SOMOS IRMAOS?..QUEM SABE?..NAO SEI..TALVEZ



                     Dona Suzana chorava , seus 65 estava pesando nos ombros e estava naquela casa de repouso mais de treis anos ,completos agora em janeiro, eu tentava acalma-la, procurava conversar sempre com ela, tinha paciencia e precisava terminar meu trabalho de pesquisa.

                      Era importante para mim.
                      
                      Casa de repouso?...era asilo de velhos mesmo e pior, asilo de velhos pobres, sem recursos e o pior de tudo...ali tudo era ruim, comida, ughhggg!!!, o dormitorio?..cinco camas em um quarto pequeno, mal ventilado e era um tal de entra e sai de pacientes, de velhas por ali...morria uma, entrava rapido outra, teve ate' uma vez que morreu uma,  'a tardinha, ninguem foi buscar, as outras quatro dormiram com o cadaver por la' a noite toda.

                   Dona Suzana ate' reclamou, mas de que adiantou?...nada!!!

                   65 anos atras e Suzana nascia, mesmo dia de hoje, 27 de janeiro e foi uma festa, unica filha, mulher, de mais treis irmaos, homens....cresceu no meio de meninos mas aos quatro anos brincava e bem, com bonecas e  de casinha.

                  ...mae eu quero ter muitos bebes quando crescer, ouviu um dia Madalena, a mae, dona Nena...Suzana tinha doze neste dia.

                  Aos 16 fugiu, de casa, da escola sumiu..nunca mais a familia viu.

                   O primeiro bebe nasceu nove meses depois e era filho do mecanico Luisao, do posto de gasolina la' na esquina da casa dela na Capital, onde agora Suzana morava, e morava  bem, e ele tambem sumiu, mas pelo menos teve o bom senso..levou o bebe com ele, a mae dele criou.

                   O segundo?, um ano depois ja' estava esguelando pro mundo...o pai?..O Tiao, o borracheiro onde a amiga Neuza levava sempre o carro...Tiao encheu o pneu e a barriga de Suzana tambem, mas era o que ela queria.

                   Neuza levou o bebe la' para Morungaba, sabe-se Deus onde isto fica, e colocou o nome de Odete, nome de sua mae...e dona Odete criou a pequena Odete.Neuza voltou para a Capital, Suzana foi para o norte do pais.

                    Cada ano foi um bebe, e teve ano que foi um  em janeiro, outro em dezembro...nunca ficou com nenhum, todos '' doou'' embora, mesmo os gemeos e teve treis vezes dois e uma vez treis...que fabrica fabricadora era..se era!!!

                     Morou pelo pais todo, uma vez na Franca treis francesinhos...dois ""garcons""..uma femme, tambem ficaram por la'...na Inglaterra nao se sabe se dois ou treis, boys...girls?...who knows?...

                    No Japao deixou mais um... arigato?na Australia outro e fazendo o tour latino, Argentina e adjacencias ia embarrigando e despejando...dois cantam tango...outro nas cordilheiras dos andes?..e tem um toureiro no Mexico e outro na Espanha,..  e que falam italiano?, dois ou treis?

                   Vida boa teve Suzana, dinheiro, viagens..vida livre e solta...ganhando, gastando e soltando filhos pelo mundo 'a torto e a' direito mas nunca se indireitou nao, e sentido de pecado...pecado?

                     ...pecado e' roubar e nao poder carregar, me dizia agora na casa de repouso/asilo?, em que esta' morando/ internada?

                     ....nunca pequei nao doutora, fazia filhos com amor, com carinho..todos eles foram assim..eu nao era biscate, puta, piranha nao doutora, igual a muitas por ai..fazia filhos porque amava os homens , os que seriam os pais deles....nunca fiz um filho por fazer, como ja' disse, fazia com amor e por amor..so' que eu nao queria eles para mim nao, se o pai quizesse que levasse, se nao outra familia, outra mae, outro pai, que levasse..eu nao me importava nao...sabia que iriam amar melhor do que eu.

                       Mas dona Suzana, um bebe necessita da mae, de carinho materno, de cuidados e uma mae tambem necessita transmitir e receber carinho do bebe, se sentir mae para o bebe...a senhora nao sentia nada, remorso, nada?...ao entregar, doar , o bebe, seu filho..ao ve-los irem embora nao sentia nada?...

