O ESCULTOR


               Joao Pombal Mascarenhas veio junto com a corte de D.Joao VI ao Brasil, a convite do proprio monarca.

                   Joao Pombal era escultor, e dos bons, alias um dos melhores da sua epoca em Portugal.
 
                   Nasceu de uma familia pobre, a mae dona de casa, seis filhos para criar, o pai campones na lida diaria das eitas e oitavos, e Joao era o mais velho.

                   Pequeno ainda e ja' moldava, modulava do barro, da argila da beira do rio, pequenos cavalos, vacas, animais que brincava e fazia a alegria dos irmaos menores e da criancada da aldeia e o cura, o paroco e o reitor da irmandade religiosa vendo em Joao capacidade mandaram-no para Lisboa estudar e por la' ficou, nunca mais voltou 'a aldeia.

                   Estudou belas artes em Coimbra, se formou e a primeira escultura que fez abriu as portas da corte para ele...fez o busto da princesinha Maria , filha cacula de D.Joao VI e nao parou mais...

                   De D.Joao VI fez varios..de frente, de lado direito, esquerdo...olhando para cima, para baixo, rindo, enfezado...que a bem da verdade foi facil esculpir esta...

                    Enfezado D.Joao VI era...tambem!!! coitado!!! sofria de coceiras cronicas, se cocava o dia todo parecia que tinha a doenca de S.Guido ou o bicho carpinteiro no corpo..claro!!! nao tomava banho o tal de D.Joao VI...assim ate' eu teria coceiras!!!...sofria de hemorridas e prisao de ventre...coitado!! tinha que ser enfezado!!!

                    E Joao Pombal a convite de D.Joao VI foi morar na corte, no bem bao...so' ali ooo''' esculpindo, modelando, criando perfeicoes fisionomicas tao perfeitas que ele mesmo uma vez bateu com o cinzel na cabeca de D.Maria I, a louca, mae de D.Joao VI, pensando que fosse a escultura, nao era, era a propria...foi o grito que alertou a ele do erro, mas ja' era tarde...ficou mais louca ainda, mas pagou pelo lindo trabalho, e muito...

                    E Joao Pombal so' acumulando riquezas e quando foi convidado para vir ao Brasil, fugindo do baixinho Napo Leao, aceitou na hora, catou suas  '' trocentas'' malas de '' escudos'' e zap, perna pra quem te quero...desembarcou no Brasil juntinho ali oooo'' com D.Joao VI e a famosa, famo zi ssi ssi ma Carlota, a Joaquina, a do furor uterino e dizem, dizem que ela, a Carlotona, era louca para pegar nas '' malas ''dele, a do dinheiro, nunca pegou, ele nunca deixou, pelo contrario '' buxixou tanto no ouvido do monarca D.Joao Vi , tanto , tanto que o monarca abriu o Banco do Brasil, isto era 1806 e  o primeiro cliente?

                    Joao Pombal Mascarenhas, conta numero '' 1'' com milhares de '' escudos'' portugues...( ex cu dos portugueses?..por que?..nao tem mais, eles, os portugas?...)..e Carlotona ficou a ver navios, navios!!! via era outra coisa isto sim...Carlotona!!!

                    A conta do Joao Pombal cresceu tanto , tanto que quando ele morreu,  era solteiro, nao tinha herdeiros...o dinheiro dele foi para o Banco..herdeiros tinha-os em Portugal, no Brasil nao,.............e uma lei arranjada entre ele e o amigo monarca...danados!!..decretava que nao tendo herdeiros no Brasil o dinheiro iria para o Banco do Brasil...para Portugal nada...e assim foi!!!

                   Agora, meus amigos, diz a lenda ,e as ma's linguas, o seguinte:-
                  
                   Joao escultor ganhava tanto dinheiro quanto era '' sovina'', pao duro, muquirana, mao de vaca..misero, miseravel mesmo...tudo, tudo que se referia a '' gastar'' o rico dinheirinho dele nao valia, para ele...

