O Portal do Inferno - Castelo Houska
Durante o século XIII, uma enorme estrutura gótica foi construída sobre um penhasco.
Um castelo sem fonte de água, com janelas falsas, construído longe de qualquer rota comercial e ainda por cima com todas as suas defesas voltadas para o seu interior, em direção ao seu pátio.
O Castelo Houska, localizado ao norte de Praga, capital da Chéquia, é um local enigmático com muitas histórias e inúmeras lendas, tanto que o castelo se tornou conhecido por ser o Portal do Inferno.
Reza a lenda que as correntes tilintavam umas nas outras enquanto os prisioneiros marchavam pelo campo.
Eles tinham caminhado por quilômetros, acorrentados pelos pulsos e tornozelos enquanto seguiam seu destino, passando pela terra pantanosa, no meio do nada em algum lugar nas profundezas da república tcheca.
Os guardas flanqueando-os por todos os lados em seus cavalos.
Os prisioneiros estavam marchando para a frente, a caminho de uma promessa.
O próprio duque tinha ido à prisão, poucos dias antes, e apresentado uma oferta a vários dos homens que aguardavam um destino sombrio em suas celas de prisão.
A oferta era que fossem com ele e seus homens e ajudar a descobrir o que havia dentro de um buraco no local de um antigo forte e, caso fizessem isso, eles seriam perdoados e libertados.
Um grupo heterogêneo de criminosos se**ais e assassinos que não pensou duas vezes para aproveitar a oportunidade, sabendo que esta seria a única chance de sair livres.
Depois de uma longa marcha, surgiu um penhasco de calcário, com os restos decadentes de um forte de madeira no topo, uma sensação de medo tomou conta até daqueles que até então achavam que nada temiam.
Por que exatamente o duque apresentaria o que parecia no papel uma tarefa tão simples para um grupo de homens que não tinha nada a perder?
Quando os homens chegaram ao topo do caminho, eles finalmente tiveram uma boa visão do buraco.
Até os guardas, que sabiam que não precisariam entrar naquele buraco, agora sentiam medo.
Quando estavam bem próximos do local, um dos guardas explicou como isso iria funcionar.
Um por um os homens seriam lentamente baixados para dentro do buraco por uma corda.
A tarefa era simples, tinha que chegar ao fundo do poço e depois voltar e relatar o que tinha visto.
Eles começariam com o primeiro homem na fila e continuariam até que alguém conseguisse realizar a tarefa com sucesso.
O primeiro prisioneiro se aproximou, era um jovem que havia tirado a vida de outro em uma briga pouco tempo antes daquele dia.
Sua vida mudou tão repentinamente naquele momento de raiva desenfreada e agora ele se encontrava olhando para o que parecia um poço sem fundo, enquanto os guardas começaram a amarrar a corda em volta da cintura dele.
Era impossível de ver o fundo, tudo o que estava diante do rapaz era escuridão.
Mas que escolha ele tinha? Se ele voltasse para sua cela a morte certamente o aguardava, pelo menos isso lhe deu uma chance de viver sua vida como um homem livre.
Os guardas p começaram a baixar, mas a corda resvalou e o prisioneiro caiu, rapidamente o mundo dele se tornou um lugar muito escuro, ele tremia enquanto a escuridão total o engolia por inteiro.
Os guardas e prisioneiros se aglomeraram ao redor da borda do buraco, tentando ver ou ouvir alguma coisa do homem.
Era quase como se ele tivesse desaparecido, não havia nada, apenas uma corda descendo para escuridão e um silêncio desconfortável.
Isso foi apenas até que os gritos começaram.
Os gritos do prisioneiro ecoaram pelas paredes do fosso, os guardas rapidamente agarraram a corda e começaram a içá-la de volta, os gritos aumentando cada vez mais, o desespero era palpável.
Depois de um tempo, eles viram o homem, ainda gritava mesmo fora da escuridão.
Mas algo estava diferente.
Uma vez que os guardas o içaram de volta sobre a borda e o jogaram no chão, todos congelaram em um silêncio atordoado.
