Poron - GOL

Era um tempo muito antigo onde ainda não existiam os nossos modernos supermercados; existiam sim os empórios e mercearia. Tudo aconteceu no início do século 17, quando o Brasil ainda era colônia portuguesa, e já se formava o comércio para atender a classe mais endinheirada da época, inclusive os "amigos" da Coroa e os ilustres turistas.

Mas, naquela época, assim como hoje, a meninada brincava à solta pelas ruas, inclusive nos dias de maior movimento aos finais de semana, depois da missa celebrada pelos religiosos da classes dos jesuítas.

Podem acreditar; naquela época a palavra futebol não existia em nenhum vocabulário do mundo, mas um famoso escritor da época que conservou-se anônima deixou escrito o seguinte texto, cuidadosamente guardado até hoje por um jovem inglês que visitam o Brasil (uma amigo da Coroa): Haviam espécies de redes feitas de tecido e de forma quadriculada que separavam as barracas do vendedores de rua.

Existiam muitos vendedores de purungas, espécies de frutos ocos de um vegetal conhecido até hoje, que serviam, como cantis para guardar líquidos e água, hoje em dia muito usados para artesanato.

A rua estava lotada e as crianças brincavam correndo do um lado para outro; uma grande purunga com o pescoço bem arredondado caiu da banca quando umm barraqueiro atendia um "cliente"; um menino chutou com o "pé" com tamanha força que a bola (porongo) bateu numa daquelas redes que separavam as barracas.

Gostaram da brincadeira! Tentaram de novo mas com vários meninos correndoatrás da bola (porongo). Um menino ficava em frente da rede para evitar que a bola batesse na mesma (hoje o goleiro).

Quando a bola batia na rede, não se sabe como inventaram, o grito era "porongol" !!! Daí veio a palavra resumida "gol" .

Foi um texto verdadeiro e profético, falando dos dias de hoje.

O inglês apenas inventou a bola no pé (football). O futebol nasceu na época do império; aqui no Brasil, no nordeste baiano. Ponrongol !!!

lukinhaxs
Enviado por lukinhaxs em 26/06/2011
Código do texto: T3057867