O QUE “TA COM TESENO”?

Era uma noite de sexta-feira. Um senhor de meia idade, sentado no balcão do bar, tomava uma garrafa de cerveja. Usava jeans, camisa social com as mangas arregaçadas e sapatênis. Provavelmente terminara cansado o último dia de uma dura semana de trabalho. Enquanto sorvia o líquido do copo, mantinha os olhos voltados para um quadro pendurado na parede do bar, onde encontrava-se emoldurado um pôster de jornal com os seguintes dizeres: “Atlético-MG campeão da Copa do Brasil - 2014”. O seu olhar distante sugeria uma reflexão, ou quem sabe uma lembrança.

Nesse momento, senta-se ao seu lado um rapaz aparentando ter umas duas décadas a menos de vivência. Trajado de maneira um pouco mais casual, o jovem cumprimenta o senhor, que retribui o gesto, e em seguida pede uma bebida. Vira-se então para seu companheiro e exclama: — Não sei o que “ta com teseno”! Estou tentando me manter sereno. Da vida eu já nada mais entendo. Só dúvidas é que vêm aparecendo.

Lentamente, o homem grisalho volta o olhar para o mais moço, observa-o calado por alguns segundos e finalmente começa a falar: — Tua indagação vem de tempos distantes e jamais fora respondida antes. Ela caminha por vários corações, provocando as mais diversas emoções.

Um homem sentado em uma mesa próxima da dupla, aparentemente já embriagado, diz ao fundo: — Meu amigo, tenha foco, força e fé. Seu problema deve ser é com “muié”...

Mas antes que esse homem pudesse concluir seu comentário, o senhor o interrompe e intervém: — Ora essa, pare de tagarelar! Tua visão é tão simplista e tão vulgar. Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, que teus sonhos motivados por filias. — E volta a conversar com o rapaz: — Avalie bem as sugestões que lhes dão por aí tais figurões. Mantenha sempre certo nível de criticidade e talvez se torne um pouco menos manipulado pela sociedade. Verdade é que ninguém sabe certamente como responder os segredos mais profundos da mente. Você deve trilhar a sua estrada, de preferência sem se atrelar a nada. Como diria aquele que do rock brasileiro foi um rei: “Faz o que tu queres, há de ser tudo da Lei”. E de tudo que você fizer ou não, talvez possa retirar uma lição. Não para te prender ao passado, mas para que veja suas pegadas pelo caminho andado. Apesar de que cada pegada, no fim, se reduzirá a nada. Portanto, tente não se preocupar tanto com o passado que um dia foi presente, com o presente que se tornará passado, com o futuro que é pura projeção... Beba sua cerveja antes que esquente, veja à sua frente aquele quadro: o Galo, que beleza, foi campeão!