Senhores autores participantes, chegamos ao fim de mais uma edição do CLTS. Tivemos 15 inscrições confirmadas, com uma desistência por motivos pessoais, totalizando 14 contos efetivos. Sabemos que o principal interesse dos escritores que acessam esta postagem é conhecer a posição que ocuparam no certame. No entanto, gostaríamos de pontuar algumas questões e compartilhar nossas percepções sobre a 29ª edição.
O primeiro ponto a destacar é a nova regra envolvendo o uso do Instagram. Consideramos muito positiva a interação dentro e fora do espaço do Recanto das Letras. Algumas pessoas, mesmo não participando do concurso, contribuíram de forma significativa ao divulgar os contos e o próprio concurso em seus stories, o que nos deixou bastante satisfeitos. Agradecemos a todos pelo empenho na divulgação. Todos os participantes, em maior ou menor grau, também ajudaram na promoção, não apenas de seus próprios textos, mas também dos contos dos colegas.
Como acontece com toda nova regra inserida em qualquer contexto social é natural que surjam dificuldades de adaptação, algo compreensível. Alguns participantes criaram contas no Instagram pela primeira vez e encontraram desafios com o recurso “colab”, que permite que uma mesma postagem seja simultaneamente exibida e acessada em duas contas diferentes. Acreditamos que esses entraves serão superados nas próximas edições.
Outro aspecto que merece atenção é a percepção de que a nova regra parece ter proporcionado maior visibilidade aos contos. Observamos um aumento no número de acessos, o que reforça a relevância desta mudança.
Gostaríamos de registrar que, infelizmente, apesar de tudo que já discutimos em várias postagens, ainda há quem ignore as regras relativas aos comentários. Continuamos a nos deparar com análises superficiais e com menos palavras do que o estabelecido nas regras (80 palavras, desconsiderando saudações iniciais e finais). Não queremos mais “falar” sobre isso, pois o assunto já se esgotou de tão batido. Para os novatos, indicaremos as postagens em que este tópico foi exaustivamente tratado logo abaixo. Pedimos encarecidamente que leiam com atenção.
Os comentários têm grande importância para um concurso de leitura compartilhada, pois um dos objetivos é promover a interação e demonstrar que o texto foi realmente lido. Sempre buscamos evitar a desclassificação e optamos por entrar em contato com os participantes, pois acreditamos que, muitas vezes, se trata de um erro involuntário. No entanto, para aqueles que frequentemente precisam ser alertados, não se espantem se, de repente, o conto for desclassificado sem aviso prévio. Portanto, é fundamental redobrar a atenção na hora de comentar.
Outro ponto que nos chamou a atenção foi a presença de comentários que se assemelham excessivamente aos de outros participantes ou que são “quase” uma cópia adaptada dos mesmos. Esse comportamento é percebido não apenas por nós, mas também pelos autores que recebem tais análises. Isso, sem dúvida, impacta negativamente nos votos. Aqueles que adotam essa prática devem estar cientes deste aspecto também.
Por fim, gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos os participantes e às pessoas que, mesmo sem participar, ajudaram a divulgar o concurso. Aproveitamos a oportunidade para desejar votos de muita saúde e muita criatividade para a criação de boas histórias. Esperamos encontrar todos vocês no CLTS 30. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Até breve!
Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam os textos:
UMA HISTÓRIA POLÊMICA
BATE-PAPO CLTS 23
CONSIDERAÇÕES GERAIS CLTS 25
Finalizando a vigésima oitava edição do Concurso Literário de Terror e Suspense, queremos parabenizar todos os escritores, leitores e comentaristas participantes.
Esta foi mais uma excelente edição com os autores explorando temas como: FOME, POLTERGEIST, RESSURREIÇÃO, VIZINHOS SUSPEITOS e FÁBULAS DE TERROR.
Houve apenas uma única ocorrência: O autor Vladimir Ferrari, por motivos pessoais, retirou seu texto do certame.
Segue abaixo contos e links dos 3 primeiros colocados:
1º - FOME VORAZ, UMA FÁBULA SOMBRIA
Affonso Luiz Pereira
Marcel Sepúlveda
3º - CARCAÇAS - PARTE 1: SALOMÃO E O BEZERRO DOENTE
Paulo Roberto Moraes
Todos os outros contos publicados no certame, podem ser acessados no link abaixo
OS CONTOS DO CLTS 29
A Tabela Geral de Votação pode ser melhor visualizada no computador. Para isso, você deve clicar com o botão direito do mouse na imagem e ir até em "abrir imagem em uma nova guia ou aba"