A ideia

A IDÉIA

03:12

Nossa, já é isso tudo... Acho que vou levantar para fazer um café... Para que fui ter a droga da idéia. Saco.

03:26

Ah não. Outra vez esse filme... Off Preciso consertar essa cafeteira. Será que vai dar certo? Tomara que isso dê em alguma coisa. Quem sabe o Guiness? Quem é que tinha esse troço mesmo? Acho que era o tio Paulo... Eu me lembro de um cara que comeu sessenta e dois amendoins em um minuto – mais de um por segundo! Ou quase isso... Acho que era isso...

O dia seguinte

A atendente não tinha um ar muito simpático.

- Bom dia!

- Bom dia.

- Como é que eu faço para pegar livro?

- Você tem ficha?

- Não. Precisa de quê para fazer uma?

- RG, CPF e comprovante de residência.

...

(CPF para pegar livro?)

- Aguarde um minuto.

...

(Bem mais de um minuto...)

- Pronto. Qual livro você quer?

- Todos.

- Como assim todos?

- Todos os que você tiver aí, claro!

03:55

Acho que cochilei... Cadê o celular?

...

Eu me lembro de um filme que tinha uma história muito louca. Sempre que o relógio mostrava três da manhã começava a acontecer algo macabro. Três da manhã era a hora do demônio... Por quê? Sei lá.

Ainda o dia seguinte

- Mas, é contra as regras!

- Que regras?

- Você... Aguarde um minuto.

(Muito mais de um minuto...)

- É alguma brincadeira?

- Seria se eu te pedisse um vidro de xarope.

04:34

É. Eu sei. Vai parecer um tanto estranho. Ah! Mas é uma idéia e tanto! Duvido que alguém já tenha pensado nisso. Será que o Jô vai querer me entrevistar? On

...

Australiana adota uma lhama... Morto consegue uma vaga no parlamento búlgaro...

Off

...

Não adianta. Não consigo mais parar de pensar nisso. Vai amanhecer logo... Como eu vou começar? Tem de ter um critério. Qual? Por ano? Por gênero? Por autor? Por país?

On.

Sua consulta localizou aproximadamente 62.200.00 resultados para livros.

...

Off

Qualquer dia... Antes ou depois...

Screen Test: Salvador Dali by Andy Warhol (1966)

05:33

Como demora para amanhecer no inverno.

On

Rambo?!?!

...

Cadê o controle?

...

Aleluia! Aleluia!...

Off

...

Acabou o café... Já sei! Seguindo uma linha cronológica... Mas, será que revistas e jornais contam? Quando editaram a primeira revista? E o primeiro jornal?

...

Deixa disso... Vai complicar demais. Só vai valer livro... Como eu vou descobrir o que publicaram na Polônia? E em Lietchenstein?

On

Sua consulta localizou aproximadamente 48 resultados para livros em Lietchenstein.

...

Tem um artista chamado Roy Lietchenstein... Parece que é desenhista... Não escreveu nada...

Off

...

A padaria abriu. Que neblinão...

Um pouco depois

Já sei! Agora eu tenho certeza! VOU LER TUDO QUE EXISTE! E qual vai ser a regra? NENHUMA! O critério é não ter critério. Entrar em sebo, biblioteca, livraria... e pedir tudo... Compro um caderno e vou anotando. Anoto os nomes da obra e do autor... Anoto onde e quando eu consegui o livro... Assim não vai dar confusão. Começo hoje sem falta.

06:49

Eu tenho de conseguir os endereços de todos os sebos, livrarias e bibliotecas da cidade... Entro lá e peço TUDO! Como eu vou fazer com o que eu não achar por aqui?

07:13

Vou descansar um pouco... Depois do almoço, eu penso melhor em tudo... Acho que vou lá na padaria tomar outro café... Saco... Que frio...

Off