Existiu um pobre homem que louco,orava aos deuses noite e dia por perfeição.
Pensava residir na ausência de defeitos a verdadeira e duradoura felicidade.
Não dormia o coitado ajoelhado. Pedindo aos deuses que retirassem de seu espírito todos os defeitos que via em seus irmãos.
Sua esposa enquanto remendava os trapos do pobre dizia:Não existe ser humano que não tenha defeitos! Todos nós os temos!
E o homem:Os deuses hão de atender-me!Serei um dia ainda uma alma sem falhas.
Farei tudo para alcançar a perfeição,jejuarei,viverei em oração!
Os deuses me atenderão!
E os dias se passavam,o homem vez ou outra pecava,caía em alguma tentação.
E chicoteava então as próprias costas. Infringia ao corpo os mais terríveis castigos a título de purificação
Um dia enquanto dormia sentiu um clarão.
Pensou ser uma tempestade ainda distante,mas a olhar mais atento percebeu tratar-se de uma visão.
Então de repente aproximou-se de sua cabeça uma fina fumaça que foi aos poucos tomando forma de um enorme olho e foi quando então ouviu a voz:
Passaste quase uma vida inteira a martirizar teu corpo em busca da perfeição!Pois bem!Volta a dormir e quando acordares serás o que sempre perseguistes,perfeito,sem defeitos!
Assim fez o homem que rapidamente fechou os olhos e meteu-se debaixo do pano rasgado a que chamava cobertor.
Quando amanheceu levantou-se e sentado no colchão de capim pensava se havia sonhado.
Foi quando lembrou-se do clarão e feliz ficou por haver finalmente alcançado a ausência de pecado.
Mas quando saiu da paupérrima choupana percebeu assustada a sua esposa que colhia alguns tomates para a refeição ,que apesar do sol forte e claro , não via a sombra do seu querido marido no chão
Correu ao homem e disse:Não reparaste ?Não há sombra sua no chão,e veja o sol que clarão!O homem então moveu-se em várias posições tentando ver no chão refletida sua imagem. e desesperado tentava atinar no que havia sucedido desde então.
Foi quando ouviu novamente a voz e viu no céu o enorme olho que vira à noite no momento do clarão.
A voz lhe disse então:
Porque estás assim tão assustado?Não era esta sua intenção?
E disse o homem à voz:
Sim,mas não vejo refletida minha imagem apesar do forte sol ,não vejo minha sombra no chão!
E o olho aproximou-se até quase tocar o homem e disse-lhe a voz então:
Um homem perfeito,sem pecados não possui sombra !
...E foi assim que vagou ainda por muito tempo sobre a terra aquilo que não era mais um homem ,e sim a triste sobra do que fora outrora...
...Não existem homens sem sombra...só espectros!
Ninguém é inocente!
Tudo e todos temos dois lados...