A HISTÓRIA DE PINCUS, de Will Eisner - na série: Eu Reconta!

"A história de Pincus" está em "PESSOAS INVISÍVEIS", de Will Eisner

***

Pincus resolveu que a melhor forma de sobreviver seria passar desapercebido, sem ser notado construiu sua vida para ser sozinho. Adulto, se estabeleceu num apartamento pequeno e nunca recebeu visitas. Trabalhava na lavanderia do bairro e era, de longe, o melhor passador de roupas. Até o dia em que morreu Pincus, teve uma vida monótona. E assim foi.

Sua morte foi publicada por engano no jornal e mesmo ligando para confirmar que estava vivo não obteve sucesso pois a datilógrafa do matutino nunca tinha cometido um erro. Naquele dia, Pincus saiu para o parque para respirar um pouco o ar fresco mas a notícia de sua morte convenceu a todos.

O dono do apartamento resolveu trocar a fechadura e alugar mais caro o apartamento do infeliz que tinha morrido. Quando Pincus retornou, teve que passar o fim de semana no parque, junto com os vagabundos da cidade. Na segunda feira procurou o patrão que ainda não tinha chegado para o expediente, para sua surpresa já tinha sido substituído. O novo passador de roupas ligou para o sindicato com muitas suspeitas.

A conclusão que todos chegaram foi que o sindicato rival estava precisando de uma lição, pois não era legal mandar um concorrente fingindo ser o antigo passador que havia morrido. Por isso, pegaram Pincus e o levaram, de carro, para a cidade vizinha. Dariam uma lição nele e nos concorrentes.

Numa curva, assustado, Pincus saltou do carro em movimento e caiu de um precipício nas pedras banhadas pelo mar. Á noite, a maré deixou o chapéu de Pincus na encosta, eles nunca tinha se separado dele.

Antônio B.

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 01/03/2012
Reeditado em 01/03/2016
Código do texto: T3529483
Classificação de conteúdo: seguro