Gegê

Geraldo Gabriel, pelas iniciais, podia bem ser o Gegê, mas não parece que achava graça no velho Vargas. Seu mundo se expandia, não era só aquela alfaiataria.

Mas ela simbolizava bem pensamento daquele homem de ar misterioso, com seus quadros desenhados em crayon, mostrando fachadas de soberbos e austeros prédios em Dresden, Leipzig, Potsdam e alguma outra lúgubre cidade alemã.Bem que ele poderia ter sido convocado para lutar na segunda guerra, pois já entrara como rapaz naqueles anos quarenta. Alguns moços da terra chegaram a ser chamados, foram parar na Itália e, pelo esgar dos retornados, menos mau fim parecia ter sido aquele dos que em Pistóia ficaram enterrados.

Veja o Zé Casemiro, por exemplo, aquele mulato forte, viçoso, cheio de energia... Antes de chegar aos cinquenta, estava aquele farrapo, ensimesmado, com suas crises, botando fogo nas cobertas pra espantar alguma coisa que insistia em persegui-lo...

E o Nestor: esse ao menos se casara, enchera a casa de filhos, tinha sua mexida lá no sindicato, contudo o temperamento explosivo era o sinal de algo mais corrosivo, pronto a ir pelos ares. E ainda ficava fazendo farra em sua furreca, pra baixo e pra cima, de seca e meca...

Mas com Geraldo talvez tivesse sido diferente. Nele, diziam, havia uma apreciação por tudo quanto fosse germânico, eficiente, disciplinado, funcional. E mesmo com a tesoura à mão ao invés do fuzil, fazia defesa articulada do espírito germânico. Atiraria no Fuehrer?

Enquanto cortava, passava e chuleava, mas sobretudo saboreava o seu companheiro inseparável, que acabou por traí-lo, bem antes do fim. O tabaco, esse velhaco. Mas lhe há de ter dado prazer, como desdizer? E a fumaça, a gente prende, solta, acha graça, e acha que passa.

Impéria era o nome de sua alfaiataria. Mudava-se de um prédio mais antigo para um menos decadente, ou vice-versa - o que não chegava a ser muito diferente - mas sempre levava consigo aquela placa e os seus quadros em negro grafite pintados.

Elegante ele era e elegante foi até seu último instante. Suas caminhadas solitárias por altas horas da noite, portando seu terno riscado-de-giz, ou de alguma cor mais leve, como os vapores do sereno, os densos bigodes já embranquiçados, rimando com os cabelos anelados, a força de gomalina para trás penteados e a forma sempre galante de responder a um cumprimento, um papo circunstante.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/10/2014
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