O Cartão

Embora eu não me lembrasse de ter solicitado, duas semanas após abrir a conta-salário no banco exigido pela empresa onde eu estava trabalhando, recebi pelos Correios um cartão de crédito com um limite bastante generoso. Ocorre que eu já tinha um cartão de crédito, de outra bandeira, e a última coisa de que precisava era outro cartão para ter que controlar despesas. Portanto, liguei para a central de atendimento do banco para solicitar que cancelassem o mesmo.

- Não se preocupe, senhor - garantiu-me a atendente. - Basta não utilizar o cartão por três meses e ele será cancelado.

Joguei o cartão na gaveta do criado-mudo e me esqueci dele até que, no início do mês seguinte, recebi uma fatura do citado cartão de crédito, cobrando o que parecia ser uma mensalidade - dividida em 10 parcelas. O valor não era expressivo, mas como a atendente havia dito para aguardar "três meses", ignorei a cobrança. Trinta dias depois, contudo, recebi nova fatura - com a segunda parcela, mais a primeira e juros por atraso no pagamento. Liguei para o banco, furioso.

- Quero que cancelem imediatamente este cartão! - Exigi.

- Senhor, não podemos cancelar o cartão sem que antes o débito tenha sido quitado - informou pachorrentamente o atendente.

- Eu não fiz nenhum débito e sequer solicitei esse cartão! - Protestei.

- O fornecimento do cartão está incluído na abertura da conta que o senhor assinou - replicou o atendente.

Eu assinara muitos papéis sem ler na hora de abrir a conta, mas de qualquer forma não pretendia ficar com aquele cartão.

- O que eu tenho que fazer para cancelar o cartão? - Indaguei.

- O senhor terá que quitar o seu débito. Após a confirmação do pagamento, o que geralmente ocorre em até 72 h, se for feito via débito bancário, poderá solicitar o cancelamento ligando novamente para a nossa central.

Apesar de estar sendo prejudicado, pagar as duas mensalidades me pareceu o modo mais rápido de me livrar do inconveniente. E assim, três dias depois de haver pago a fatura em aberto, liguei novamente para a central para solicitar o cancelamento. Uma jovem atendeu a ligação.

- Sim, a fatura aparece como quitada no sistema - confirmou ela. - Todavia, se cancelar o cartão, isso reduzirá a sua margem de crédito junto ao banco.

- Não tenho nenhum interesse em contrair empréstimos com o seu banco - retruquei. - Cancele o cartão imediatamente.

- Um momento, senhor.

A linha ficou muda por alguns instantes. Em seguida, a voz da atendente retornou.

- Senhor, houve um problema com o seu cancelamento.

- Que espécie de problema? - Perguntei, exasperado.

- Pelo tipo de contrato feito na abertura de sua conta-salário, o cartão faz parte do pacote. Se cancelar o cartão, a conta também será cancelada.

Entendi então porque a empresa nos obrigava a abrir conta naquele banco específico: ela muito provavelmente devia usufruir de taxas reduzidas, enquanto nos enfiava aquele cartão supérfluo goela abaixo.

- E como eu faço para encerrar também a conta-salário? - Indaguei.

- O senhor terá que comparecer pessoalmente à sua agência de origem, munido de documentação de identificação, e quitar a taxa de cancelamento. Se houver saldo suficiente na sua conta, poderá utilizá-la para pagar o valor - redarguiu ela.

No dia seguinte, assim que o banco abriu, lá estava eu para sacar o saldo restante e fechar a conta.

Em seguida, fui até a empresa e pedi demissão.

- [25-05-2019]