O que é a verdade?

O militar uniformizado pôs a mão esquerda sobre a Bíblia apresentada pelo meirinho, mão direita erguida.

- Jura dizer a verdade, somente a verdade e nada mais que a verdade, em nome de Deus?

- Juro.

- A acusação tem a testemunha - anunciou o juiz.

- Coronel, de quem foi a ideia de dar as falsas declarações? Sua ou do réu? - Questionou o promotor, aproximando-se da testemunha.

- Eu e ele sabíamos que esta versão dos fatos era incorreta, intencionalmente enganosa.

- E com qual autoridade o senhor decidiu dar as falsas declarações?

- Eu fiz muitas coisas, e estou aqui hoje para dizer que tenho orgulho delas.

- Então não era verdade, era?

- Oh, sem dúvida, sim. Estou aqui para contar os fatos como os lembro.

- Ao apresentar estas falsas versões dos fatos, a intenção era contar uma história falsa?

- Estou dizendo que decidi que continuaria a participar na elaboração de uma versão que não era correta.

- Está dizendo que você e ele concordaram que diria isso?

- Eu não nego o que eu disse. Também não estou dizendo que me lembro de tudo.

- Isso não é verdade, não é?

- Eu vim aqui para contar a verdade.

- Chegaram a discutir a propriedade de criar uma versão falsa dos acontecimentos?

- Eu tenho um grande apreço pela verdade, e, como disse, estou aqui para contá-la.

- Está nos dizendo que ele lhe narrou uma versão diferente dos fatos ou está nos dizendo que ele lhe disse para redigir uma versão diferente dos fatos?

- Me foi contada uma versão diferente dos fatos que é inconsistente com o que eu sabia ser a verdade.

- Então, você não nega?

- As lacunas existentes foram preenchidas por omissão.

- Você afirmou: "você não pode fazer isso, é uma mentira"?

- Claro que eu disse. E também um monte de outras coisas.

O promotor voltou-se para o juiz:

- Sem mais perguntas, meritíssimo.

- [19-06-2018]