                   Durante o tempo da corte  por aqui, ele ainda se vestia razoavelmente bem, mas so' tinha duas mudas de roupas...trocava de cada quinze em quinze dias...lavava e ia usando a outra...e assim fazia, comida comia na corte, filava a boia por la' e ainda trazia para casa , chorava miseria a torto e a direito...nunca tinha dinheiro para nada...e depois que D.Joao VI retornou a Portugal, se vestia miseravelmente..em farrapos e mesmo assim...esculpia e ganhava mais dinheiro....nasceu mesmo com a bunda virada para a lua, se nasceu!!


                   Andava pela marmoarias do Rio, aqueles lugares  que vendem marmores, sabem nao?, que fazem anjos, santos e pedras tumulares...e pegava de graca, sem pagar nada, pedacos, sobras, e com elas fazia cabecas, bustos, da corte, dos parasitas e suas familias e vendia caro seu trabalho..

                  Em casa nada de gastar velas para iluminacao, se tinha que terminar um trabalho a noite, fazia no escuro com uma vela so' acesa e com o tempo desenvolveu a habilidade de exergar no escuro e ai nem este toco de vela gastava e se um cliente chegava, pedia uns centavos para ajudar a comprar vela e acendia, mostrava o trabalho ou combinava alguns e nem bem o cliente saia apagava o toco de vela..

                  Quando ia a algum banquete, fosse na corte ou na casa de algum magnata, dava um jeito de estufar seus bolsos com sal, pimenta, e outros condimentos e ate' comida mesmo..

                  Era sovina mesmo, pagava mal, muito mal aos empregados e vivia descontando tudo deles, se comiam as migalhas do pao que por acaso estavam na mesa, cobrava e nas feiras, mercados, brigava por centavos e se nao levasse vantagem nao comprava, pechinchava  sempre e tudo..

                  Sabao, sabonetes, perfumes, locoes, nunca comprou, se pudesse trazia da corte escondido nas roupas e artigos de limpeza para a casa....a coitada da casa nunca viu...nunca nem soube o que era, nem mesmo uma vassoura....ele mesmo fabricava seus proprios pentes ,de ossos que arrumava com '' carniceiros'', os antigos acougueiros ,e muitos outros utensilios domesticos ele mesmo fabricava...nunca comprava!!!

                  Nunca teve um gato, para puxar pelo rabo?,isto nao precisava, tinha dinheiro e muito e nunca teve um cao tambem, nem nenhum animal de estimacao ..passarinho nada, davam despesas, gastariam o rico $$$ dele...Deus me livre e guarde, dizia!!! e se benzia..

                 Andava a pe' pelo Rio todo, sapatos ele mesmo remendava, e roupas tambem, esmola nunca deu, um centavo sequer deu em sua vida toda, de esmola , ao contrario, dizem...dizem, a lenda e as ma's linguas que se visse um cego pedindo esmolas e no chapeu, na latinha tinha '' alguns..'' fingia que punha, punha nada...tirava isto sim...covarde!!!

                 Nao deixou testamento quando morreu....''' custa dinheiro , dizia ele, fazer um ''..., nunca fez e assim o dinheiro que acumulou, na epoca usava-se a libra esterlina como parametro, chegava a soma fabulosa, para a epoca , de 200.000 libras esterlinas...soma incrivel, hoje seriam milhoes...de dolares, de euros...minha nossa!!! e ele o escultor famoso rico...vivendo como mendigo, indigente?....que coisa!!!

                E o dinheiro foi todo para o Banco...assim decretou um juiz, de acordo com a lei que ele mesmo, o escultor tinha ajudado a passar perante o Rei D.Joao VI....este rei nao era o mesmo D.Joao XXIV,  nao? 

                Era?

===================================================

ps- este e' um texto real qualquer semelhanca com pessoas vivas ou mortas sera' a pura verdade...na terra do faz-de-conta, ta' bao?

...quem quiser que conte outra...lorota, melhor que esta.

Que igual a esta, nem esta mesmo!!!
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 13/02/2010
Reeditado em 13/02/2010
Código do texto: T2084798