CARDAPIO DE NATAL

Oi! Tia Bela (apelido da tia Belarmina)

Oi! Tudo bem com vocês, Nina (Apelido da prima Belarmina)?

Tudo bem!

Então, tia! (o leitor se enganou, a Nina não era filha da Belé e sim sobrinha e recebeu o nome em homenagem a madrinha)

Vamos montar o cardápio para a ceia de Natal?

É fácil... Já pensei em quase tudo.

Bacalhau, tender, castanhas, nozes...

Uns temperos e molhos especiais... Lembra o molho com manjericão que a vó fazia?

Claro que lembro. Teve um Natal que eu comi tanto que levei vida de rainha até o Réveillon.

Quem leva as bebidas?...

O Néo (apelido do marido da Nina, que se chamava Antonio e até hoje ninguém sabe por que Néo) pode comprar, mas tem que ratear as despesas. Você sabe que ele continua desempregado?

Ih! Por aqui a situação também está pela hora da morte! A pensão de seu tio não está dando mais.

Melhor trocar o espumante por uma cervejinha e o vinho frisante por um nacional.

Daqueles doces não, hein, tia!

Por que?

Não se esquece que a tia Ju (Juventina) está com diabetes e o Linho (Carlos) está com problemas de glicemia alta também.

Então não pode os refrigerantes também?

Bebidas com gases, nem pensar... O tio Zico (Ambrosino) está com refluxo no esôfago.

Nada de bebida gasosa... E ele adora... Se vir não resiste, depois passa mal.

E tem o Nildo (Francenildo) que está com os triglicérides altíssimos.

Não sei se ele pode comer bolinhos de bacalhau... É muita fritura.

Você soube que o Chiquinho (Francisco, claro!) teve que entupimento das veias. Tiveram que enfiar uns fios para limpar. Está de dieta.

A Cleidinha (Cleidenice) está ruim da vesícula. Não come quase nada.

Não era ela que era alérgica a um produto que colocam nas bebidas e não podia tomar refrigerantes vermelhos, groselha, essas coisas.

Virgem Maria Santíssima, que eu quase esqueço da prima Tina (Antonina, filha do Néo). É ela que é alérgica.

E tem o chato do Nilo (Nilo, mesmo), o marido da Quica (Henriqueta) que está com mania de vegetarianismo. Sabe que na última vez que fui à casa dele, ele só pediu pizza de rúcula e escarola?

Ih! O cardápio está ficando complicado.

Fora os enjoados filhos da Nisa (Albenisa).

Puxa, tia! A Nisinha fez dois anos de nutrição.

Nem pensar...

Por que?

O Tio Zico andou falando uns desaforos para ela, por que ela não pagava um dinheiro que ele emprestara para pagar as mensalidades da faculdade. Ela até parou o curso por causa disso.

Melhor não pedir para ela... Ela é meio vingativa... Capaz de passar um cardápio para fazer mal para todo mundo.

Então, tia! Como a gente sai dessa? O que a gente faz?

É chato falar, mas o melhor mesmo era cada um trazer seu prato.

Pensando bem, tia, era mais ou menos isso que a gente fazia quando eu era criança.

Era.

E nunca ninguém ficou doente.

A gente era mais novo.

Exceto o avô... Lembra?

Acordou morto na semana do ano Novo.

Uma judiação...

Foi um ano em que a vovó preparou o cardápio sozinha.

Não deixou ninguém mexer na comida.

Depois daquela vez ela nunca mais se interessou.

Do que morreu o avô?

Nunca se soube...

Será que...

Melhor nem pensar.

Tem outra idéia para o cardápio?

Jejuar quarenta dias no deserto...

A gente se fala, tia!

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 22/12/2008
Código do texto: T1348910
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.