme as épocas, os costumes, a cultura. O amor é ponto central de algumas religiões, como no cristianismo onde a expressão Deus é amor intitula desde uma encíclica papal até em o nome de uma Igreja, no Brasil - derivadas da máxima de João Evangelista contida na sua primeira epístola. Embora seja corrente a máxima "o amor não se define, o amor se vive", há várias definições para o amor como: a "dedicação absoluta de um ser a outro", o "afeto ditado por laços de família", o "sentimento terno ou ardente de uma pessoa por outra" e aqueles em que também se inclui a atração física, tornando-o aplicável também aos animais, um mero "capricho", as aventuras amorosas, o sentimento transcendental e religioso de adoração, perpassando ao sinônimo de amizade, apego, carinho, etc. Diante desta gama variada de conceitos, os teóricos se dividem na possibilidade de uma conceituação única, que reúna aquelas tantas definições e representações do amor. Outros, como André Lázaro, afirmam que "não há dois amores iguais". Já Leandro Konder diz que o termo amor possui uma "elasticidade impressionante". Erich Fromm, ainda, ressalta que “O amor é uma atividade, e não um afeto passivo; é um “erguimento” e não uma “queda” De modo mais geral, o caráter ativo do amor pode ser descrito afirmando-se que o amor, antes de tudo, consiste em dar, e não em receber. Como sentimento individual e personalíssimo, traz complexidade por envolver componentes emocionais, cognitivos, comportamentais que são difíceis - ou quase impossíveis - de separar e, no caso do amor romântico, também se insere os componentes eróticos.

O amor romântico, celebrado ao longo dos tempos como um dos mais avassaladores de todos os estados afetivos, serviu de inspiração para algumas das conquistas mais nobres da humanidade; tem o poder de despertar, estimular, perturbar e influenciar o comportamento do indivíduo. Dos mitos à psicologia, das artes às relações pessoais, da filosofia à religião, o amor é objeto das mais variadas abordagens, na compreensão de seu verdadeiro significado, cujos aspectos principais são retratados a seguir.

A coragem é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida normalmente como covardia.

O homem sem temor motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que uma pessoa tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.

Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. Os animais (mesmo os irracionais) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pela necessidade de sobrevivência. Por exemplo, um pássaro que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alto nele e assim surge a coragem.

Os seres humanos (diferentemente dos animais irracionais) têm uma psique muito influente em suas atitudes, portanto seus medos e coragem variam muito de uns para os outros, dependendo do ambiente na qual vivem (e no qual viveram quando mais jovens), da educação que receberam, de suas crenças, de com quem eles convivem socialmente e etc.

A sabedoria é a condição de quem tem conhecimento, erudição O equivalente em grego "Sofia" é o termo que equivale ao saber (presente na formação de palavras como teosofia, significando ainda habilidade manual, ciência e sabedoria)

O termo encontra definições distintas conforme a ótica filosófica, teológica ou psicológica. No sentido comum, a sabedoria é a qualidade que dá sensatez, prudência, moderação à pessoa, ao passo em que para a religião é o "conhecimento inspirado nas coisas divinas e humanas"

A sabedoria está associada a atributos como juízo sem viés, compaixão, autoconhecimento experiencial, autotranscedência e não apego, e a virtudes como ética e benevolência.

A educação seria simplesmente a forma racional do ser humano se aperfeiçoar e engloba os processos de ensinar e de aprender.

No centro de um sistema educativo deve situar-se o ser humano a educar, num horizonte de plenitude. A tarefa educativa consiste, na verdade, na capacidade de identificar e de acompanhar esta presente inquietação do homem, mantendo vivo o amor pelo saber, despertando o coração e pondo em marcha a sua razão e a sua liberdade, tal liberdade construída pelos tijolos da autonomia do indivíduo.

Este é um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de conhecimentos, disciplinamentos (educar a ação), doutrinação, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Ou seja, é um processo de socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo.

Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar.

De acordo com a UNESCO a educação também é exercida para além do ambiente formal das escolas e adentra em outras perspectivas caracterizadas como: educação não formal e educação informal. Segundo a organização, a partir das Conferências Internacionais de Educação de Adultos – CONFINTEA e compreende-se por educação não formal todo processo de ensino e aprendizagem ocorrido a partir de uma intencionalidade educativa sem a obtenção de graus ou títulos, sendo comum em organizações sociais com vistas a participação democrática. E educação informal como aquela ocorrida nos processos quotidianos sociais, tais como com a família, no trabalho, nos círculos sociais e afetivos.

No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. Outra prática seria a da Educação Científica, que se dedica ao compartilhamento de informação relacionada à Ciência (no que tange a seus conteúdos e processos) com indivíduos que não são tradicionalmente considerados como parte da comunidade científica. Os indivíduos-alvo podem ser crianças, estudantes universitários, ou adultos dentro do público em geral. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade.

No entanto, Educar não pode limitar-se a instruir, a transmitir informação, nem a transmitir competências; integra não só questões de autonomia, mas também problemas de autoridade, de tradição e de transmissão da cultura

O pensamento e pensar são respectivamente uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.

O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construtor e construtivo do conhecimento.

O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.

Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento:

"A essência do homem é pensar". (Por isso dizia): "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência) "penso, logo existo."

O sentimento são o que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos.

A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mais

varia dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.

O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções. Sentimentos humanos podem ser estudados por diversos métodos, como via biologia, fisiologia, filosofia, matemática ou psicologia.

Os valores inatos:

Abraham Maslow, professor de Harvard, comentou que todos os seres humanos nascem com um senso inato de valores pessoais positivos e negativos. Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiura, fraqueza, falsidade, engano, caos etc. Maslow também declara que valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa.

Por exemplo, a beleza que está associada com o engano se torna repulsiva. A justiça associada com a crueldade é repulsiva. Esta capacidade inata de sentir atração ou repulsão é o fundamento da moralidade - em outras palavras, sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.

Este ponto de vista contrasta agudamente com alguns ensinamentos extremistas de algumas religiões e ideais políticos, que querem estabelecer o que é moral - que os humanos nascem num vácuo moral e que é somente a autoridade quem pode dizer aos seres humanos o que é certo e errado. A exploração extremista dos sentimentos aumenta na medida em que os sentimentos não são apenas distinguidos, mas mesmo separados do pensamento crítico.

Algumas religiões, entretanto (algumas correntes atuais do cristianismo), acreditam que o ser humano nasce com princípios morais a ele inatos, e nele colocados por Deus. E que a "imagem e semelhança" ao Deus criador, citada no livro de Gênesis da Bíblia cristã, se referiria na verdade à imagem e semelhança moral a esse Deus criador, e não à aparência física do Deus cristão. Chegando a uma conclusão próxima à de Abraham Maslow, porém não científica.

Em meras circunstancias eu creio que devemos mais memorizar as nossas eficiências que devido a vida tudo esta contido sobre uma relação obstinada que nos compromete sobre vários propósitos de simplificarmos a luta pela vida que certamente existe um fator catatônico que é a forma de esquizofrenia que apresenta uma alternância entre períodos de passividade e de negativismo e períodos de súbita excitação que nos envolve na vida entre vários pretextos como amar que simplifica o amor, ter coragem que significa vencer algo próprio ou comum sobre vários fatores socialistas que nos surpreendem nossos pontos de vistas, a sabedoria como significado de entender os aspectos de consciência e sentimentos sobre as relações da vida ficando como entendimento humano, O pensamento como algo superior que temos e que podemos favorecer tudo sobre todos e que em tudo será feito como deveremos conquistar algo de valor, o sentimento a essência do pensamento que fica como provas de reconstituição da alma, do caráter do ser humano sobre as realidades que deprimem o ser humano e suas relatividades que suponhamos nos redimir sobre certas coisas que não admitimos como existência que brota como uma fluxo sobre a vida nos explorando de certos efeitos contraditórios as exigências da vida que nos faz perder ou ganhar algo substancial que temos que suportar como dependências, valor, disposição, jogo socialista que supostamente nos enfatiza pela moralidade de conhecer vários aspectos sobre certas origens que o ser humano tenta se socializar como uma luta de valores ou uma religião politica que talvez possa mostra seus valores sob uma referencia que de uma resiliência que é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outro em que em tudo possa lhe ministra algo de valor sobre qualquer perda que são presenciadas e relacionadas com as realidades da vida como um efeito que a vida nos proponde sobre certos meios e obstáculos em que nos processamos todo valor e que fica sobre vários pretextos como amar que simplifica o amor, ter coragem que significa vencer algo próprio ou comum sobre vários fatores socialistas que nos surpreendem nossos pontos de vistas, a sabedoria como significado de entender os aspectos de consciência e sentimentos sobre as relações da vida ficando como entendimento humano, O pensamento como algo superior que temos e que podemos favorecer tudo sobre todos e que em tudo será feito como deveremos conquistar algo de valor, o sentimento a essência do pensamento que fica como provas de reconstituição da alma, do caráter do ser humano sobre as realidades que deprimem o ser humano e suas relatividades que suponhamos nos redimir sobre certas coisas que não admitimos como existência que brota como uma fluxo sobre a vida nos explorando de certos efeitos contraditórios as exigências da vida que realmente não podemos perder porque seria sinistro as boas intenções que comparamos com belas formalidades que estão sobre as relações de viver e que poderemos talvez por sorte conseguir por ser a vida uma finalidade de substancias que valem ao ser como provas de certas capacidades e probabilidade que é o grau de segurança com que se pode esperar a realização de um evento, determinado pela frequência relativa dos eventos do mesmo tipo numa série de tentativas em que tomamos a vida e seus decalques como um efeito de não perdermos o nosso valor por ser a vida simplesmente sinistra e o que vem do povo não se unem a alma de outrem porque possamos nos prescrever como certos efeitos colaterais que a sociedade não possa apreender que o que mais precisamos é de ganhar porque a vida é como um jogo magico que possamos sempre duelar com ela sobre seus prazeres que nos podem levar ao infortuno ou ao ganho pela nossa natureza que apenas estamos fazendo a coisa certa sobre a vida e seus decalques.

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 02/05/2020
Reeditado em 05/05/2020
Código do texto: T6935649
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.