UM LAPSO NA MEMORIA.....


                                    Nilio Brovidio acordou cansado, parecia que seu corpo tinha apanhado de alguem,  atropelado por um carro.. ou mesmo trabalhado muito...as pernas doiam, os bracos...mal conseguia move-los... a cabeca rodava..e ele olhando em volta do quarto, era tao esquisito...nada fazia sentido, nao reconhecia nada ..nao era o quarto de sua casa isto tinha a certeza, foi levantando devagar, conseguiu chegar ate' a janela, olhou para fora...onde estava?


                                      Nao reconhecia nada la' fora tambem... e este pijama? de onde veio?, se pos a vascular o quarto...roupas que nunca tinha visto, comprado muito menos...enfiou a mao no bolso da calca, sacou uma carteira, dinheiro, documentos em nome de Nilio Brovidio...quem era esta pessoa?...sua foto no documento, data de nascimento, filiacao tudo batia..era ele, mas seu nome nao era este.

                                      Uma batida na porta, vai atender, um homem que nunca viu com correspondencias na mao

                                       Bom dia Nilio, dormiu bem? hoje dormiu um pouco alem da conta heim?...vim trazer suas correspondencias e lembra-lo que hoje, dia 10, voce tem audiencia na prefeitura e...

                                        Dia 10? mas sai de casa no dia 16...o tempo anda para tras por aqui?

                                        16 de que mes?

                                         Fevereiro

                                         Hoje e' dia 10 de abril Nilio...voce esta bem?

                                          Nao...nao estava!!!

                                          No dia 17 de fevereiro um senhor bem vestido, elegante, apareceu na porta do sr.Nantes, tinha visto o cartaz de aluga-se...ajeitaram as coisas e alugou tudo, a parte da frente ficou sendo a loja e morava nos fundos...vendia artigos baratos,  fez logo uma boa freguesia...tinha pago 2 meses de alugueis adiantados, se tornou logo um membro da comunidade, passou a fazer parte da igreja do local, frequentava casas e festas....seu nome era Nilio Brovidio, boa aparencia, amigo confiavel, falava pouco, agia muito.

                                          Sr Nantes tinha acertado desta vez no inquilino.

                                          So' que o inquilino bom, confiavel....era na verdade Duilio Batistulio, como ele mesmo foi respondendo as perguntas do sr Nantes...nao,  ... nao estava bem..tinha tonturas, precisava de  socorro, de um medico, de um hospital.....meu nome 'e Duilio,  .....Duilio Batistulio...nao sei o que estou fazendo aqui,  e nem quem e' este Nilio Brovidio... moro em tal e tal endereco....em tal cidade, em tal estado..

                                            Dr. Linidio veio atender, ficou impressionado com as estorias, anotava tudo, perguntava, ouvia:-

                                            A ultima coisa que me lembro foi que estava indo ao banco sacar dinheiro e depois uma estacao de trem e quando acordei naquele quarto...quando vi sr Nantes...meu nome e'....moro.....e continuava a ladainha...repetindo tudo e sempre igual...Dr.Linidio deu-lhe um sedativo, esperou fazer efeito e quando o viu dormindo vai checar a veracidade...a verdade.

                                            Dr.Lazinho, o delegado confirma tudo...existe um Duilio Batistulio no tal endereco...tem familia por la', irmaos, tinha telefonado.. Duilio tinha desaparecido exatamente no dia que ele dizia...estavam a sua procura...o irmao estava vindo para ca'...temos que aguardar a chegada....Dr.Linidio pasmo, nunca tinha enfrentado uma situacao desta!!!


                                             Delio Batistulio, o irmao  chegou trazendo documentos, provas da veracidade do caso ...tinha ido ate' a casa de Duilio apanhado tudo que possivel, documentos, fotos, contas em nome dele e apresentou tudo ao Dr.Lazinho e Dr.Linidio...tudo conferido, tudo batia...mas como tinha ele, Duilio, documentos com fotos, e autenticos, reais, nao eram falsos , em nome de  Nilio Brovidio? 

                                              Abriram-se inqueritos ..teriam que ser apuradas...averiguadas e Delio partiu levando consigo Duilio....Nilio Brovidio  nao existia mais....era um capitulo encerrado, assim pensava Delio...mas Dr Lazinho e principalmente  Dr.Linidio tinham suas duvidas e com razao.

                                               Dr Linidio tinha amigos na capital e foi para la' que ele foi em busca de ajuda para este caso.

                                                O professor de psiquiatria da universidade federal, Dr.Emilio Velles, amigo e companheiro de faculdade foi quem ele procurou e  juntos se embrenharam no caso de Duilio/Nilio....e com a ajuda do inspetor da policia federal, Valencio Galdio, foram conseguindo com muito tempo e custo alguns fatos que vieram trazendo a tona mais um caso de dupla personalidade.

   
                                                Duilio quando menino costumava sumir por horas e quando aparecia nao sabia explicar onde esteve, na mocidade varias vezes sumiu por dias seguidos e quando voltava nao sabia dizer  por onde andou...varios medicos, varios tratamentos....ficava anos sem desaparecer e de repente sumia por um dia,  dias...semanas, meses...o recorde tinha sido uma vez que sumiu por 6 meses...nunca explicou o que fez este tempo todo.

                                                Por estes motivos nunca se casou, ja' estava agora nos seus 55 anos e toda vez que sumia aprendia algo diferente...carpintaria, marcenaria, desenhos, linguas estrangeiras, que vinham a tona e conseguia desenvolver bem dai para a frente estas profissoes, deixando familia e amigos de boca aberta...como? como conseguia isto? onde aprendia?

                                              Com o tempo foi aprendendo a detectar quando o lapso de memoria iria chegar...e na ultima vez, naquele mes de fevereiro, foi a um cartorio em uma pequena cidade do interior e tirou uma certidao de nascimento em nome de  Nilio Brovidio  , escorregando para isso uma nota preta por la' e os demais documentos foi um passo facil facil de conseguir....virou Nilio!!!....mas fez tudo isto quando ja' era Nilio Brovidio...e ai comecou tudo!!!  

                                               E nao parou por ai nao. Uma vez Delio foi busca-lo na casa da dona de uma boate famosa la' da capital... por la' seu nome tinha sido Marcia Carmela, o disfarce tinha sido tao perfeito que so' quando ele acordou na cama do marido da amiga Zuleica e' que deram por conta de quem era e como era ele....foi aquela zona !!! 



                                                                *********************


ps: baseado em um caso real em Rhode Island...EUA ....  ano  1887 !!!                                                 

                                                                           

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 24/12/2009
Reeditado em 24/12/2009
Código do texto: T1993580