A PAQUEIRA

A PAQUEIRA

Esse Odilon Barreto é mesmo o cara!. Vejam só o que me contou ontem no bar do seu Lunga, Juca:

Depois de discutir muito com Juca sobre política, Odilon que defende Lula e Juca que quer matá-lo, saíram da seara política e entraram nos meandros de Deus- Dizia Odilon, Deus escreve certo com linhas tortas, sabe de tudo, nós não sabemos nada! Juca que é sempre de contra, retruca:-Não, acho que não. Por quê? Pergunta Odilon. – Porque Ele fez o mundo todo errado, se fosse fazer hoje, ia fazer diferente, aquele tempo Deus não sabia nada, era analfabeto e hoje já tem mais experiência. Odilon faz de aborrecido, mastiga mais uma golada da Arraiana e resmunga: - Vamos mudar de assunto. Juca dá mais uma baforada no cigarrão de palha, dá uma cuspida olímpica que quase esmaga meu pé, enxugo o mesmo na grama ali da área e fico a espera de mais filosofias, quando Odilon começa a contar o seguinte:

Na fazenda do Sr.Domingos Batista, tinha um vaqueiro por nome de Biscoito, pois bem, ele tinha uma cachorrinha pequena, porém muito boa para caçar paca. Dizia Biscoito que a cachorrinha era fissurada em paca. Contava com orgulho que se tivesse cozinhando uma paca ela ia para perto do fogão e acuava a panela. . Turrava papo, contava vantagem desta cachorrinha, mas sempre dizia: Ela só caça paca, outra caça nem Tum!, não dá ousadia, não se interessa, é de se admirar....

Pois bem, certo dia chegaram na fazenda três trabalhadores que vinham do sertão do Paranã.Trabalharam o dia todo, no cabo da foice e, no outro dia cedinho, como era domingo, deram uma vontade de caçar e pescar. Prepararam os apetrechos , porém lembraram-se que não haviam trazido seus cachorros. E agora sem cachorro não dá. Vá que a gente aviste um tatu, um veado ou um caititu, - É, sem cachorro não dá.- Seu Biscoito, o senhor empresta a cachorrinha pra nóis dá umas vorta no mato?- Biscoito botou a mão no queixo, acendeu o paieiro e resmungou-Emprestar eu empresto, mas para caçar o quê?- Paca, tatu, curtia, o que aparecer, responderam...Seu Biscoito botou as mãos nos quadris, tal qual um açucareiro antigo e compenetrado respondeu: Não adianta, ela só caça paca, outro bicho, um, um ...Nem liga. Os sertanejos julgando má vontade de Biscoito, propuseram: Entonce nóis faz uma aposta, se esta cachorra pegar só paca, nóis paga vinte minrréis, se pegá outro bicho , a cachorra é nossa, certo?- Apostado, pode levar a bichinha.

Os sertanejos fizeram uma farofa de bofe seco com farinha, jogaram dentro dum bornal feito da perna duma calça velha. Carregaram as lazarinas e saíram cedinho, antes do galo pescoço-pelado cantar, com a cachorrinha amarrada por uma embira de umburuçu. Seu Biscoito, que não era nem um pouco bobo, saiu atrás montado no seu jumento de nome Napoleão. Como o jumento era manhoso, lento e birrento, seu Bisca, atrasou-se e os sertanejos já iam longe. Daí a pouco escutou uns tiros lá pras bandas do rio Manso-Esses tiros são dos caçador, lavrou um chicote de miroró e fez Napoleão, marchar mais depressa, e quando chegou a beira do rio, viu uma cena que lhe entristeceu!!!- Os caçadores a pular de alegria porque a cachorra tinha entrado no rio, após os tiros e vinha nadando com um jaú muito grande, mesmo na direção do seu dono, que acabrunhado assistia a cena sem acreditar...

Os caçadores, gritavam, pulavam, davam risadas e diziam: Ganhamos um jaú e uma boa cachorra, e completavam- e o velho dizia que ela só pegava paca, ora paca coisa nenhuma, hahahah....

Seu Biscoito estava quase chorando, com pena de dar sua cachorra de estimação, mas pensava: aposta é aposta, sou homem, não volto minha palavra atrás, é assim mesmo, mas como foi que esse animal resolveu pegar jau, se nunca pegou nem lagartixa, meu Deus!!!- Isso só pro capeta...

Seu Biscoito, vamos aproveitar que tamo na beira do rio e vamos tratar o jau aqui mesmo, Né?- é, respondeu tão baixinho que a voz quase não saiu...Biscoito contra-feito pegou o facão corneta, começou a partir o bucho do jaú e deu uma risada tão grande que espantou os sertanejos. Há,há,há...vocês perderam, eu sabia, essa cachorra só caça paca!!!- Vejam o que estava dentro do jau. Ergueu os braços e mostrou uma bela paca que o jau tinha engolido naquela hora. Saiu com a cachorrinha nos braços, pulando de contente que até se esqueceu do jumento Napoleão, que deve ter urrado bastante juntamente com os sertanejos caçadores....

Laerte rocha.

Laerte Rocha
Enviado por Laerte Rocha em 06/04/2016
Código do texto: T5596357
Classificação de conteúdo: seguro