UM FREGUÊS INUSITADO
Seu Manoel é o dono de um bar e recebe um freguês ‘maluco beleza’ que pede ½ metro de pinga da boa! Seu Manoel com cara zangada diz que no seu bar só vende bebidas por dose. O freguês insiste para ser servido com uma dose de ½ metro de pinga. Seu Manoel lhe mostra um copinho e repete que vende a dose de bebida nesta medida, mas o freguês insiste que quer a medida de ½ metro de pinga. Seu Manoel já se irritando torna a repetir que seu bar não vende a dose por metro. O freguês ainda insiste e diz que vai pagar o metro, revira os bolsos e mostra uma nota de cinquenta reais. Seu Manoel, arregalando os olhos diz que o freguês é quem manda, e sai para pegar uma garrafa de bebida.
Seu Manoel mostra a garrafa ao freguês e diz ser pinga da boa, vinda de Parati, o freguês estica o nariz para cheirar a garrafa e manda servir. Seu Manoel pega uma fita métrica e a estica no balcão.
O freguês impaciente reclama para se servido logo e sem firulas. Seu Manoel, com ar de zombaria, entorna a garrafa ao longo da fita métrica e diz: “pronto! Aqui está seu ½ metro de bebida.” O freguês confere a bebida entornada e pede zombeteiro para Seu Manoel embrulhar pra viagem.