2 segundos e 57 avos e meio

Existem decisões na sua vida. As que parecem menos importantes, as que precisam ser decididas em menos tempo. As decisões de urgência. O momento de virar uma grande avenida, algo tão banal quanto descascar uma banana. O tempo em que se pensa antes de se dizer "sim" perante o padre ou o pastor de sua igreja, sem se pensar que este "sim" irá anexar você de modo irreparável e por vezes fatalmente frustrado, por estragar a vida promissora de um outro alguém, por perder seu tempo com uma pessoa tão enfadonha como aquela puta velha que está cada dia mais enrugada ao seu lado, envelhecendo tão rápido que logo seu rosto irá parecer seu escroto. Aquele velha raquítica que tenta enganar o tempo para si mesma passando uma grossa camada de maquilagem e escondendo os lábios desbotados sobre uma camada de batom vermelho.

Segundos são o que definem nossos pequenos atos.

Pequenos atos são o que definem nossa vida.

Nossa morte.

Quando éramos menores perdidos pela noite escura, porém brilhante de neon e faiscante com as fagulhas do brilho dos olhos jovens que vislumbravam pela primeira vez a noite. Olhos Virgens.

E não somente os olhos.

E então você está num bar e seus amigos lhe oferecem um cigarro. Quantos segundos você leva pra decidir a relevância, a importância de um ato tão pequeno como aquele? Alguns poucos segundos e cinqüenta anos mais tarde você é um paciente careca com seu melanoma entrando em metastase em um hospital público.

Quantas cervejas você bebe por noite?

Poucos segundos decidem quem irá dirigir de volta para casa, e isso decidirá quem se sentirá culpado pelo resto da vida por ter deixado uma adolescente paralítica, vegetando em uma cadeira de rodas. Os maiores acidentes são os que acontecem por falta de pensar, ou por falta de esperar alguns segundos a mais. Por esperar o sinal abrir.

2 segundos e 57 avos e meio é o tempo que o primeiro gole leva para subir. É o tempo que leva a primeira tragada. É o começo da bola de neve.

É o tempo necessário para você destruir a sua vida para sempre.

Gabriel Dominato
Enviado por Gabriel Dominato em 12/08/2008
Reeditado em 12/08/2008
Código do texto: T1124100
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.