Conversa (a)fiada

Surpreso com a notícia que acabara de receber do amigo,Roger perguntou:

__O Fred morreu?Tem certeza,Cássio?

__Eu fui no enterro,Roger...Uma tristeza só.

__Mas ele esbanjava vitalidade!__protestou,enquanto segurava firme na barra de alumínio que ia do teto ao chão do ônibus para não se desequilibar na curva.

__Aparentemente!__revelou Cássio,com uma expressão de detetive de filme barato__Soube pela viúva que ele andava já há algum tempo com um problema no intestino...Coisa muito séria,entende?

Roger entendeu o recado e mudou logo o assunto.

__E as músicas?Alguma composição nova?

Cássio deu um sorriso.

__Acabei de gravar um cd independente.Ficou bacana.

__Está divulgando?

__Lógico!Coloquei o conteúdo num site que vende o cd inteiro ou música por música...Paguei uma rádio comunitária para tocar minhas canções quatro vezes por dia durante a programação...

__Essa coisa da rádio saiu caro?

__Que nada!Por um mês de exposição paguei trezentas pratas.

__Micharia.__Roger passou a mão na coxa esquerda e fez uma expressão de dor.

__Está sentindo alguma coisa?__preocupou-se Cássio

__Nada...__amenizou,disfarçando o desconforto que sentia toda vez que forçava a perna esquerda__É que joguei uma pelada no fim de semana e acho que forcei demais...

__Ainda é aquela pelada nos fundos da igreja?Na Abolição?__enquanto falava,Cássio checava as horas no visor do seu smartfhone.

__É...Você chegou a jogar lá também,não?

__Sim;mas o jogo estava ficando muito escamado para o meu gosto;quero me divertir no fim de semana,não arrumar briga.

__Ora;você está exagera..

Antes que Roger fizesse sua ponderação,um burburinho na parte dianteira do ônibus chamou a atenção de todos.Os dois chegaram mais perto da janela e descobriram o motivo da agitação:uma morena apetitosa de uns vinte e poucos anos saía até a cintura pela janela lateral de um Honda civic parado ao lado do ônibus...nua!Depois de alguns segundos se contorcendo ao ritmo do funk que vinha do interior do veículo,que tinha insulfim nos vidros,a beldade recolheu-se.Os passageiros ainda comentavam a performance inesperada quando a jovem voltou a atacar.Desta vez,porém,era o seu traseiro exuberante que aparecia na janela.Entre risadas,Cássio disse:

__Essa aí está bêbada ou cheirada!

Roger,sem tirar os olhos daquela anatomia privilegiada,comentou:

__E são só quatro horas da tarde!imagine essa "criança" hoje à noite!

O sinal abriu e o honda branco,sob aplausos masculinos e protestos femininos,arrancou cantando pneus.Cássio,depois de conferir mais uma vez as horas,disparou:

__O show foi bom,mas esse problema das drogas está demais,não?

__Sim__Roger fez uma expressão séria__O filho de uma vizinha minha caiu nessa.Todo dia ele aparece lá na rua com um eletrodoméstico diferente para vender.Tudo da casa dele,lógico!Apelidaram o cara de "Ricardo Eletro"...Tenho pena da mãe,uma boa pessoa...

__E ainda querem liberar!__emendou Cássio__Um absurdo!Aliás,nunca entendi isso direito.Vão liberar para qualquer um vender ou só o governo vai poder comercializar os entorpecentes?

__Não sei...__Roger olhava para fora do coletivo ao responder

__Por que...__Cássio animou-se__...Se só o governo puder vender,vai continuar a mesma coisa;ou você acha que os traficantes vão aceitar ficar de fora?

__Concordo...É complicado.

__Se é!Esse mundo está uma loucura,Roger!Uma loucura!Por isso é que eu vou fazendo os meus cds sem me preocupar se estou ganhando dinheiro ou não...Sou um aposentado..O que vier agora é lucro.Quero é curtir os anos que me restam...Você já se aposentou?

__Faltam dois anos.

__É isso mesmo.__Cássio olhou para o teto do veículo como se estivesse procurando ali,e não no seu córtex cerebral,uma confirmação para a frase do amigo.__Você é um pouco mais novo do que eu..

__Cinco anos.

Um passageiro apertou a campainha para descer.Cássio levantou a cabeça e olhou para a rua;segundos depois,começou a despedir-se:

__É o meu ponto.__apertou a mão do amigo.Antes de desembarcar,ainda falou:

__Da próxima vez que um amigo nosso morrer,compareça ao enterro!A sua ausência no velório do Fred pegou mal!Nessas horas todo o apoio é bem vindo!Um abraço!

Roger não disse nada;apenas sorriu amarelo em resposta ao comentário deselegante.Fosse uns trinta anos mais novo,lembraria a Cássio de que não havia recebido a notícia do falecimento por que estava fora do Rio,em viagem de trabalho.Falaria também que o importante era ajudar os amigos em vida,coisa que ele fizera várias vezes com Fred.Para terminar,externaria sua certeza de que Cássio fora ao enterro mais para saber da causa da morte do que para confortar a família do defunto.Conhecia bem a curiosidade mórbida do músico amador.Bem amador,por sinal.

A maturidade o ensinara que,às vezes,falar é prata e calar é ouro.

Ficou acompanhando as imagens cinzentas que,velozes,teimavam em aparecer através das janelas de vidro e alumínio.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 07/09/2015
Código do texto: T5374046
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.