...'' EU  COLOQUEI  UM  ''QUEBRANTO ''  EM VOCE....



                       ..Adoro ouvir Nina Simone...cantora americana, negra, linda
de voz gostosa..coloco no meu pc...vou navegando e ouvindo ,e as cancoes
vao me trazendo memorias, nostalgias..casos e causos, vou me recordando, lembrando....e ouvi uma cancao francesa "" ne me quitte pas''...cantada por ela, maravilhosa...e comecou outra..americana......
'' I put a spell on you""...terrivel!!!...meu pensamento vou na hora, me
lembrei como num flashe...pipocou, estorou....

                        Anisia trabalhava em uma fabrica destas que fabricam copos de massa para sorvete, aqueles cones deliciosos que se vai comendo junto com o sorvete derretendo, alguns chamam de ''biju'', outros de ''casquinhas'', cones....

                       Anisia era linda, tinha dezoito anos, e ia  a pe' para a fabrica, passava na casa de Alda, se davam os bracos, abriam a sombrinha e como duas unicas pessoas no mundo la' iam elas tagarelando sem fim.

                        De manha cedindo cedinho, entravam as sete...seis e meia ja'
estavam a caminho....marmita na sacolinha, vestidos engomadinhos,
sandalias levinhas  levinhas, .....e iam apressadinhas

                        A tarde caminho contrario e que fome....que pressa!!! andar
ligeiro...cada rua, cada casa...um cheiro bom de janta pronta...o cheiro de bacon inundava tudo...a fome aumentava, a pressa tambem..e ai'
Anisia viu...viu aquele por quem ela esperava tanto tempo....deu um cutucao em Alda..perdeu a fala, so' conseguia apontar, de longe...foi chegando perto, se sentiu mal, faltava as forcas, pernas bambas, respiracao pesada....e ele nada....nem olhava, ela sim...

                        Jairo entrava as oito na borracharia do seu Agenor,  saia as cinco que era para dar tempo de ir a escola de contabilidade, ali no bairro mesmo, entrava as sete e trinta, saia rapido, banho , engolia rapido o jantar e escola ate' as deis e trinta...ja' estava com vinte e um, tinha perdido tempo, queria recuperar e ainda estava no segundo ano no segundo semestre, tinha um semeste para terminar e um novo ano inteiro esperava por ele, depois queria a faculdade de contabeis..queria ser audito, montar seu escritorio...e melhor de tudo, casar com Ruth, moca linda, meiga, carinhosa...ja' namoravam a quase dois anos, ja' tinham marcado a data do noivado...o casamento?...logo, logo.

                        Hoje nao haveria aula, Jairo aproveitou para trabalhar umas horas extas a mais..Seu Agenor adorou, precisava....topou!!

                       Anisia sentiu como um raio atravessando seu corpo, seu coracao, quando viu Jairo parou de mandar sangue para o corpo..ficava batendo...batendo...como nunca vi?...passo sempre aqui em frente e nunca vi?...deve ser novo?...deve ter comecado a trabalhar hoje?...pensando e chegando perto..uma atracao como um rodamoinho puxando...puxando...Alda puxou com forca, se nao Anisia caia em cima ...passou olhando, Jairo nem viu.

                        E assim foi , dias apos dias passando por la'...nem conhecia, nem sabia quem era...mas sabia de uma coisa...era ''ele''...o que ela queria..ninguem precisava dizer..ela sabia...como? ..so' ela sabia.....

                        Uma tarde saiu mais cedo da fabrica, foi sozinha ate' a borracharia...chamou Jairo de lado, ele veio, ela se apresentou, disse porque veio....nao aguento mais....desde o primeiro dia que te vi fiquei louca....eu quero voce...tenho que ter voce...preciso conversar, falar, me abrir....podemos? agora?....Jairo pediu e seu Agenor disse sim....sairam andando, conversando, conversando nao...Jairo era caladao, Anisia sim..era falante, tinha tomado agua na casca do ovo quando nenem para falar rapido...e a coisa funcionou e funcionava, e como funcionava.

                        Comecaram a se encontrar quase toda noite, depois que Jairo saia da escola passava la' pela casa dela, ficavam no portao conversando...e comecaram os amassos, os pegas, os esfregas-esfregas por cima da roupa mesmo...ate' que uma noite, ela de saia e blusa, sem sutiam e sem calcinha...de pe' no canto escuro da escada atras do muro do jardim...adeus virgindade e adeus mocidade...agora comeca a maturidade...a responsabilidade...e onde? onde? esta' a tal..responsabilidade?

                        Medo de gravidez, de Jairo que de Anisia era o que ela queria...gravida? casas comigo?....Jairo nao respondia...calava...ela nao ficava...medo....vem?  nao vem?   vinham as regras...nada de gravidez!!

                        Um dia Ruth chorando dizendo:- ou ela ou eu

                         Ele escolheu Ruth...ela ficou gravida....Anisia nao!!!

                          Foi um Deus nos acuda!!!...Anisia gritava, esperneava quando soube...Jairo vai casar daqui a dois meses...era Alda dando a noticia...Anisia tomou providencias.