O homem jovem e sujo que eles tinham baixado no buraco poucos minutos antes, agora estava coberto de rugas profundas, seu cabelo estava grisalho e os olhos estavam arregalados como se tivesse encontrado o próprio diabo.
Em minutos, o homem tinha de alguma forma envelhecido décadas.
Eles não tinham certeza se ele realmente tinha chegado ao fundo, mas precisavam saber o que havia acontecido.
O que o tinha feito gritar daquela forma, o que fez a aparência dele mudar tão rapidamente?
Eles não podiam tirar muita informação dele, pois ele estava em choque, mas ele fez referência a uma escuridão impenetrável, cheiros horríveis e o som de gritos distantes que não eram os seus.
Isso era tudo que os guardas conseguiram tirar dele, antes que suas palavras se transformassem em grunhidos indecifráveis.
O prisioneiro foi levado de volta por um único guarda, enquanto os outros preparavam o próximo prisioneiro para entrar no buraco.
O jovem prisioneiro foi levado de volta, na esperança de que depois de algum descanso ele pudesse revelar mais.
Em 48 horas ele estava morto.
O que quer que tenha acontecido com ele naquele buraco, seu coração não aguentou.
Tudo isso aconteceu ao norte de Praga, uma remota região pantanosa da República Chéquia e para entendermos todo o contexto, precisamos voltar a algum momento no final dos anos 800, quando o príncipe Slavibor encontrou o local que se tornaria o Castelo Houska.
Ele decidiu construir um castelo de madeira, algo que não era incomum na época.
Os historiadores sugerem que o príncipe pretendia que o forte fosse um lar para seu filho, mas a razão que ele escolheu esse local é envolta em mistério.
A construção do forte começou rapidamente, grande parte da área ao redor é composta de penhascos de calcário.
Há alguns que sugerem que áreas de calcário pesado têm algum tipo de conexão com eventos paranormais.
Porém, enquanto a construção continuava, o calcário se partiu, algo comum de acontecer nesse tipo de pedra, o peculiar foi que a fenda no penhasco deixou um buraco particularmente grande.
Eles começaram a preenchê-lo com pedra, mas não importava o quanto despejassem na fenda, ela nunca começava a encher.
As pedras não faziam sons, quando eram despejadas, era como se nunca realmente atingissem o fundo do buraco.
E assim se iniciavam os relatos de coisas estranhas sendo vistas ao redor da área do castelo de Houska.
Os moradores começaram a se referir a esse buraco como uma porta de entrada ou saída do inferno.
A maioria nunca se aventurou perto do buraco, especialmente tarde da noite.
Mas os que se arriscaram a ir até o buraco, alegaram que criaturas rastejavam para fora dele.
Algumas eram descritas como escuras e sombrias figuras com grandes asas de morcego.
Os seres ficavam voando sobre o castelo e nos vilarejos próximos.
Outros fizeram referências a uma série de outras criaturas que parecia ser parte humana e parte animal.
E, uma das criaturas descrita, que merece destaque é uma mistura estranha entre um sapo, um cachorro e uma pessoa.
Mas além das bestas, os moradores locais começaram a sofrer com doenças estranhas.
O gado era encontrado morto ou, em alguns casos, estava sendo levado pelas criaturas.
Em razão de tudo isso, a construção do castelo de madeira não foi concluída, pois os construtores fugiram para nunca mais retornar.
Apenas no final dos anos 1200, ou seja, 400 anos para frente, que voltaram a construir no local.
Sob as ordens de Ottokar II da Boêmia, um castelo foi construído no local do forte de madeira, já em ruínas, desta vez de pedra.
Uma das hipóteses é que a finalidade do castelo de Houska seria servir como um edifício administrativo para a área local, no entanto, isso nunca foi confirmado.
Quando Ottakar e os homens chegaram ao local, eles começaram a ouvir as histórias sobre o local, que os moradores chamavam de portão do inferno.
Mesmo depois de séculos, as histórias não se perderam.
