O MORCEGO

 

O MORCEGO

 

Ontem por volta das 22,50 horas ouvi gritos de terror vindo do quarto contiguo a sala de TV.

Eu estava assistindo o jogo do Ceará X Botafogo SP, minha mulher estava em nosso  quarto.

Assustada ela gritava por socorro.

Dirigi-me à dependência  vizinha e o avistei.

Era um pequeno morcego que sobrevoava sem direção certamente tentando encontrar uma 

saída para a rua.

Após alguns minutos consegui isolá-lo no banheiro (minha mulher havia se trancado num dos 

quartos da casa e gritava apavorada)

Certo momento ele cansou e pousou na cortina ao  lado de uma janela.

Em vão tentei espantá-lo para fora de casa,ele escapulia constantemente.

Certo momento consegui prensá-lo contra a parede.

Consegui libertá-lo enfim...

 

Sobre o animal assustador:

Descrição

O morcego é um animal mamífero da ordem Chiroptera, cujos integrantes apresentam uma fina membrana de pele entre os dedos, a qual se estende até as patas e se conecta às laterais do corpo, formando as asas. Distinguem-se das aves, pois estas possuem penas suportadas por ossos. 

Nome científico: Chiroptera

vale destacar que o morcego é perigoso somente quando sofre alguma intervenção humana. Naturalmente, o quiróptero fica resguardado durante o dia e sai para comer somente à noite. Inclusive, a maioria das espécies do Brasil alimenta-se de frutas.

Forros de edificações, dutos de ventilação e tubulação de chaminés são alguns dos locais que servem de abrigo para os morcegos nas cidades.

O morcego transmite doença como a raiva por meio de arranhões ou mordidas. Vale lembrar que ele só irá atacar o ser humano se for manipulado ou se não tiver alimento à disposição. A espécie hematófaga, por exemplo, prefere buscar o sangue de outros animais.

O ser humano também pode contrair alguma doença quando adentra o habitat dos morcegos, como uma caverna repleta de fezes. Ao inalar partículas dos dejetos contaminados, pode desenvolver histoplasmose e criptococose.

Assim, vale destacar que o morcego é perigoso somente quando sofre alguma intervenção humana. Naturalmente, o quiróptero fica resguardado durante o dia e sai para comer somente à noite. Inclusive, a maioria das espécies do Brasil alimenta-se de frutas.

O mito de que morcego é perigoso restringe-se, basicamente, à ficção. Na verdade, esse animal é um trabalhador da natureza e, por isso, merece ser respeitado!

A imagem de que morcego é perigoso pode cair por terra agora mesmo! Esse animal desempenha um papel fundamental no equilíbrio da natureza. Inclusive, ele não é considerado uma praga. Além disso, é protegido por lei para não ser extinto.

Matar morcego é considerado crime ambiental — salvo em algumas situações específicas.

Blog Petz, Wikipédia