                       Doutora, eles nao eram meus..eram de quem quizessem e muitos queriam e eu os dava embora sem sentir nada, iriam ser felizes sem mim e...

                      Dona Suzana...hora dos remedinhos.., era Laura, a enfermeira do plantao da noite chegando, e eu ja' fui me arrumando, levantando minhas coisas, minhas anotacoes e saindo, tinha acabado por aqui, depois de dois meses dava por encerrado meu trabalho, meu caso..

                      "" Mae doadora, bebes doados""..inedito nos anais da psiquiatria e ao chegar 'a porta, Laura me chama:-

                     Doutora?..necessito conversar com a senhora..e foi saindo junto comigo, fomos seguindo pelo corredor e ao chegarmos ' a  sala que eu utilizava , entramos, sentamos..

                     Sim Laura, pois nao.

                     Estes papeis... leia doutora, por favor!!

                     Me passou um envelope, lacrado e enderecado 
'a mim...era do escritorio de advogacia Frizon & Frizon, abri e ao terminar de ler, levantei e abracei Laura, ela chorava e eu tambem...era a decima que eu conseguia encontrar, localizar...eramos onze agora, seis irmaos...cinco irmas.

                      Olhei bem em seu rosto, firme olho no olho...

                      Querida Laura, querida irma, seja benvinda em minha vida.

                      Doutora Odete..minha irma...que alegria..doutora, que alegria..

                      Sim Laura, mas faltam muitos ainda..

                      Laura fez que sim com a cabeca, chorava, ela sabia, nos sabemos:-...e' um caminho longo Laura, mas vamos em frente ...e fomos.

                      Eu, Odete, tinha prometido a todos e principalmente ' a mim mesma...:- descobrirei minha mae e se tiver irmaos vou atras...e fui.

                     Descobrir minha mae, Suzana, foi ate' meio facil, mas irmaos?..hummmmmm!! quantos?...e quantos mais?

                      O primeiro que fui atras foi o mais velho, morava no Rio de Janeiro...o primeiro que minha mae ''doou''...achei e nao parei mais de procurar e com a ajuda dela, da Suzana, ja' estamos nos onze...deis mais eu.

                      Quantos mais tem?...e aonde estao?

                       Alem do sentimento '' amor'' existe a consanguinidade...quando conheci o que hoje e' meu marido so' me aceitei me casar quando tive certeza cientifica  que ele nao era meu irmao, ou meio irmao..e meus filhos sabem que um dia terao tambem de terem esta certeza ..de que nao estao se relacionando, casando, ou mesmo tendo filhos com parentes..que trabalho!!!

                       Pelo lado civil nao vejo nada errado, mas, pecado?nao sei  ..mas pelo lado da etica muda um pouco de figura e e' sempre bom saber a verdade..nao machuca, nao custa nada e ajuda muito...eu tenho certeza!!

                       A pergunta crucial , que me pego fazendo toda hora:-

                       Quem sera' esta pessoa ao meu lado?..esteja onde estiver...sera' meu irmao? minha irma?..quem sabe? 

                        Deus? porque com certeza dona Suzana nao sabera'...

                        Sigo na busca e como na musica..."" de noite eu rondo a cidade a te procurar....sem te encontrar "" ... 
no meu caso, '''' dia e noite rondo..sera' que vou acabar encontrando todos? meus irmaos e irmas?

                        Sei que nao, mas desistir?  nunca!!!  

                              **************************

ps- e' ficcao....mas qualquer coincidencia com uma vida real, pelo menos uma que assisti..nao e' nao!!!..em 2007 em um ''talk show'' por aqui..nao vou dizer o nome do show..nao fica bem...mas o entrevistador, ficando maluco..com uma '' maluca''...vai tendo filhos, doando...doando...e tem pai e mae..o pai, coitado, velho, chorando e ela nem ai...e ainda diz coisas para o pai, mae, familia..e nem uma lagrima..e estava gravida de novo no show e dizendo que iria doar...o pai da maluca conseguiu pegar o primeiro bebe...uma menina, e cria mas os outros a maluca some e ninguem fica sabendo..que maluquice!!!...hoje este show foi reprisado, a pedidos, e pasmem!!!..ela continua doando!!!....mundo doido soh!!!!....                  
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 28/01/2010
Código do texto: T2055227