'' O LIVRO ''


  " " ... No meio de tantos, dezenas, centenas,milhares de livros, um, apenas um lhe interessava, e justamente neste estava escrito seu passado e  seu presente , o futuro ele ia construindo dia a dia, ela apenas o seguia e no livro escrevia  " " ----------



                Clesio sempre gostou de ler. 
                Lia tudo, romance, ficção cientifica, biografias, o que caisse em suas mãos lia. 
                Adorava ir a biblioteca, retirava livros, lia, lia e quando descobriu no shopping uma grande e nova livraria começou a ir por la' pelo menos duas vezes por semana, era enorme, grande, espaçosa, e melhor de tudo, tinha uma lanchonete/cafe' por la', e as prateleiras davam guarita, apanhava um livro que gostava, sentava no chão, ficava folheando, lendo partes e se gostava comprava , e descobriu que poderia trazer os livros que ja' tivesse lidos e obter descontos na compra de novos...fazia isto agora, era um verdadeiro '' rato de livraria, de biblioteca ''.
                 Uma das vezes que estava na livraria viu no meio de outros livros, no fundo da prateleira um livro grosso, capa grossa, vermelha e o titulo era '' Voce e Eu "" e a escritora era Vera Yara, era uma primeira edição, datada de Outubro de 2010
                  Ele leu, não prestou atenção na data e continuou folheando e logo na primeira pagina viu um nome igual ao seu..Clesio, e a escritora narrava com um conhecimento de causa imensa e identica 'a vida dele, ficou pasmo, sentou no chão e seguiu lendo, lendo, e vendo sua vida toda ali no livro, foi ao meio, contava ali coisas que so' ele conhecia, seus desejos mais secretos, seus sonhos, a mulher de seus sonhos como seria, foi ao final e a ultima pagina terminava contando que ele estaria lendo ali na livraria naquele momento...
                   Voltou 'a capa, leu o titulo de novo e o nome da escritora, nao conhecia nenhuma Vera Yara e viu a data...Outubro de 2010?
                    Como poderia? algo estava errado e ouviu quando o som da livraria anunciavam que iriam fechar..eram 10:00 hs da noite, olhou o preço na etiqueta...$ 300,00, não tinha tanto dinheiro, e enfiou o livro no fundo da prateleira, colocou outros na frente, saiu.
                     Não conseguiu conciliar o sono naquela noite e nem nas seguintes....ardia de curiosidade, parecia sonho, mas ele sabia que não era,...dois dias depois apanhou o pouco dinheiro que tinha..$ 50,00, alguns livros novos que nem tinha lido ainda e foi 'a livraria....direto para a prateleira, tirou os livros da frente e viu o livro vermelho no fundo...apanhou-o.
                       Foi ao caixa, apresentou os livros usados e a caixa lhe disse que a oferta não valia hoje, so' no sabado teriam de novo a promoção, e ela lhe dizendo o preco do livro vermelho...$ 500,00...quinhentos? como? dois dias atras era $ 300,00...como agora $ 500,00? e a caixa lhe mostrando a etiqueta e ele vendo a verdade, deixou seus livro por ali e dizendo que iria colocar o livro vermelho na prateleira foi para la`, sentou no chão e foi direto na ultima pagina....estava acrescida dos ultimos dois dias de sua vida, todinha ali, suas noites mal dormidas, seus suores noturnos.
                        Não aguentou, arrancou a pagina onde continha os dados da editora, guardou no bolso, colocou de novo no fundo e saiu, apanhou seus livros, foi para casa...não dormia, não comia, ficou como louco...sonhava com o livro, com a data , com a escritora Vera Yara...um pesadelo!!!
                        Na manhã seguinte ligou no numero que havia na pagina que tinha arrancado do livro, tocou, tocou, ninguem atendeu...de nada adiantou ligar todo dia dia, toda hora, ninguem atendia....e não havia endereço da editora e nem era conhecida...
                        Clesio sabia de uma certeza,  que estava em outubro de 2009, erro deveria estar havendo naquela data impressa no livro...Outubro de 2010, e toda tarde de todo dia ele ia 'a livraria e la' ele via seu dia anterior impresso, e hoje ele lia que ela, a escritora Vera Yara iria entrar na sua vida em seis meses, eles se encontrariam por acaso no meio da multidão, ele não a reconheceria, ela sim saberia quem ele era e que ela iria lhe dizendo atraves do livro como ela era....ele leu, ficou louco de ansiedade.....estava pirando porque toda vez que tentava comprar o livro o mesmo subia de preço...loucura!!, parou de tentar comprar o livro, leu que se ele comprasse, o livro teria um fim , assim que ele pagasse o livro não mais seria escrito.

