DO MATRIARCADO OU PATRI... MÔNIO

DO MATRIARCADO OU PATRI... MÔNIO

(texto extraído e adaptado do livro: MULHERES,

do escritor EDUARDO GALEANO, Página 11)

Em épocas remotas, as mulheres, mandavam e desmandavam; e eram obedecidas ao pé da letra ou da porrada.

Sentavam-se na proa das canoas e os homens na popa; e estes remavam. Elas saíam das aldeias e voltavam quando podiam ou queriam; sós ou acompanhadas de companhias femininas e/ou masculinas.

Os homens montavam as choças, preparavam a comida, mantinham acesas as fogueiras contra o frio, cuidavam dos filhos, curtiam as peles de abrigo; e tinham por obrigação satisfazerem as mulheres em detrimento de si mesmos. e se manterem fiéis por todo o sempre.

Assim era a vida entre os índios, até que um dia os homens mataram todas as mulheres e puseram as máscaras que as mulheres tinham inventado para aterrorizá-los.

Somente as meninas recém-nascidas se salvaram do extermínio. Enquanto elas cresciam, os homens lhes diziam e repetiam que servir aos homens era seu destino e dever absoluto. Elas acreditaram. Também acreditaram suas filhas e as filhas de suas filhas... e suas filhas... e suas filhas... e suas filhas... e suas filhas... e suas filhas...

e suas filhas... E VOCÊ HOJE?

Aleixenko e e EDUARDO GALEANO
Enviado por Aleixenko em 14/09/2012
Reeditado em 14/09/2012
Código do texto: T3881095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.