O Outono e a Vida

O Outono e a Vida

A herdade ficava num alcantilado e da porta dos fundos da pequena propriedade feita com toras de madeira via-se toda a montanha. Era linda. No inverno as árvores se vestiam no mais puro algodão, aconchegando de fora a família que se nutria de amor lá dentro ao calor de uma pequena lareira.

Na primavera tão logo surgissem os primeiros raios de sol os pássaros cantavam anunciando a vida, o dia que chegava.

Um pequeno riacho de águas claras que descia pela lateral esquerda da casa, marcava o compasso da vida. As flores ornamentavam as margens do córrego. Era exuberante o cenário do lugar.

No verão os dias mais longos permitiam o trabalho estafante e o suor do rosto no plantio diário, prometiam dias fartos e frutos sazonados.

As chuvas começavam a cair e as sementes davam o sinal de vida, enquanto, o campo era todo verde.

O luar que chegava de mansinho clareava a plantação e o rio inspirado cantava a chegada do outono, anunciando os frutos prometidos que aos poucos iam surgindo estabelecendo a continuidade da vida.

Ela sempre ficava à porta esperando a tardinha o latido do cão que surgia no alto do morro anunciando o nosso regresso. Naquela tarde um atraso qualquer prenunciou algo de diferente. A noite já começava a cair e sem que se pudesse perceber também um que de mais frio no ar que nos invadia a alma.

O capinzal que subia o morro já formava um grande tapete estendido e com reflexo da lua abrilhantava a noite de outono. Era um esplendoroso luar que sinalizava os outonos da minha Terra, linda como sempre! ...Lembrei do nosso tempo de adolescentes quando subíamos morro acima por entre aquele imenso capinzal. Ali nos perdíamos por horas brincando como crianças de carícias infindas.

Os filhos já feitos e com suas famílias moravam em cidades distantes dali e só nos visitavam nas férias. Os vizinhos também ficavam um pouco distantes de nós. Vivíamos muito bem os três.

Quando caí não vi mais nada só ouvi rapidamente Branquinho latir duas ou três vezes e quando dei por mim já estava em casa. Ela chorava muito e lembro que senti um alívio muito grande,um frio na espinha. O Inverno havia chegado.