Tudo em 60 Segundos:

Já faz muitos anos que não vejo Alfredo. Se tinha um cara que era fanático por filmes de ação e que envolvia carros, era ele.

Certa vez me convidou pra assistir o filme 60 Segundos que estava em cartaz num cinema perto de casa. No filme, o personagem vivido por Nicolas Cage era um lendário ladrão de carros que fez sua fama na Califórnia e enganou por muitos anos a polícia local com todo tipo de truques. Aposentou-se e vivia tranquilamente em seus afazeres quando foi obrigado a voltar á ativa para salvar o irmão, que tinha sido ameaçado por um traficante, roubando 50 carros em uma noite.

E o Alfredo saiu do cinema me contando dos momentos do filme e principalmente descrevendo todas as técnicas de roubo de carros. Isso me preocupou.

No dia seguinte, encontrei-o trabalhando na concessionária. Ele deixava todos impressionados com seu conhecimento sobre carros. Era capaz de descrever desde a marca do carro até as suas características passando por quantos cavalos de potência tinha o motor de cada veículo.

Pra mim foi difícil imaginar que Alfredo se tornaria ladrão de carros, mas é pura verdade.

Os jornais falavam muito sobre o misterioso ladrão de carros que era o terror dos proprietários de veículos e ainda executava o roubo em apenas 60 segundos.

Logo pensei que seria o meu amigo esse ladrão. E resolvi visitá-lo.

Ao entrar em sua casa, notei que guardava diversas fitas adesivas e no quarto dele havia um caderno com todos os carros que tinha conseguido roubar de diversas partes da cidade bem como da concessionária e cada um deles tinha um nome de mulher ao lado. Lembro que tinha desde Juliana (Chevrolet Prisma), Carla (Fiat Bravo) e Ana Paula (Ford Ecosport 2003) até Keiko (Mitsubishi Eclipse), Megumi (Toyota Corolla) e Marie (Renault Sandero).

Fui com ele até o enorme pátio ao lado da casa e me apavorei com que vi. Havia carros de todos os tipos e de diversas marcas, incluindo raridades como uma Porsche 550 Spyder, a mesma em que o ator James Dean se estatelou num poste e morreu em 1955.

Ele abriu um enorme sorriso.

- Gostou da Charlotte, não é? Esse foi um dos 51 carros que roubei e é o mais bonito deles.

- Como fez isso?

- Simples. Aprendi todas as técnicas do Nicolas Cage no filme e as usei. Confesso que também usei as chaves da concessionária para levar alguns carros até aqui. Foi tão legal, cara!!!!

- Tu é louco, Alfredo!!! A polícia vai te pegar um dia!!!

- Mas é isso que quero mesmo. Ser famoso é tudo nos dias de hoje, amigo.

- E alguém viu você fazendo isso?

- Na verdade, só dou apenas umas voltas com o carro e depois trago de volta á concessionária como se nada tivesse acontecido.

Muito engenhoso, sem dúvida. E nada divertido.

Fiquei sabendo que ele havia sido preso por roubar o carro do prefeito e acabou sendo demitido por justa causa.

Ainda não consegui entender porque Alfredo fazia esse tipo de coisa. Achei até que era um psicopata como tantos outros que fazem maldades por aí.

Mas eu estava errado. Ele queria somente a fama pra escapar da vida monótona que estava levando e pensou que imitando o Nicolas Cage naquele filme poderia alcançar esse objetivo.

Desde aquele dia prometi que nunca mais iria ao cinema porque me lembraria sempre do Alfredo.

Espero que meu amigo não apronte de novo. E nada mais de filmes.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 29/07/2011
Código do texto: T3127389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.