CUIDADO COM O QUE DESEJA

CUIDADO COM O QUE DESEJA

Aos oito anos ganha do pai o gato angorá. Chamou-o Reno, que sabia nome de rio. O rio Reno corria nos campos cultivados da Europa, longe do cerrado de Goiás. O Gato Reno, porém, passava seus dias com Nina.

Um bicho engraçado no grude com a dona, nada canino, felino puro. Seguia Nina cheio de manhas, e abanava um rabo de serpente quando a avistava.

Um dia com seu gato no bosque de jatobás, Nina apanha uma fava graúda no chão, acabada de cair do galho. Abre a fava, batendo-a numa pedra. Não era comum, abrigava uma fada. Aliás, aprisionava a pequena criatura.

A Fada quase mata Nina de susto, se queria aparecer em alto estilo foi o que fez, provocando a nuvem de poeira esverdeada. Nina precisou livrar-se do pó para enxergar aquele ser minúsculo, que lhe ordena:

_ Faça um desejo, Menina, apenas um. Será comprido, e me libertará.

Nina estatela espantada. A testemunha do fato encantado além de Nina era Reno, que se trança pelasnas pernas da ama ronronando como um gato macio e quente. Em meio ao espanto Nina berra:

_ O Gato Reno comigo pra sempre!

Nina se viu numa explosão de pó de jatobá. Verdinha. Cai sentada tosse espirra, quando abreos olhos encontra um bibelô em seus joelhos _ um gato de porcelana fiel à imagem do Gato Reno.

Avó agora, Nina ainda o guarda.