Eu serei,sempre,o primeiro a votar

Obsessões são pensamentos recorrentes de caráter intrusivo e profundamente desagradáveis,causadoras de terrível ansiedade.

Para tentar minimizar seus efeitos,a pessoa acaba desenvolvendo comportamentos ou ações repetitivas para diminuir sua angústia:as manias.

Içami é um indivíduo problemático.De uma infância relativamente normal,passando por uma adolescência solitária e enfadonha,emergiu um adulto desconfiado e mal humorado.

O casamento com uma prima de segundo grau o livrou de passar a existência dormindo numa cama de solteiro.Não que isso o tenha curado dos seus problemas__ele continuou sendo um prato cheio para qualquer psicólogo__mas trouxe um pouco de leveza a sua vida.Como dizia um tio-avô do neurótico:"É sempre bom ter uma "costelinha" para dormir ao nosso lado,principalmente no inverno!"

Içami é professor de português numa escola de nível fundamental,lugar aonde também vota.Na verdade,para dar a informação correta,uma série de reclamações de pais acerca de sua falta de paciência forçaram o diretor a remanejá-lo para a coordenação,atividade que exerce atualmente.

Peço perdão se meu texto carecer de uma melhor qualidade literária,pois tomei conhecimento dos fatos que passo a narrar há poucos minutos atrás.Estou sob forte emoção.

DIA 30/10/2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

RIO DE JANEIRO/RJ

Casa de subúrbio

06:00 Hs

Ao abrir os olhos,a mulher de Içami tomou um susto.Ele estava em pé e vestido ao lado da cama do casal.

__Aonde você vai?Hoje é domingo!__perguntou a mulher,sonolenta.

__Esqueceu que tem eleição?__respondeu Içami,enquanto pegava um chaveiro no criado mudo.

Mayara olhou para o teto,suspirou,e lembrou que nada poderia fazer.A cada dois anos a cena se repetia

__Boa votação...__disse a esposa,antes de enfiar a cabeça no travesseiro e voltar aos braços de Morfeu.

Içami não fez barulho.Checou as quatro bocas do fogão com um fósforo aceso para ver se não havia nenhum vazamento de gás,verificou se a porta da geladeira estava bem fechada e inspecionou todas as torneiras da casa.Para seu alívio,tudo estava em ordem.Pegou seu guarda chuva automático,benzeu-se três vezes e saiu de casa.Ao pisar na rua,sentiu a brisa do dia nublado.Se apertasse o passo chegaria na escola em menos de dez minutos.Chegou em sete.

Abriu o portão de ferro com sua chave de funcionário e entrou.

Ao passar pela quadra de futebol de salão,localizada na parte da frente do colégio,reparou que a pintura das linhas estava começando a ficar apagada.Alertaria o diretor no dia seguinte.

Apressado,percorreu os corredores internos.Notou que a pintura também precisava de retoques aqui e ali.Mais um alerta para o diretor.

Quando finalmente encontrou sua sessão,que estava num local diferente do usual,no terceiro andar,não acreditou no que viu:um senhor alto e magro,trajando calça de veludo marrom e camisa quadriculada verde e branca,aguardava,em pé,na frente da sessão.Na mão direita,um chapéu daqueles enormes,que parecem uma lança.

__Bom dia.__disse Içami,em choque

__Bom dia.__respondeu o homem,sem muito entusiasmo.

Depois de alguns segundos encarando o intruso,o professor perguntou:

__Como o senhor entrou aqui tão cedo?

__Meu sobrinho Carlos trabalha na faxina.Entrei com ele...__o homem olhava para o guarda chuva enquanto falava.Parecia ver alguma coisa que mais ninguém via no tecido negro.

__Hummmmm....__mugiu Içami,sem ideia do que falar__Tudo bem.

Angustiado,ele saiu dali a foi direto para o vestiário do pessoal da limpeza.Encontrou Carlos sentado numa cadeira amarrando o tênis.Não perdeu tempo:

__Carlos;você não sabe que é proibido entrar com estranhos no colégio?

Carlos engoliu em seco.Depois explicou:

__Seu Içami...É o meu tio Dinorá;ele ficou viúvo há pouco tempo e foi morar comigo;não tem filhos...Me encheu o saco..Queria por que queria votar cedo..O senhor me desculpe,mas eu não tive como dizer não...

Içami olhou bem nos olhos do auxiliar de serviços gerais e sentenciou:

__Carlos; você vai lá agora,inventa uma desculpa e tira o seu tio da fila.EU SOU SEMPRE O PRIMEIRO A VOTAR AQUI NESTA ESCOLA,ENTENDEU?

__Mas seu Içam..

__SENÃO O DIRETOR VAI SABER QUEM ANDA FUMANDO BASEADO AQUI NA ESCOLA!!!!

__O senhor vai me dedurar???Foi só uma vez!!!Meu filho estava no hospital com pneumonia!!! __retrucou Carlos,horrorizado com a crueldade.

__Uma mão lava a outra,entende?!Você faz o que eu estou te pedindo,e o diretor não vai ver o filme que eu tenho no meu celular__e deu dois tapinhas com a mão direita no aparelho prateado que repousava na palma da esquerda.

O empregado,sem opção e muito revoltado,saiu mudo do vestiário.Voltou minutos depois.Tinha lágrimas nos olhos:

__Pelo amor de Deus,seu içami!Eu não consegui tirar o meu tio de lá!O senhor me perdoa!Ele já não era muito normal;depois da morte da esposa piorou!Não mostra o vídeo para o diretor!Eu preciso do emprego!!

Içami desvencilhou-se com dificuldade do faxineiro,que estava ajoelhado e chorava copiosamente.