                         E seis meses se passaram. Abril 2010. 
                         Um dia começou a trabalhar na firma uma nova secretaria.
                         Ele foi apresentado 'a ela, ele era do cadastro, ela seria secretaria da gerencia.
                         Chamava-se Primma, era italiana, tinha vindo ao Brasil com dois anos. Clesio pouca importancia deu a nova secretaria, sua fixação era outra...Vera Yara.
                         E ele ao ler o livro descobriu que em Outubro de 2010 conheceria Vera Yara e por ela se apaixonaria, e hoje estava lendo tudo sobre Vera Yara e saberia...ela seria a mulher dos seus sonhos mas o livro não dava detalhes de como ela era, nem rosto e muito menos corpo...
                         Primma e Clesio por motivos de trabalho e horario acabaram ficando amigos, ela era culta, gostava de cinema, teatro e principalmente ler, adorava ler e trocavam livros, discutiam tudo sobre artes e um dia Primma convidou Clesio para ir no final do expediente a uma feira de livros.
                         Foram. Circulavam por la' no meio da multidao, livros, livros por todo lado e Clesio se separou de Prima, se comunicariam pelo celular para se localizarem e Clesio na esperança de encontrar por ali a escritora Vera Yara e seu livro...sabia de cor e salteado a data do lançamento...Outubro de 2010...e hoje era 25 de outubro de 2010...procurava que nem louco e nada de achar um estande, uma mesa, com o nome da escritora e do livro ''Voce e Eu"", procurou a feira toda e quando se encontrou com Primma perguntou-lhe se ela conhecia...ela não conhecia!!!
                         Ele ainda foi ate' o balcão de atendimentos, niguem conhecia por la' tambem.Foram embora.
                         Clesio não dormiu direito e logo pela manhã e assim que o shopping abriu foi ate' a grande livraria, pegou o livro vermelho e foi direto na ultima pagina e la' estava...'' eu o vi ontem na feira do livro, ele estava lindo, do jeito que eu gosto, me procurava, não me achou, estava acompanhado de uma linda mulher, se separaram por um bom tempo e depois não me encontrando foi embora...que pena!!...espero que ele volte outro dia, antes da feira terminar e....'', ele lendo não acreditava...ela o tinha visto, quem seria ela?..guardou o livro e saiu.
                          Na saida do fim do expediente foi direto para a feira do livro e nada...e assim foi no outro dia , e no outro...nada.
                          Domingo, 31 de outubro de 2010....a feira iria se encerrar neste dia, abriria `as 10 da manhã e Clesio foi o primeiro a entrar..e viu um cartaz onde estava escrito:- 
                          `` Hoje lançamentos de novos escritores...setor H, estandes de 101 a 110...primeiras edicões ..'' e Clesio foi para la' direto e procurava febrilmente e no ultimo estande viu pilhas de livros de capas vermelhas, um aglomerado de pessoas, uma fila para que ela a autora autografasse e ela estava de cabeça baixa assinando livros e mais livros e quando ergueu a cabeça Clesio viu o mais lindo rosto que jamais tinha visto...cabelos negros, olhos cintilantes, boca rubra, dentes brancos e um sorriso lindo ...que mais lindo ficou ainda ao ve-lo....
                            Ela pediu licença ,largou o estande por um momento e foi mais para o fundo, houve um protesto das pessoas, ela pediu desculpas, foi beber agua e Clesio perto chegou, suas mãos tomou, beijou....um pacto foi selado...  
                            
                            Eternamente.
                           
                             Muito tempo depois que estavam casados Clesio levou-a ate' a livraria no shopping, foi ate' a prateleira na procura do livro de capa vermelha, não encontrou...ela apenas sorriu.
                             Quando foram se deitar, tarde da noite, ela lhe entregou o livro que ele tanto procurou, e ele foi direto na ultima pagina...estava ali escrito tudo ate' aquele momento, e era a ultima pagina....FIM ...
                               Ela lhe entregou outro com paginas em branco...
                               A partir de amanhã a noite Clesio, dizia ela, va' lendo o numero 2, a continuação, a sequencia do primeiro...ele apenas sorriu.
                               Sabia que assim seria.


                                             

                                                      
                                                  ******************************







WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 26/10/2010
Código do texto: T2579410