                          Viajou, com Alda a tiracolo, quase duas horas para ir a uma benzedeira...era longe, no meio de uma vila no meio de um vale..mas diziam que valia a pena...era tiro e queda...desmanchava qualquer casamento, namoro, noivado...e era isto que Anisia queria...desmanchar o noivado de Jairo e Ruth...so' pensava nisso...so' assim ele casa comigo...voltou!!

                          A benzedeira tinha ensinado.....nao vai atras dele, deixa ele vir atras...assim o benzimento faz efeito na hora....Jairo um dia veio procurar, tentar explicar.....ela toda doce, um favo de mel..sorrindo...como se nada estivesse acontecendo...conversaram por mais de uma hora...e na hora de despedir ele estendeu a mao....amigos?...ela:- sim, por que nao?mas...posso te dar um beijo no rosto? o ultimo?.....ele:- sim...se aproximou,  ela tambem.....se encostou bem nele, se agarrou, abracou...mexia com o corpo,   sentiu a coisa dele crescendo...era a hora...foi se afastando...olhou, viu o volume na calca...olhou bem nos olhos dele e passou a mao direita treis vezes na face do lado esquerdo dizendo:- nem para mim...nem para ninguem...nem para mim....nem para ela....nem para mim...e sem volta para ninguem.....nem atinou com o que estava falando, nem sabia porque falava assim....se afastou, virou, entrou, nao olhou para tras...nao viu a reacao dele...

                           Jairo tinha se assustado...tinha se arrepiado todo..alguma coisa parecia que tinha tomado conta de seu corpo...sentiu tudo amolecendo.....foi sentindo uma tonteira, se encostando no muro, caminhando devagar...deu alguns passos...virou a esquina...vomitou.

                           Um senhor que passava tentava ajudar...perguntava, ele nao respondia...babava, branco..chamou uma ambulancia, foi levado para um hospital.

                            Ruth foi avisada pela familia, quando chegou no hospital todos estavam la'....nada sabiam,,,iriam fazer exames...fizeram milhares, milhares de juntas medicas, troca de hospital...de novo...levam para a capital, nada...nao sabem nada...aparentemente nao tem nada....ficou um '' vegetal''....nada falava, parecia que nem escutava mais,...nao respondia, nao reagia...nao comia se nao colocassem na boca...nao engulia....volta para hospital...volta para casa...e assim foi um ano...comecou dar algum sinal de melhora..comia, agora ja' ia ao banheiro, mas sempre alguem junto se nao era aquele desastre...a familia louca para saber o que tinha acontecido....Ruth perdia dias e dias de servico ajudando...casamento?  neca?...tudo parado!!!!..tinha nascido um menino....colocaram o nome de Jairo Jr.

                        Um dia Leonor, irma de Jairo, fica conhecendo Alda...ficam amigas...uma nao sabe da outra...quando Alda sabe, desmonta, chora..e nao aguenta...conta tudo para Leonor.....Leonor conta para a familia, nao acreditam...Dona Joana e Leonor vao a casa de Anisia, chamam, ela vem...se apresentam...ela nega, nega tudo..Leonor agarra, da-lhe uns tabefes bem dado...Dona Joana aparta...Leonor nao larga...:- conta miseravel..conta ou te mato!!!
    
                        Anisia conta...Dona Joana chora, se lamente, senta no degrau do portao...Leonor parada...horrorizada!!!  Dona Joana se levanta:-  O que esta' feito esta' feito...se eu puder desfazer vou..nem que seja a ultima coisa antes de morrer...mas a voce, moca, as lagrimas que derramei serao as mesmas que voce vai derramar ate' o seu ultimo dia....nao casaras...nao tera' filhos...apenas se lembrara'!!!!!

                         E assim foi...Jairo nunca se recuperou...algo foi feito, o que ?ninguem nunca soube..mas que foi foi...um moco tao cheio de vida , de energia...de esperancas e de uma hora para outra...sai da vida em vida?....Dona Joana cuidou dele ate' ela morrer..tentava de tudo, levava em tudo que era benzedeira...chegou a levar ate' no mesmo lugar que Anisia tinha ido...nada!!!...a coisa era forte mesmo...depois que ela morreu Leonor continuo tomando conta dele...ate' que ele tambem se foi...Leonor nunca se casou...viveu para cuidar da mae e do irmao...envelheceu muito!!!

                         Anisia nunca se casou...nunca teve filhos e nunca mais teve namorado nenhum...foi envelhecendo, se descuidando...andava no final da vida pelas ruas do bairro feito uma velha louca...mas uma coisa ela nunca deixou de fazer nestes anos todos...todo dia passava em frete da borracharia..ficava na outra calcada em frente por horas sentada no chao..olhando...olhando...o que? quem sabe?

                           No comeco seu Agenor tocava ela de la'...com o tempo foi deixando....virou atracao, vinham de longe ver a louca da borracharia como ficou conhecida no bairro...um dia sumiu, nunca mais ninguem viu....dizem, dizem que o ''coisa'' veio buscar o que era dele...dizem, dizem que ela tinha colocado um ''quebranto'' no Jairo a troco de que quando morresse seria do ''coisa ruim''....acham, acham que foi verdade.....alguns ate' juram que viram uma fumaca cheirando a enxofre saindo do portao dela, quando ela atravesou para entrar....vupt...virou fumaca...dizem...dizem....quem sabe?
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 29/11/2009
Código do texto: T1950234