__Está bem!Está bem!__berrou o professor__EU MESMO VOU TIRAR SEU TIO MALUCO DA FILA

__O senhor não vai mais me entregar?

__Não.Mas também não vou apagar o vídeo!Ele vai ficar de garantia.

__Garantia de quê?__Carlos abaixou a mãos,que estavam em posição de reza.

__De que você não vai interferir quando eu retirar ele de lá.

__Eu tomaria muito cuidado se fosse o senhor..

__Por quê?

Carlos olhou para os lados,certificando-se de que não havia ninguém escutando a conversa.Então falou:

__Titio já matou um homem na juventude...Ele é aposentado como maluco.Tem carteirinha e tudo...

Depois de longos trinta segundos de silêncio,Içami,destemido,respondeu:

__Não acredito nisso!Ele não era casado?

__Ele conheceu a esposa no hospital psiquiátrico...Ela também se tratava lá...

__Não acredito nisso...__repetiu o neurótico,como um mantra;e saiu do vestiário.

Sem perder tempo,foi até a sua sessão.Dinorá estava no mesmo local.O professor mandou:

__Amigão;você vai ter que ficar um pouco lá fora.O pessoal da faxina vai encerar o chão e ..

__MALDITO!!!__berrou Dinorá,que,possesso,usou o guarda chuva como lança e por pouco não perfurou o olho esquerdo de içami no ataque..

As pessoas que trabalhavam na sessão observaram,surpresas,o atentado;porém,como o agressor voltou ao seu estado quase vegetativo logo depois da investida,resolveram não intervir.

Desconcertado,Içami correu de volta para o vestiário.Carlos ainda estava lá.

__Eu acredito em você!Seu tio é doido de pedra!__reconheceu,pálido.

__Eu avisei..

__Deve haver algum modo de tirar o desgraçado de lá!__o professor andava de um lado para o outro com as mãos cruzadas para trás.

__Não sem uma boa camisa de força!Quando ele encasqueta com alguma coisa é fogo!

__Ele não tem algum medo?Alguma fobia?...Todo maluco tem as suas!__perguntou Içami,mentalmente usando-se como modelo,embora sem reconhecer isso para si mesmo.

O faxineiro coçou a cabeça,espremeu os lábios que quase não tinha e respondeu:

__Bem...ele tem medo de germes...Lava as mãos toda a hora,diz que doenças terríveis vão destruir o mundo...

__É isso!__gritou Içami

__Isso o quê?

__Nada,nada__desconversou__Preciso ir.

O neurótico foi até o corredor,pegou o celular e ligou para um aluno.

Augusto Teixeira,vulgo "ET",lhe devia um favor.Içami o pegara no banheiro feminino fazendo coisas impublicáveis numa colega de turma.Mais uma filmagem de celular e os dois ficaram nas suas mãos.

Após uma rápida conversa,na qual "ET" foi alertado das consequências de não atender àquela convocação de emergência;o moleque,que morava ali perto,concordou em ajudar.

A propósito;o apelido do jovem não é gratuito:sua magreza exagerada,seus braços finos,suas pernas arcadas,uma cabeça enorme, e sobrancelhas ultra grossas e unidas deram o aval para o surgimento da alcunha.

Voltando ao assunto:minutos depois,Içami abria o portão da frente para o aluno.Após saber do plano,"ET" perguntou:

__É só isso que eu tenho que fazer?

__Só__confirmou o neurótico__mas você terá que ser convincente,entendeu?Agora vamos!

"ET" passou antes no banheiro para dar alguns retoques na sua aparência;depois rumou para a sessão.Chegando lá,colocou a mão direita sobre o pomo de Adão,como se estivesse sufocando,arregalou os olhos__que já eram grandes,esqueci de dizer__ e começou a regurgitar os dez biscoitos de maizena que enfiara na boca em sua passagem pelo toilete.

__MA...MAL...MALÁRIA!!!!__gemia ele,enquanto segurava um dos braços de Dinorá,que até então não o tinha visto,absorto que estava contando as manchas de mofo no teto do corredor.

__AHHHHHHHHHHHHH!!!!!__gritou o maluco,vendo aquele ser de olhos grandes,faces avermelhadas e que soltava um líquido amarelado pela boca__OS MICRÓBIOS!ABANDONAR O NAVIO!!!!!

Da mesma forma veloz como atacara içami,ele abriu o guarda chuva,subiu no pequeno muro que delimitava o corredor e pulou.

O guarda chuva,obviamente,não funcionou como um pára quedas,e Dinorá caiu pesado em cima das latas de lixo,dois andares abaixo.

Aproveitando a confusão,"ET" deixou o local furtivamente,ajudado por içami,que logo depois assumiu seu lugar de primeiro da fila,minutos antes do início da votação.

Depois de votar,ao passar pelo idoso acidentado,que era socorrido por bombeiros numa maca ao lado das latas de lixo,Içami ficou tranquilo:parecia que o lelé só havia fraturado uma das pernas na queda.Nada que um pouco de gesso e descanso não resolvesse.Carlos até seria-lhe grato pelo tio ficar de molho algum tempo.

A rapidez da chegada dos bombeiros,ele soube depois,deu-se por uma feliz coincidência:os soldados do fogo estavam salvando um gatinho preso numa árvore na rua do colégio.Olha Deus ajudando aí!

Quando chegou em casa,a esposa perguntou:

__Como foi a votação?

__Tranquila..__respondeu sem olhar para Mayara,pois seus olhos só enxergavam as revistas espalhadas em cima do sofá.

__Posso saber em quem o senhor votou?

__Anulei...__enquanto falava,recolocava as revistas na estante__Não tem ninguém que mereça meu voto.

Saiu da sala e foi tomar um banho.Estava suado por causa daquelas peripécias eleitorais.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 11/12/2016
Código do texto: T5850471
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.