'' A FESTA DO INTERIOR ''... que festa!!!

Primeiro foi um '' pouso'' de descanso, de trocas de mulas, de burros, e de cavalos tambem. Por ali se descansava das longas jornadas do leste para o oeste e vice-versa.

Tropeiros comecaram a parar ali por causa das arvores, das campinas e da agua, muita agua, fartura de agua por ali e o Governador da Provincia quando soube ja' foi mandando seus homens para la.

Ergueram barracos de madeiras e em torno deles foi surgindo o '' povoado "" de Sao Cristovao, padroeiro dos viajantes, depois virou '' freguesia'', vila, e quando foi inaugurada a matriz nova, logo, logo, foi denominada cidade...cidade de uma rua so', comprida, por ali foi se '' ajuntando'', ao redor da Matriz, ferreiros, selarias e vendas de secos e molhados, um hotel foi inaugurado, varias pensoes existiam e pousadas para so' um dia, bastantes pousadas mesmo.

E o cemiterio foi inaugurado junto com a matriz nova, ficava ao lado e ali foram se enterrando os novos moradores e tambem forasteiros, briga era mato, pancadarias todo dia e covas eram abertas e ali jogados os mortos, sem identificacao nenhuma muitas vezes...e a cidadezinha do interior foi crescendo devagar, devagar porque escolas so' ate' o primario, do ginasial pra frente os jovens tinham que ir estudar na cidade maior, mais proxima , que ficava quase duas horas de distancia...e os jovens debandando, se indo, alguns voltando, mas a maioria ia embora, atras de faculdades nas cidades grandes e nao voltavam jamais, pelo menos para morar, para fazer a vida por ali.

E um dia o prefeito, vereadores e outros cidadoes reunidos na camara para discutirem a maneira de atrair capital, segurar moradores e chamar a atencao para a cidade, construir mais escolas e se possivel ,uma que fosse, faculdade, e ficou decidido :- no dia da festa anual de Sao Cristovao, fariam realizar nao um dia, mas uma semana de festas, rodeios, cavaladas, bailes, quermesses, leiloes..bla bla bla...e assim , ja' naquele ano se realizou a Primeira Feira Agricola e Industrial de Sao Cristovao...agricola ainda funcionou, que o municipio era todo agricola, mas industrial? nao havia uma so' industria por la'...e o prefeito ja' logo dizendo:- nao tem hoje, nesta primeira...vao ver na segunda em diante o montao de industrias que vao se instalar aqui na cidade...e foi dito e feito.

A primeira foi um sucesso, foram meses de preparacao para as duas semanas, sim , ficou decidido que seriam duas semanas, ao inves de uma, uma seria pouco..e na verdade, deveria ter sido treis, pediam alguns, tanto foi a repercusao da festa e realmente a Feira teve o poder de atrair investidores, agricultores e a primeira loja de vendas de tratores e implementos agricolas se instalou logo em seguida e em seguida veio a fabrica de racoes, o prefeito dando isencoes...assim todo mundo vinha, dizia ele, e vieram mesmo...

E com as lojas, revendedores, industrias, vieram novas pessoas, novos costumes, novos habitos e bares ficavam abertos noite a dentro, boates chegando e as '' coitadas'' da vida dificil se instalando e desfilando novas modas pela cidade, e varios '' puteiros'' se abrindo, ate' um '' cassino''( clandestino, nao espalha, diziam e davam o endereco que mudava sempre...mas o povo sabia e ia, e la' deixava os $$$$, funciona ate' hoje, todos fazem vista grossa...nao espalha, ainda dizem e dao o endereco...) com roleta, bacarat e tudo, milhoes entrando na cidade agora...e este ano a Feira esta' na sua 20" edicao...vinte anos de Feira Agricola e Industrial de Sao Cristovao!!!...que feira, que ferias, que dinheirao $$$$$$$$ que nestes vinte anos entrou...que mudanca a cidade experimentou!!!

E um novo cemiterio se precisou inaugurar, a prefeitura doou um terreno na banda oeste da cidade, ficava logo apos o local da Feira Agricola e Industrial, o velho cemiterio ja' estava lotado e so' quem tinha ja' tumulos por la' podia enterrar do contrario , no novo...e logo, logo o novo ja' estava funcionando e recebendo mais os novos moradores, que os antigos, os tradicionais tinham seus tumulos la' no cemiterio da matriz. E numa terca-feira, fazia um bruta calorao, era verao, morreu Ditao....

Ditao era um mulato forte, alto, nos seus 45 anos de puro musculo, tinha sido casado la' no norte do pais, se amasiou com outra e veio seguindo os peoes de boiadeiros, se tornou um deles, participava dos rodeios, era bom nisso e quando em Sao Cristovao chegou, fechou, nao tinha mais ninguem vencendo o rodeio da Feira Agricola e Industrial, durante 3 anos seguidos foi o campeao, vice foi varias vezes, e mais duas vezes campeao e era campeao tambem no sexo...nao perdoava nenhuma, nem donzenla, nem casada, muito menos divorciadas e nem as mais velhas e as mais velhinhas ele deixava escapar, '' jantava todas'', putaria era com ele mesmo, era mais conhecido na '' zona' da cidade do que as proprias putas, e era conhecido na cidade inteira , e olha que agora a cidade nao era tao pequena nao, passava do vinte mil, habitantes, a maioria '' mulheres'', de todo tipo , de todo jeito e para todos os gostos, Ditao gostava de todas...era o '' garanhao'' de Sao Cristovao e maridos ja' tinham corrido atras deles e pais de donzelas entao!!!

