A Casa das Rosas

Sentada à mesa do Café daquela ala do casarão, ao lado de uma enorme janela, à luz de um sol morno de fim de tarde, viajei no tempo... A casa me levou ao passado. Vi senhores distintos de chapéu e damas de vestidos de ombreiras transitando elegantemente pela rua. Vi as mansões e os Fords e Chevrolets dos barões do café, naquela avenida tão Paulista. Cheguei a ver dona da casa movimentando-se por entre os cômodos espaçosos, de vidraças tão grandes, as cortinas claras esvoaçando, delicadas, com a brisa da hora. De dentro da casa, um cheiro de café, do jardim, um perfume de rosas. Me levanto e circulo pela imensa sala. Senti cheiros, toquei móveis, quadros, retratos, ouvi vozes... Em outro momento, como num sonho, em outro lugar da mansão, presenciei recitais, saraus, ouvi música... E andei, deslumbrada, por entre artistas, poetas, escritores e pessoas de falar baixo. Eu estava lá, não sei como, mas de algum modo insólito eu estava lá, no meu silêncio e na minha invisibilidade de fantasma, um fantasma do futuro.

Ah, como é fácil viajar no tempo... Tudo o que se tem a fazer é estar ali, naquele casarão do passado imponentemente encrustado no presente, sentar-se ao lado de uma janela, pedir um café e olhar as rosas.

******

São Paulo completa hoje 458 anos. Este texto é minha homenagem à cidade, que não é só cinza, garoa, capitalismo e violência. É cor, sol, humanidade, solidariedade, cultura disponível. Nasci aqui, vivo aqui, continuo aqui, e neste momento, escrevo aqui. Poderia tê-la deixado, quase o fiz. Mas percebi que uma cidade assim merece a compreensão de seus filhos, que devo muito a ela, e que, se milhares vêm, eu não poderia ir. Parabéns, São Paulo .

**********

A Casa das Rosas é um Centro Cultural localizado na Avenida Paulista 37, e um dos seus últimos casarões. É também o primeiro espaço público do país destinado à poesia, sendo batizado como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta paulistano, falecido em 2003.

Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, em 1928, a casa mistura métodos construtivos de diferentes épocas, o chamado “estilo eclético”, com influência também da Art Déco. Construída numa área de 5.500 metros quadrados, a casa possui 30 cômodos no estilo arquitetônico francês, claramente divididos em área social, íntima e de serviço. A Casa das Rosas foi declarada patrimônio público pelo Condenphaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), sendo tombada em 1985.

Francisco de Paula Ramos de Azevedo (São Paulo, SP- 1851-1929) foi o mais importante arquiteto do período áureo da economia cafeeira em São Paulo. A Casa das Rosas foi projetada e construída por seu escritório entre 1928 e 1935 para sua filha Lúcia Ramos de Azevedo, que residiu na casa com o marido.

http://www.casadasrosas-sp.org.br/

Bete Allan
Enviado por Bete Allan em 25/01/2012
Reeditado em 21/09/2015
Código do texto: T3461833
Classificação de conteúdo: seguro