E isso, aparentemente, chamou mais ainda a atenção do imperador para o poço e foi quando foi elaborado o plano de enviar prisioneiros ao buraco, para ver se havia alguma verdade nessa história do portão do inferno.
E o que aconteceu já sabemos...
E dizem que, o que aconteceu com aquele jovem, aconteceu com todos os homens que foram baixados para o buraco depois.
A maioria saiu parecendo envelhecida, quase todos eles enlouqueceram, apenas um prisioneiro aparentemente não perdeu a lucidez, pois ele só foi baixado na escuridão por uma fração de segundo antes de implorar e ser puxado para fora.
Ele contou que havia algo profano sob o castelo de Houska, ele preferiria enfrentar qualquer punição que pudesse receber por seus crimes do que se aventurar ainda mais naquele buraco.
Apesar de não conseguirem resolver o mistério do que havia dentro daquele buraco, a construção do castelo continuou.
Lajes de pedra foram colocadas sobre o topo do buraco e sobre essas lajes eles construíram a capela do castelo.
Aparentemente, a ideia era manter qualquer mal que eles acreditavam que existisse lá embaixo com essa capela.
Esta era uma prática comum da época, criar algo que era visto como positivo e sagrado para neutralizar algum tipo de história obscura ou mal que possa ter ocorrido em um local específico.
Até hoje, os restos das imagens que foram criadas na capela permanecem nas paredes e, em uma delas parece haver a imagem do Arcanjo Miguel lançando um demônio no chão, para quem não sabe, Miguel é conhecido como o líder do exército de Deus contra as forças do mal.
Bem como, mais estranhamente, uma representação parte animal parte humana.
Nessa imagem parece ser uma criatura com o torso de uma mulher e a parte inferior do corpo de um animal e ela está desenhando para trás seu arco, especificamente com a mão esquerda, o que na época era considerado um sinal do mal.
O castelo foi reformado muitas vezes ao longo dos anos, à medida que mudava de dono, o que leva a alguma confusão sobre quais elementos realmente representam o que é o original do castelo Houska.
Sobre a construção em si, podemos dizer que é frequentemente descrito como um cubo dentro de um cubo dentro de um cubo, já que não há janelas ou parapeitos que permitissem aos arqueiros apontar seus arcos para fora do castelo para defendê-lo.
Em vez disso, todas as defesas do castelo parecem estar voltadas para dentro.
Como se as muralhas fossem projetadas para impedir que algo saísse, e não para impedir que os inimigos entrassem.
Não parece que o Castelo tenha sido projetado para funcionar como um castelo, mas que foi construído apenas para impedir que algo de dentro dele saísse.
Porém, apesar de todo o esforço, a construção da capela e a cobertura do buraco não pareceram realmente ter alcançado o objetivo, pois histórias de animais alados voando sobre o pátio do Castelo Houska eram comuns, bem como aparições estranhas relatadas regularmente, datando desde a construção original até os dias atuais.
Como alguns que afirmam ter visto um cavalo correndo pelas florestas que cercam o castelo, o detalhe é que este cavalo não tem cabeça e no lugar da cabeça existe uma ferida aberta, jorrando sangue do pescoço.
Outros alegam ter visto um homem cambaleando, sem cabeça, deixando um rastro de sangue antes de desaparecer.
Também há histórias de pessoas que viram uma fileira de prisioneiros acorrentados todos vestidos com túnicas pretas e, frequentemente, é dito que eles carregam partes do próprio corpo em seus braços.
Um fantasma mais tradicional que é visto regularmente é o de uma bela mulher com cabelos longos e escuros e vestido todo de branco, que é frequentemente visto caminhando sozinha pelos corredores superiores do castelo.
Uma outra lenda que circula sobre o local, é que no ano de 1630 o castelo foi tomado por uma gangue de mercenários liderada por um homem chamado Oranto.
Ele e seus homens começaram a abusar das mulheres e saquear os assentamentos vizinhos, e quando voltavam ao castelo, traziam aldeões sequestrados para usá-los em rituais satânicos e realizar experimentos com eles.
