Os caramelos de Saka-Manin

Ja ouviu falar em historia assim? Pois era. Tava la no livro do segundo ano primario, As mais belas historias. Com os acentos, claro. E com os creditos, tambem. Se nao me engano, a autora-compiladora da obra era uma Lucia Monteiro Casassanta.

As estorias - melhor que historiazinhas? - eram bastante variadas nesse livro, e mais ainda nos que continuavam a serie, no terceiro e quarto anos, algumas reproduziam contos dos irmaos Grimm, de poetas e escritores nossos e estrangeiros, como Olavo Bilac, por exemplo, e ate o Machado de Assis, um Perrault, e sei la quem mais. Busca e acharas! Sera, ou seras?

As edicoes posteriores tiraram umas historietas e meteram outras, com base nas avaliacoes que se faziam nos conselhos educacionais, onde o politicamente correto começava a ganhar força. Nao saberia dizer se as publicacoes atuais teriam ou terao o conto da Moura Torta. Esse parece bem candidato a exclusao, pois era maldade demais da Moura - e com a Moura. Mourou? Eu nao. Leiamos, entao!

E o Saka Manin? Lembro-me pouquissimo da historia, mas era envolvente. Coisa de magia. Um magico, Saka Manin, viera fazer umas apresentacoes numa cidade enquanto se ausentara do hotel, um empregado la foi mexer nas cousas dele. Deu zebra. Mas que diabo de zebra eu nao me lembro. Afinal faz quase sessenta anos que li isso.

E se não leste, perdeste.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 21/08/2015
Código do texto: T5354153
Classificação de conteúdo: seguro