Sonhos maus e bons Pesadelos
A atendente do consultório olhou para ela com ares de rapina. Por que diabo essa dona só chega aqui bem na hora da saída, saco! – pensou entediada. Coisa de gente rica e fresca, vê se ela tinha esses problemas?
Ela estava bonita, bem vestida, se bem que mesmo os grandes óculos não eram suficientes para esconder os olhos desfeitos. Foi introduzida na sala do terapeuta que concordou atende-la.
- Obrigada por me deixar vir, doutor – disse ela, sentando-se ereta na poltrona azul - eu tive um sonho muito estranho com ele! Eu me senti uma cobra no sonho... Aliás, mais que isso! Era eu que induzia ele pra personalidades más também... As mesmas que rejeito! Olha só que estranho sonho!
O analista tirou os óculos minúsculos, de leitura, e falou suavemente:
- São seus medos se manifestando, você tem medo que ele não resista e traia. Você tem medo de não resistir e trair, você tem medo que ele possa ser como antes. É uma manifestação da mente.
Ela continuou a relatar, meio distraída, como se falasse para si mesma:
- Eu chegava pra ele com aquela cara de malícia, e dizia que queria vê-lo ficando com um cara que gostava muito dele... Queria ver ele na cama, transando com esse cara... E a gente ia para motel; eu, ele e o carinha que não me lembro quem era no sonho, só pra ter o prazer de vê-lo "mexendo" com os sentimentos dessa pessoa, sabe!? Tipo, eu sentada numa cadeira, bebendo vinho e "fumando”... Imagine, doutor, não podia ser eu, tenho pavor a cigarro, jamais fumaria!
- Certamente você não se admitiria nesta situação, não é?
- Fiquei perturbadíssima vendo-o transando e olhando pra mim com cara de satisfação... Por estar mexendo com os sentimentos daquela pessoa que, no sonho, tanto gosta dele, sabe!? E tipo, a cena era tão real... – disse corando-se um pouco - Ele olhava pra mim e eu sorria e bebia aquele vinho com uma satisfação tão grande, sabe?
- As manifestações do inconsciente são muito vívidas, parecem reais. Talvez esse seja o seu maior medo em relação a ele.
Ela deu um pulinho assustado:
- Como assim? Tipo... Qual meu medo, mais especificamente?!
- Que ele não exerça controle sobre si, que você possa, por estar fazendo uma coisa errada, induzí-lo a isso – disse o analista, calmamente.
- Mas no sonho, era como se eu quisesse isso! Eu chegava pra ele e pedia isso, sabe!?
- Compreenda melhor: se você fizesse algo errado, isso o estimulasse a fazer coisas erradas. Como se seu comportamento errático pudesse induzi-lo ao erro.
- Não sei por que, eu acordei com essa vontade – disse ela corando-se por inteiro, inteiramente vexada por suas palavras - Sabe quando o sonho ainda está vivo mesmo quando você acorda? Eu estou com medo disso!
- Por que você se sente responsável por ele - disse o analista indo até a janela ver o por do sol - Mas, isso também é normal, visto que você o ama. Não fique com medo. A mente manifesta os medos para que a gente possa lidar com eles. Tenho certeza, que uma vez que você o ama não haverá traição de sua parte e ele não terá motivos para despertar esse lado mau, que você acha poder despertar nele.
Ela sorriu, acalmou-se e pensou imediatamente no encontro com a melhor amiga, no shopping. Então era isso?
Tranqüila, entrou no elevador sentindo o poder do lado negro da força e o próprio Darth Wader.