E o Ditao morreu. Foi fazer uma manobra no trator que trabalhava la' no seu sitio, comprou o sitio com o dinheiro ganho dos premios dos rodeios, a terra estava fofa demais na beira do barranco, ele nao viu e nem sentiu, o trator virou, ele ficou por baixo, o trator prensou a cabeca dele, ainda foi levado com vida para o hospital municipal, nao resistiu, morreu..Foi enterrado na quarta-feira 'a tarde, ali pelas 5 horas. A cidade parou, Foi aquele enterro, Foi aquela homenagem. Tinha de tudo um pouco no velorio e enterro. Deu de tudo por la'. Prefeito e vereadores, putas e biscates, mocas virgens, donzelas defloradas, mulheres casadas e velhinhas assanhadas. Que festa que era ver a multidao chorando!!!

E a vida continuou. Na outra terca-feira , moradores das proximidades do cemiterio onde Ditao tinha sido enterrado, o novo, comecaram a sentir um cheiro de '' amonia'' no ar, fetido, ardido e assim foi na quarta e pela quinta ja' tinha diminuido e na sexta tinha sumido.

Na outra terca-feira mesma coisa, so' que o cheiro de

'' amoniaco'' agora era mais forte ainda, que ate' trabalhadores que instalavam uns paineis la' no recinto da Feira sentiram tambem...e so' foi diminuir na sexta 'a tarde, de tao forte que foi desta vez...ninguem deu muita importancia.

Na outra terca-feira a coisa tava insuportavel, moradores da redondeza com panos na boca e nariz, alguns com mascaras e os trabalhadores da Feira impossibilitados de trabalhar e o cheiro chegou ate' a matriz , o vigario tapando o nariz , a cidade foi tomada de assalto pelo cheiro de amoniaco puro...ardido, fazia ate' os olhos lacrimejarem...e o prefeito nao aguentado mandou verificar.

De onde viria o cheiro.. e descobriram que era do cemiterio e por la' conseguindo entrar, sentiram mais ainda...e os tecnicos em envenamentos do departamento de saude da prefeitura conjecturando, discutindo, brigando mesmo, uns com os outros e nada, nada....

E assim foi indo, indo...ate' que um dia o cheiro nao sumiu mais na sexta, passou para o sabado, e depois para o domingo, fechou a semana e ai foi aquele caos...uma balburdia....

E quem foi que descobriu de onde vinha o cheiro?

A velhinha dona Raimunda, a que tinha sido feia de cara mas boa de bunda na mocidade...era mais feia ainda, mas a bunda...credo!!! pior, caidassa, arregassada....ela morava proximo ao cemiterio onde Ditao estava enterrado, e acordava cedo e toda segunda-feira, nas ultimas semanas, treis ou quatro, nem se lembrava mais, ia fazer xixi no terreno perto do galinheiro, que banheiro o barraco nao tinha, e via filas de mulheres indo em direcao do cemiterio...no comeco nao deu bola, mas quando o cheiro ficou pior, na ultima segunda, foi seguindo a fila, apertada de fazer xixi, nao tinha feito no terreno de casa, viu a fila, ficou curiosa e seguiu...fez no mesmo lugar das outras....em cima do tumulo do Ditao...tinham colocado por la' uma placa...

'' SE VOCE TEM SAUDADES DO DITAO, VENHA CHORAR AQUI.

E CHORE POR ONDE VOCE TEM MAIS SAUDADES''

...e o mulherio da cidade mijando gostoso na cabeca do Ditao, no corpo inteiro dele, chorando gostoso pelo lugar que elas, as mulheres mais tinham saudades do Ditao....deixou saudades este Ditao, se deixou...pelo rio que se formou!!!...e dizem as ma's linguas, deve ser maldade e inveja, que tinha na fila tambem, alguns nao tao alguns assim...que a cidade agora tinha tambem destes, estes, aqueles, sabe? meio assim,,, assim...nem pra ca', nem pra la'..ahhh como nao sabe? vo te que fala 'as claras?...ta' bao...viados, maricas, travecos,...entendeu agora?...dizem, mas pra quem perguntei nao confirmou...deixou assim assim, meio no ar...mas dona Raimunda jura que sim...e se ela jura, e' por que teve sim....credo!!! e me pergunto:- por onde estes ai choravam?...ja' pensou?...eu heim!!!!!

O prefeito interditou o cemiterio para limpeza e '' exumacao'', como ele, o prefeito chama o ato de desenterrar cadaves e colocar em um lugar desconhecido...hoje Ditao repousa em paz vai sabe onde!, dizem que levaram pro norte de volta, outros que esta' dentro da igreja matriz, outros ainda dizem que jogaram no rio e as piranhas acabaram de dar cabo dele, outros dizem que ele gostou de ser jogado no rio, foi comido pelas amigas dele, as '' piranhas'', outros ainda afirmam que nao sabem de nada e o mau cheiro sumiu do cemiterio, mas foi preciso caminhoes e caminhoes de cal virgem para desinfetar e acabar com o cheiro...os tumulos ao lado estavam todos alagados, caixoes e cadavares boiando no mijo das mulheres de Sao Cristovao...que horror!!!

Eu heim???...chorar se chora pelo canal lagrimal, ou seria? lacrimal? sei la'...chorar se chora pelos olhos, lindas lagrimas cristalinas, sem cheiro, sabor um tanto salgadas...mas sem cheiro, credo...amoniaco!!!! aka...que kaka!!! que nojo!!! ...mijar em cima de tumulos nas segundas ...virou moda? mania? agora mais esta?

Desconjuro!!! nao vem nao, mulheradas, mijar no meu tumulo.

Nao aceito. Se vierem, prometo, enfio a mao la''...cuidado!!!

***********************************

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 03/05/2010
Código do texto: T2235624