Sanidades Relativas

Um dia apareceu neste espaço-tempo, o Sr Ceticismo e a senhora Pragmática e se encontraram pela primeira vez, sozinhos. Desconfiados, demoraram a entabular uma conversa. Queriam sempre provas de que eram sinceros um com o outro. Ele, tímido e firme e ela incisiva e cirúrgica em suas abordagens. Foi aí que, mais tarde, se juntou ao grupo o Sr Místico e a senhorita Crédula. Apesar das divergências motivadas por suas naturezas o quarteto até que se entendeu bem, embora o Sr Místico admitisse tudo como possibilidade, contando sempre com a anuência de sua parceira a Crédula, enquanto Ceticismo duvidava que o entrosamento constatado pela Pragmática pudesse ser promissor. Então, foi chegando sorrateiramente outra dupla que iria mudar para sempre aquela democrática convivência: o Sr Radical e Dona Fanática. Eles repetiam como num mantra as suas inabaláveis convicções de modo a transformar os outros em defensores tão calorosos de suas naturezas que transformaram as relações em uma Babel. A chegada de outras personalidades tentava amenizar os conflitos, porém, Radical, incendiado pela Fanática, tratava de perpetuar em atos irreversíveis as ideias de sua companheira. Hoje, seus descendentes espalham-se pelo mundo disseminando tais heranças genético-sociais de modo a perpetuarem-se numa louca e ocasionalmente sangrenta convivência sob a mesma atmosfera (do ponto de vista habitat) e em diversas (se falarmos em animosidades).