Edição Limitada

O novo site de relacionamentos Luv4Life, ouvira dizer, tinha um percentual absurdamente alto de sucesso na combinação de pares românticos, não importando gênero, idade, ou orientação sexual. Como a adesão fosse gratuita, preencheu um formulário online, não muito diferente dos encontráveis em sites similares, acrescentou algumas fotos dele, e especificou quais atributos gostaria de encontrar numa parceira para um relacionamento de longa duração. Apertou a tecla "ENTER" e aguardou, enquanto um algoritmo processava as supostas milhões de fichas cadastrais de usuários do sistema. Finalmente, um retângulo verde piscante surgiu na tela, onde lia-se "SUCESSO!". Abaixo do "banner", três fotos de corpo inteiro de três mulheres, diferentes entre si, mas dentro dos limites estipulados por ele na busca. Passando o mouse por cima de cada foto, elas giravam 360° em torno do eixo, o que ele achou divertido a princípio - e intrigado depois. Como haviam produzido aquele efeito? Será que as moças compareciam a um estúdio, onde eram fotografadas em 360°? Teria ele que se submeter ao mesmo processo?

Sua estranheza aumentou ao clicar na foto da primeira candidata, Sandra (1,60 m de altura, cabelos castanhos cortados à altura dos ombros, olhos cinzentos; esbelta, nariz arrebitado, seios pequenos; vestida com uma blusa de alcinhas lilás e bermudas cáqui; sandálias abertas). Um pequeno retângulo surgiu no centro da imagem, com a frase "Clique para mudar o traje". Clique. Sandra num vestido de noite. Clique. Sandra de vestido tomara que caia. Clique. Sandra de camiseta, calças jeans e tênis. Clique. Sandra de biquíni. Clique. Sandra de maiô.

- Isso é um site de relacionamentos ou um catálogo de moda feminina? - Resmungou ele.

Ignorou as outras duas candidatas e clicou no botão de opção abaixo da foto de Sandra, para simular uma definição de escolha. Um "banner" preto ocupou todo o centro da tela do computador, com letras amarelas piscantes: "INTERESSADO? LIGUE PARA NÓS!". E, abaixo, um número de telefone. Mordido pela curiosidade, ele fez a ligação. Uma voz feminina atendeu.

- Luv4Life, bom dia. Seu contato é muito importante para nós! Em que posso ajudá-la?

- Bem, eu acabei de me cadastrar no site e escolhi um perfil... mas como faço para entrar em contato com ela?

- Um momento, senhor, enquanto verifico sua escolha com base no número do seu telefone...

Cinco segundos de silêncio e a voz retornou.

- O senhor escolheu a Sandra, correto?

- Sim... para efeito de teste, saber como funciona o sistema.

- Senhor, garantimos que qualquer escolha que faça, será 100% do seu agrado. Caso o seu cadastro seja aprovado em nossa análise financeira, poderá firmar um contrato de leasing válido por no mínimo 10 anos.

- Contrato de leasing?

- Nossos modelos são exclusivamente para leasing, senhor. Não vendemos para usuários finais.

- Estamos falando exatamente do quê?

- O que o senhor está procurando?

- Uma mulher para um relacionamento estável...

- Vou ler a sua lista de atributos desejados, senhor. Características físicas: entre 1,60 e 1,70 m; magra mas não esquelética; que aprecie atividade física mas não seja esportista; corpo depilado, principalmente nas axilas; cabelos lisos de comprimento médio, louros ou castanhos; olhos de cor cinza ou violeta. Características intelectuais: no mínimo, graduada em alguma licenciatura; que fale um idioma estrangeiro, mesmo que não fluentemente; que aprecie literatura, principalmente autores irlandeses do século XIX...

- Espere! Espere! Não precisa ler tudo... sei o que escrevi... mas essas são características ideais. Não espero encontrar um ser humano que corresponda a todos os requisitos relacionados!

- Esse é o ponto, senhor! Por isso podemos lhe garantir 100% de satisfação... ou seu dinheiro de volta, dentro do prazo de 90 dias de experiência. O modelo escolhido será configurado com todos os itens da sua lista... inclusive os de afinidade sexual.

- Estamos falando de um "modelo" ou de um ser humano?

- Senhor... acabou de dizer que julgava impossível um ser humano reunir todos os requisitos relacionados. Bem, nós fornecemos o que deseja: um produto acabado. A certeza de um relacionamento perfeito que preencha os seus desejos mais íntimos. Completude. Felicidade ao alcance do seu bolso. Sem TPM. Sem gravidez indesejada. Sem ciúmes. Sem advogados.

- Um leasing de dez anos?

- Durante a vigência do contrato, terá acesso a todas as atualizações do modelo. Assinando a nossa "Edição Limitada", poderá inclusive alterar as características físicas do modelo uma vez por ano. Será como ter uma nova mulher a cada doze meses!

Ele titubeou. Parecia bom demais para ser verdade.

- Completude e felicidade?

A voz sussurrou em seu ouvido:

- Ao alcance do seu bolso.

- [23-02-2018]