O Novo Inferno

- Tenho um cliente sob sua guarda que foi vítima de um erro judiciário - declarei, ao entregar meu cartão de advogado ao Guardião do Sétimo Círculo, um demônio vermelho com meia dúzia de chifres, rabo de bode e pés com cascos de cavalo.

- Todos que chegam aqui dizem isso - retrucou ele exibindo os dentes amarelados e pontudos num esgar.

- Ah, mas neste caso é fácil provar - retruquei, abrindo a pasta de documentos que levava. - Veja aqui: na condenação, está escrito "Irado - 5° Círculo", não "Violento - 7° Círculo".

O demônio examinou os papéis com desconfiança.

- Detesto essa burocracia - resmungou. - Por mim, vocês humanos seriam todos cozinhados lentamente num caldeirão cheio de óleo fervendo, recebendo chibatadas e espetadas com tridente por toda a eternidade!

- Danação à moda antiga - minimizei. - Mas até o Inferno acabou por se render à modernidade; é dever de todos seguir as novas regras, sejam condenados ou carrascos. O novo Inferno agora, pode-se dizer, tem uma administração profissional.

- E você é justamente dessa nova safra - replicou o demônio me lançando um olhar crítico. - De onde foi que saíram tantos especialistas em castigo eterno?

- De onde mais poderia ser? - Indaguei, encolhendo os ombros. - Do Brasil, é claro.

E dando uma cutucada no demônio:

- Sabe o rio Estige do 5° Círculo? Pois descobrimos que a lama onde os condenados passam a eternidade, é medicinal. Nosso próximo passo vai ser abrir um resort de luxo...

- [10-03-2020]