Orçamento ilimitado

- Estamos diante de uma redução orçamentária sem precedentes na história desta instituição - informou em tom grave o diretor Rolland, ao abrir a reunião. - Pelo último relatório do departamento financeiro, só teremos como bancar as despesas correntes até o fim do próximo semestre. A partir daí, todas as atividades terão que ser suspensas por tempo indeterminado.

- Mas temos pesquisas em andamento, que não poderão sofrer interrupção sob risco de comprometer anos de investimento - alertou Sarah Knowles, chefe do laboratório de física aplicada.

- Todos estamos cientes dessa possibilidade - retrucou o diretor. - Ocorre que não foi possível sensibilizar os altos escalões em Washington a liberar mais verba além daquela já alocada para o presente ano fiscal. A não ser, claro, que consigamos criar um método de custearmos nossas próprias despesas, o que não me parece provável.

- Diretor Rolland, - interrompeu-o novamente Sarah Knowles, erguendo a mão - eu gostaria de sugerir que priorizemos o Projeto Andrômeda. Se for completado, poderá nos auxiliar a conseguir os fundos necessários para manter os demais projetos.

- Mas se o projeto estava tão adiantado assim, por que não fui informado antes de minha última reunião em Washington? - Questionou ele, sobrancelhas erguidas.

- Porque não teria adiantado nada - argumentou Sarah Knowles. - O governo nunca acreditou no potencial do Andrômeda, e iria imaginar que estávamos apenas ganhando tempo.

Rolland olhou em torno da mesa de reuniões, e todos os presentes demonstravam estar apoiando a proposta de Sarah Knowles. Ele fez um gesto de concordância.

- Está bem. Se ninguém se opõe, vou seguir a sugestão do departamento de física aplicada.

***

Em Washington, o superintendente Carmichael ficou surpreso ao saber que Rolland conseguira uma linha de crédito suplementar, o que na prática, suspendia a paralisação do instituto de pesquisa gerido por ele.

- Como conseguiu isso, Rolland? - Indagou por telefone. - Na atual fase de contenção de despesas, todo mundo vai querer saber o segredo do seu sucesso.

- Fizemos nosso dever de casa - explicou Rolland. - Tínhamos um bom projeto, em fase final de conclusão, e decidimos priorizá-lo. A partir do momento em que foi implementado, nossos problemas de caixa atenuaram-se consideravelmente.

- E no que consiste o seu projeto? - Indagou Carmichael, curioso.

- É uma forma limitada de manipulação temporal - revelou o diretor. - Através dele, podemos alterar eventos do passado, desde que já estejam produzindo efeitos no presente. Por exemplo: manter ou ampliar um subsídio à pesquisa. Mas não podemos criar algo que não exista na atualidade.

- Ah… entendi - disse o superintendente. - Então, imagina que possa ajudar outras instituições em dificuldades financeiras?

- Isso criaria um efeito cascata que poderia afetar negativamente a estrutura do espaço-tempo - declarou o diretor. - Em outras palavras, é muito perigoso.

- Certo… mas estas alterações no passado, limitam-se apenas a orçamentos? - Inquiriu o superintendente. - Porque, se pudéssemos fazer apenas umas poucas alterações pontuais, em decisões tomadas, por exemplo, na Câmara dos Representantes…

O diretor ouviu em silêncio, enquanto seu superior detalhava o que, a seu ver, poderia ser melhorado no passado. Depois, anotou mentalmente que, na próxima alteração temporal, iria designar uma outra pessoa para assumir a posição de superintendente.

- [14-09-2019]