'' A  ENCRUZA ''

             Todo mundo vivia dizendo para Valdemar...Val, nao se aborreca, levanta a cabeca, a vida comeca aos 40

                 E Val, o Valdemar de Almeida, ficava pensando:- comeca o que ...a acabar?, pois era assim que ele agora aos 40 se sentia...acabado, enterrado

                Enterrado em dividas, de todo jeito, perdendo tudo que tinha '' juntado'' com tanto cuidado, tambem!!! pudera!!! tinha perdido a cabeca pela vadia da Joana Gata Mansa, dancarina, e biscate,  la' da casa da Zelia...na zona, casa rica, cara, lugar de gente endinheirada, gastadeiras...homens!!!

                E Marcelina Mineira, tambem dancarina e puta, tem uma grande diferenca entre ser puta e ser biscate, e Marcelina Mineira conversando com ele e dizendo de um pai de santo dos '' baos'' mesmo...de efeito!!

                Ele topou, ela levou...levou na casa do Pai Gerum, ...la' Val tomou passe, fez descarrego, tomou banho de sete ervas, fez jejum,  e Pai Gerum dizendo que tinham que ir na encruza fazer descarrego..e seriam so' ele, Pai Gerum e Val, sozinhos la' na encruza fazendo o descarrego para o seo Abre Caminhos das Sete Porteiras, exu dos manso, dos bao..e foi dando a lista do que comprar....galo, comidas, bebidas, velas, incensos, po's de todo tipo...e seria numa sexta 'a meia noite...chovesse ou fizesse lua cheia, teria que ser feito

                Tudo foi preparado, o que tinha que ser cozido, cozido foi, o que tinha que ser assado, assado foi e na sexta marcada, Val dirigindo e Pai Gerum do lado...a oferenda no banco de tras e no porta malas..e no local combinado foi descarregado....uma encruza em um local ermo....mas aberto, ventava forte..e ja' era quase meia noite...na toalha vermelha estendida foi colocada a comida, a bebida...vinhos, conhaques, whiskey do bao, velas acesas com muita dificuldade devido ao vento..mas foram acesas...eram pretas, vermelhas da linha dos exus...e Pai Gerum ali chamando e ao lado Val, com medo, cagando nas carcas, mas firme!!!

                 E Pai Gerum cantando...chamando, Val so' escutando....e de repente uma voz cavernosa, grave dizendo:-

                 TAO ME CHAMANDO?

                  Val deu um pulo tao alto, caiu de brucos e ficou deitado, sem fala ,de medo e do susto...Pai Gerum, gordo, pesadao , nao consegui se levantar nao...foi rolando mesmo por cima de tudo...a surpresa foi tao grande que ele nem pensava, so' rolava, rolava e por cima de tudo passou, tudo derrubou e fogo na roupa dele pegou...Val se levantou, correu, no carro entrou, viu e voltou, o fogo da roupa do Pai Gerum apagou e empurrou dentro do carro...deu partida, sumiu!!!

                  E Ze' Pequeno, o que tinha falado grosso e vestido com uma capa preta, vermelha por dentro, mais Tonho da Dinha, Ditao Carbureto e o Dito Zoio foram se achegando, tudo levantando, arrumando...Ze' Pequeno ja' distrinchando o galo, se servindo de vinho tinto e a turma se refestelando no banquete..comendo tudo, bebendo tudo, e quando estavam '' cheios'', o que sobrou da comida enrolado na toalha vermelha foi, as bebidas cada um pegou o que pode, colocou em baixo dos bracos, e tudo foi carregado....e a turma sumiu na escuridao

                  Seo Abre Caminho das Sete Porteiras, de longe tudo tinha assistido...ficou la' sentado na pedra grande so' olhando, urubuservando e viu quando a turma comeu e bebeu...foi la' onde estava o despacho, o banquete que era para ele e seus convidados...nada restava, so' copos e tacas quebradas...foi andando na mesma direcao da turma de esfomeados...e seguindo ouvia as risadas, os deboches....

                   De manha Ze' Pequeno acordou com uma bruta caganeira e tambem  Tonho da Dinha, Ditao Carbureto e Dito Zoio...se cagavam sem parar...era aquela cachoeira...chuaaaaa..chuaaaa. mas um nao sabia do outro e so' ficaram sabendo quando deram entrada no posto de saude, la' na vila, quase morto com desidratacao no grau maior...os medicos achavam que nem soro nem nada os salvaria...se salvaram, nunca mais comeram despachos da encruza...cruz credo!!!

                    E Val cada vez mais na pior, amarrou a corda na trava do telhado la' no fundo do quintal , subiu na cadeira, deu um pulo e viu quando um homem todo de vermelho a corda cortou...caiu no chao, nao morreu...o homem veio vindo e Val viu e reconheceu....o homem tirou o chapeu e com ele fez uma mesura , como dizendo:- um criado 'as suas ordens...Val de olho arregalado, antes que o homem sumisse em uma nuvem de fumaca vermelha, viu...viu na cabeca do homem dois chifres pontudos...desmaiou!!!

                      E quando acordou, nem pensou...correu!!!

                      E para Val tudo melhorou, voltou ao que era antes, mas ele parou de ir na casa da Zelia, na zona,..deu presente para Marcelina Mineira, gente boa, gente fina..beleza de mulher, ficou feliz com os brincos de argolas, pulseiras, badulaques baratos e a roupa vermelha que agora usava e nao tirava..parecia uma ...uma...pomba gira???



                                                   


                       E Pai Gerum depois desta nunca mais foi so' ele e o cliente fazer despachos nas encruzas...levava agora sempre uma multidao...quem tem cu' tem medo!!

                       Ele tinha, cu' e medo...cu' um so' ...medo??

                       De montao!!!


"As vezes temos forca, temos poder, que nos foi dado de graca...e geralmente quem tem forca e poder recebidos de ''graca'' ...cobra e cobra muito para usa-los..seja de que maneira for...para o bem, ou para o mal...cobra!!! e pior...tem quem paga!!! porisso e' que cobram!!! sabem que sempre alguem pagara'.....faz parte da vida???

Certamente que sim!!!...existe!!!

                 ************************************

foto e desenho...fonte:- Claudia Baibich
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 17/08/2010
Reeditado em 17/08/2010
Código do texto: T2444333