Mudança Legal - O Primeiro Encontro

Nesta caminhada foi exatamente o que estava procurando sei lá Deus por quanto tempo. Mas finalmente encontrei; fiz o primeiro contato. Ainda não possuía compreensão suficiente para identificar as mudanças no olhar. Dizem que os olhos são as janelas da alma; pode ser verdade e certo é que ainda não consegui perceber nada através dessas janelas.

A luz veio direta e muito forte atravessando-me, fazendo com que alguma coisa de verdadeiramente sério acontecesse comigo. Não querendo admitir fiz tudo que estava a meu alcance para desviar a atenção, mas fora inútil e rendi-me a majestade.

Até aquele exato momento tudo era muito confuso, pois julgava saber algo e aí é que tudo veio num só assomo, porque todos as minhas conquistas não passavam de pequeninas aquisições, algo de momento.

Vivia como dentro de um baú, mas com fundo falso, onde nem eu mesmo me encontrava e com isso ficava completamente atordoado não sabia nunca que direção tomar e perguntava-me centena de vezes da possibilidade de existir alguém que de alguma forma já conseguisse o equilíbrio suficiente, capaz de passar por todos os embates que a vida lhe pudesse impingir.

Fiz uma enorme relação de amigos e cheguei a brilhante conclusão da nossa pequenez diante de tudo, mas também não tomei como se não houvesse remédio.

Aquele olhar atravessou-me de forma tal que num momento de fraqueza lembrei-me de alguns homens e mulheres que em alguma época deram testemunho de muito amor, renunciando todas vantagens do mundo em favor do próximo.

Até hoje não sabemos explicar muita coisa, pois estamos de tal sorte envolvidos no convencionalismo da vida que somos incapazes de se quer meditar sobre tudo.

Confuso dentro do seu egoísmo atroz, o homem convencional não percebe a sua própria prisão em tudo que faz e no que deixa de fazer. Admitir isso fica difícil porque o chamado bom senso, o que não é apenas define como anormalidade ou sei lá o que dizemos ou chamamos. O fato é que o bom senso manda agirmos com humanidade o que ainda nos é muito difícil.

Ah! ... Orgulho, vaidade e egoísmo, espalhados por toda parte, escondidos de jeito o que se faz necessário muita perícia e a maior boa vontade diante dos nossos mais cruéis inimigos, nós mesmos.

É preciso muita cautela para não confundir tais e tais e chamarmos sei lá: amor próprio ou personalidade, não é assim? Ah! ... Luta pela sobrevivência, não podia esquecer essa! ... Sabe Deus lá, quantos nomes dão as nossas chagas.

Assim comecei a fazer mudanças, modificar velhos conceitos adquiridos sei lá como, onde e com quem? Bem, isso agora também não importa. O que mais está me importando é você o complemento da minha vida. O caminho por onde eu ando com grande segurança.

Depois de você tudo tem mudado e de uma forma tão repentina que me surpreendo, às vezes, até duvido da minha capacidade de amar. Só você poderia mexer tão e plenamente como tem feito mudando por completo o curso do barco que navego.

Quando me questiono procuro encontrar razão para tudo que acontecera, vejo claramente ser eu o único responsável, causador de toda problemática pela qual passava toda a minha família. Afinal no fundo eu conhecia o meu gênio e para ser bem franco, não entrava fácil em qualquer garrafa.

Nas horas de dificuldades nós sempre buscamos as raízes ou conceitos que por orgulho julgamos pequenos ou até bobagens, como falamos habitualmente, mas são eles que saem de dentro de nós ... Acho que são pequenos, porque nós somos pequenos e só crescerão quando nós crescermos aí, os veremos grandes como verdadeiramente os são.

Engraçado que na medida que as dificuldades iam surgindo, brotavam também os ensinamentos que tivera quando menino.

Os conceitos morais são imprescindíveis na vida de qualquer ser humano. É lamentável que uma criança não receba desde cedo a fortaleza do caminho.

Lembro-me claramente das histórias que ouvia ainda menino. Foram sementes plantadas, não semeadas, porque foram regadas, tratadas e sob muita luz. Por isso não houve um só elemento que pudesse impedir-lhes o crescimento.