As pessoas acreditavam que Oranto já havia alcançado, ou estava prestes a completar um ritual de magia negra que lhe daria vida eterna.
O que significa que ninguém seria capaz de parar o mercenário violento.
Como a maioria dos moradores locais temiam o líder mercenário, dois caçadores foram contratados para matar o homem.
Os caçadores sabendo sobre os potenciais poderes mágicos de Oranto, obtiveram munição especial de um ferreiro com conhecimento do oculto.
As balas eram produzidas sob um ritual específico que ele alegava que daria aos caçadores a habilidade de matar Oranto.
Naquela noite, os dois caçadores se aproximaram do castelo.
Do lado de fora, eles podiam ver a janela do quarto onde Oranto estava hospedado, iluminada pela luz de velas.
Os caçadores gentilmente chamaram o nome de Ortanto, que se aproximou de sua janela para ver quem ousava chamá-lo em uma hora tão tardia.
Com apenas um tiro, os caçadores atingiram Oranto entre os olhos.
Oronto sangrou até a morte.
O castelo Houska ficou vazio mais uma vez.
No início do século XIX, o castelo passou por outra mudança de propriedade e posteriormente outra reforma e assim aconteceu sucessivas vezes.
Durante o século dezenove, o mundo estava em guerra e, em 1938, foi assinado o pacto de Munique, que efetivamente entregou grandes porções da República Checa para a Alemanha dos naxxsta.
No meio desta terra que eles agora tinham controle, eles receberam 4 castelos, um dos quais era o Houska.
Muito foi escrito sobre os nazxxxtas terem interesse no ocultismo e um dos comandantes tinha especial interesse no assunto.
O segundo homem mais poderoso de regime, Heinrich Himler, era fascinado pelo assunto e, ao longo dos anos, ele desenvolveu um ódio crescente pelo cristianismo, e queria levar o povo alemão de volta às suas raízes pagãs.
Alguns disseram que Houska foi usado como um lugar para os alemães trazerem mulheres polonesas e russas capturadas para começar o processo de criação do futuro da raça ariana.
Mas outros dizem que isso é uma distorção dos acontecimentos e o castelo estava na verdade sendo usado como um bordel para as tropas alemãs.
Há também alegações de que Himler era um frequentador assíduo de Houska, que ele estava usando o castelo para experimentos e rituais.
Nunca saberemos o que os alemães realmente pretendiam com Houska, pois, todos os registros foram destruídos antes que as forças aliadas reivindicassem a área de volta.
Ao longo do século XX e até os tempos modernos, os contos de entidades demoníacas pareciam ter parado, porém, aconteceram alguns fenômenos recentes.
Um dos donos do castelo contou que uma noite ele estava em uma sala bebendo vinho com seus amigos e colocou o copo sobre a mesa, e todos eles testemunharam o copo levitar da mesa e pairar no ar, o homem pegou seu copo e o colocou no lugar, mas o copo novamente se moveu pela mesa até ficar centralizado e parar.
Recentemente, em 2009, a equipa televisiva de Ghost Hunters Internacional visitou o castelo e realizou diversas investigações paranormais, tendo concluído, que o local estava integralmente assombrado.
Após uma breve estadia, grande parte dos seus residentes e visitantes abandonaram o castelo, jurando nunca mais voltar.
Atualmente, o Castelo Houska, que se encontra muito bem-preservado, está aberto para visitação de turistas, atraídos tanto pelo seu valor histórico quanto por seu passado repleto de lendas...
https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/porta-para-o-inferno-e-vida-eterna-veja-as-lendas-por-tras-do-castelo-houska.phtml#google_vignette
https://www.wikiwand.com/pt/articles/Castelo_Houska
https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/porta-para-o-inferno-e-vida-eterna-veja-as-lendas-por-tras-do-castelo-houska.phtml
https://portaldosfatos.com.br/castelo-houska-conheca-a-historia-do-portao-do-inferno/
https://espanol.radio.cz/el-castillo-de-houska-tapa-la-entrada-al-infierno-8064882