A feira de livros,o decote e o coveiro
Não espero conseguir alguma distração neste restinho de sábado.Pelo meus planos,estaria no cinema agora.Não conto qual o filme nem o shopping por que isso não importa.
Constatar que não há mais ingressos para a película que você quer ver é frustante!Preciso criar o hábito de comprar meu lugar pela internet.A vida on line é sempre mais fácil.
Entro numa loja de departamentos e tento,sem êxito,adquirir a temporada que me falta da minha série preferida.
__Ainda não chegou,senhor.__informa a funcionária,depois de procurar no sistema.
Sem destino,caminho pelo shopping.Vejo,em cada loja por que passo,a apreensão no semblante dos vendedores.Como diriam os antigos,são tempos bicudos__ao acabar de escrever essa última frase,percebo que eu mesmo já não sou tão novo,mas vamos em frente!
Ao virar uma esquina__shopping tem esquina?Agora já foi.__Abro um sorriso,pois vislumbro uma feira de livros,estrategicamente posicionada no vão livre entre duas escadas rolantes.Além do preço mais em conta,sempre encontro bons livros nesses eventos.
__Boa noite!__uma funcionária da feira me cumprimenta na entrada.
__Boa noite!!__respondo eu,sem deixar de notar o decote generoso do vestido da ninfa.Preciso voltar a namorar logo...
Dou início à busca.Descarto os livros para adolescentes,de autoajuda,de teorias financeiras...Observo que vários autores são "Best-Seller do The New York Times".Simpatizo com um que narra a história de um cara que trabalha numa livraria misteriosa de clientes estranhos.No prefácio,promessas de uma emocionante aventura tecnológica,com pitadas de romance,amizade e amor aos livros.Vou levar.
__Quero um livro de capa bem bonita!__fala uma jovem que está ao meu lado para a colega,enquanto examina os exemplares.
__Só consigo ler os livros da escola e olhe lá!__responde a outra,enquanto observa,desinteressada,as brochuras.
Medito sobre as duas frases.Aparência não é tudo.Um bom livro nos diverte, emociona,educa...Desejo sinceramente que as moçoilas amadureçam.Elas terão tempo.
Continuo minha procura por,pelo menos,mais um livro de dez reais.Encontro a biografia do Paulo Coelho debaixo de um compêndio de culinária.Ao pegá-la nas mãos,sinto o peso das mais de quatrocentas páginas.Coloco a obra de volta no lugar.Biografia por biografia,prefiro e vou comprar a de Rubem Braga.Ele não ganhou tanto dinheiro quanto o "mago",porém,escrevia muito melhor.
__Mas é isso,Valter!Quase virei coveiro!
A frase,dita por um homem de trinta e poucos anos que está a poucos metros de mim,sentado com um amigo num banco,fora do cercado da feira,me faz acompanhar a conversa deles.Transcrevo o colóquio:
__É mesmo?__espanta-se Valter
__Só não peguei o emprego por causa da patroa!Ela me disse,na época,que não se importava que eu trabalhasse na limpeza do cemitério,mas não queria me ver mexendo nos cadáveres..
__Ela não deixa de ter razão,Paulo.
__Bobagem!Eu sempre tomava cuidado!Quer um exemplo?Lá havia muitos pés de manga,acerola,goiaba...Eu nunca,nos três anos que limpei os corredores do cemitério,comi alguma fruta do chão;só pegava as que estavam no pé.Não sou burro!__ao terminar de falar,o sábio leva o indicador direito a altura da região infra orbitária do olho direito e puxa a pele para baixo,num gesto que denota malandragem.O amigo sorri,concordando.
Não sou botânico nem agrônomo,mas acho que o estratagema do Paulo não é muito eficiente.Graças a Deus,o homem parece bem de saúde.
Retomo minha caçada ao segundo livro.Na única prateleira que ainda não examinei,o título de um livro,estampado em amarelo contra um fundo cinza e negro,me chama a atenção:"Os arquivos de Archer".
Decido comprar o livro na hora.Não sei se pelo fato do meu sobrenome estar na capa ou por gostar de livros policiais.Está feito!
Na hora de pagar,reencontro no caixa a moça da entrada.Ela continua com o mesmo decote mas,desta vez,está com o namorado ao lado.Procuro não reparar no decote.Que sejam felizes para sempre.
Olho para o visor do celular__Há vinte anos atrás seria o visor do relógio__Em aproximadamente quinze minutos as luzes se apagarão e o local,sem as pessoas,voltará a ser apenas concreto,vidro,plástico e metal.
Enquanto aguardo na fila minha vez de pagar o estacionamento,lembro que hoje tem UFC.
Ainda vou escrever sobre o que nos leva e gostar tanto de uma boa briga.