NÃO BASTA APENAS PUBLICAR UM TEXTO, TEM QUE LER E COMENTAR DE FORMA IMPARCIAL INDICANDO PONTOS FORTES E OS QUE AINDA POSSAM SER MELHORADOS. A INTERAÇÃO ENTRE OS AUTORES VISA A MELHORIA CONSTANTE DE SUA ARTE, EVITE DISCUSSÕES DESNECESSARIAS.

 

ATENÇÃO À REGRA NOVA

 

Com o objetivo de estimular a produção literária na categoria “Contos de Terror e Suspense” dando visibilidade a autores ainda pouco conhecidos, convidamos todos os escritores de língua portuguesa a participarem do 29º Concurso Literário de Terror e Suspense a ser realizado aqui no Recanto das Letras.

Não importa o estilo, o CLTS está aberto a todos os gêneros literários, seja AVENTURA, FANTASIA, FICÇÃO CIENTIFICA, FABÚLAS, TRASH, GÓTICO, POLICIAL OU MISTÉRIO. Desde que bem temperado com TERROR e SUSPENSE, você encontrará aqui um público ávido por novas histórias.

 

DO REGULAMENTO

 

01) O Concurso Literário de Terror e Suspense é totalmente gratuito e aberto ao público interessado, desde que concordem com as regras estabelecidas na presente chamada.

02) Para que possa participar do Concurso, o autor deverá ter no mínimo um ano de atividades aqui no Recanto das Letras ou provar sua identidade junto à organização do CLTS. (A pedido dos autores, esta regra entra em vigor com o objetivo de vetar a participação de perfis fakes).

03) Os temas desta edição serão: FOME, POLTERGEIST, RESSURREIÇÃO, VIZINHOS SUSPEITOS e FÁBULAS DE TERROR.

04) Cada autor poderá participar com 01 (um) texto inédito no RL nos gêneros terror/suspense, que será postado em sua própria escrivaninha na categoria Terror. No momento da postagem, o autor deverá, após o título, acrescentar a sigla CLTS e o número da respectiva edição. Ex: A CASA MACABRA – CLTS 29.

No fim da postagem, deverá indicar o tema ou temas escolhidos.

05) O autor participante autoriza a divulgação de seu conto nas mídias eletrônicas e impressas do CLTS sem prejuízos a seu direito autoral.

A) Para efetivar sua participação, o texto deve ser encaminhado ao e-mail: cltsoficial@gmail.com

OBS: Devido a pedido dos autores para que se alterasse o número de palavras se faz necessário ter uma cópia do conto para verificação dos limites mínimo e máximo.

B) O autor poderá enviar uma foto de domínio público e uma pequena sinopse para divulgação do seu conto, caso não o faça, a adm. continuará realizando este trabalho.

06) O período de postagem inicia-se no dia 02 de novembro e terminará no dia 30 de novembro (2024) as 23:59 hrs de Brasília.


 

07) REGRA NOVA: a partir desta edição, a fim de efetivar sua participação, o autor deverá indicar um perfil ativo no Instagram. O participante deverá aceitar a postagem da chamada de seu próprio conto em colaboração com a página oficial do CLTS.

O perfil de Instagram indicado deverá ter, no mínimo, 50 seguidores e estar configurado como público. A partir das edições seguintes, o número mínimo de seguidores será 100. (Além disso, esperamos que o autor promova ativamente seu conto nas redes sociais durante o certame, ampliando o alcance da divulgação.)

Para mais informações clique aqui:

NOVA REGRA - AÍ VEM O CLTS 29

 


 

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

 

08) Cada participante deverá ler e comentar de forma imparcial todos os textos do presente concurso exceto o seu próprio. Caso deixe de comentar ou comente de forma ofensiva/pejorativa, o autor terá o texto excluído do certame. Evitem debates ou discussões sobre os textos. Respeitem o estilo e a opinião alheia.

09) Comentários rasos, breves, ou genéricos serão passíveis, num primeiro momento, de advertência e solicitação para refazer o mesmo. Caso o comentarista venha a reincidir à falta no certame corrente, o autor será desclassificado. Os comentários serão analisados pela administração.

10) Os comentários deverão estar dentro dos seguintes critérios: devem ter no mínimo 80 palavras, descontados saudações iniciais e finais. Citações literais, ou seja, partes copiadas dos contos inseridas nos comentários também não contarão com o número mínimo. Assunto totalmente fora do contexto, idem. Não será aceito, também, réplica do comentarista ao seu próprio texto em espaço reservado ao autor analisado. Outras questões que, eventualmente, surgirem serão analisadas pelos administradores.

11) O período de comentários se inicia junto com a postagem do primeiro conto e terminará em 15 de dezembro (2024) as 23:59 hrs de Brasília.

O comentarista poderá analisar o enredo, a trama, adequação ao tema, domínio da escrita, capacidade de envolver o leitor dentre outros elementos do texto.

Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam os textos:

 

UMA HISTÓRIA POLÊMICA

BATE-PAPO CLTS 23

CONSIDERAÇÕES GERAIS CLTS 25

 


 

12) Os textos deverão ter no mínimo 1500 (mil e quinhentas) palavras e no máximo 3200 (três mil e duzentas) palavras excluindo-se o título.

12) Os temas da próxima edição deverão ser indicados da seguinte forma: 02 pelo primeiro colocado, 01 pelo segundo colocado, 01 pelo terceiro colocado e 01 pela organização.

14) O período de votação previsto será de 01 de dezembro até dia 15 de dezembro as 23:59hrs de Brasília, e o voto será dado em um post específico aqui em nossa página.

(Obs: Aconselhamos os autores a não deixarem para o último dia a postagem das notas e comentários, caso ocorra algum problema a Adm. estará à disposição.)

15) As notas serão distribuídas de 05 a 10 obedecendo aos seguintes critérios, sob pena de eliminação.

 

A) O leitor poderá dar no máximo:

três notas 10

três notas 09

três notas 08

 

B) Notas 05 até 07 estão liberadas.

C) A menor e a maior nota recebida por cada participante serão desconsideradas.

Obs: Caso o participante, como menor nota, tenha recebido quatro notas 05, uma será eliminada contando apenas as 03 notas restantes; mesmo caso se receber 04 notas 10, uma será desconsiderada.

16) Autores que deixarem de cumprir qualquer norma do CLTS por duas edições estarão impedidos de participar da edição subsequente, podendo retornar após cumprir o congelamento.


 

PARA PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO NESTA PÁGINA ACEITANDO TODOS OS TERMOS DESTE CERTAME.

 


 

Agora, escolha um ou mais de nossos temas e nos surpreenda com uma história misteriosa e assustadora:

 

Voltar dos mortos nunca é um ato sem consequências. O que motiva alguém a desafiar o ciclo natural da vida? Um amor inabalável, um desejo de vingança, ou a sede de poder? Quando os mortos retornam, o que trazem consigo? Vida, sombras ou algo ainda pior? Convidamos você a explorar os mistérios e horrores da ressurreição. Qual será o preço por trazer alguém de volta? E, principalmente, o que realmente volta?


A fome é uma força implacável, capaz de levar qualquer ser à loucura. Seja o desespero de um humano faminto ou o apetite insaciável de criaturas monstruosas, o desejo de saciar essa necessidade pode destruir tudo em seu caminho. Caro autor, explore os horrores que a fome pode trazer: corpos famintos e deformados, cidades devastadas pela escassez, ou algo mais terrível que se esconde nas sombras, sempre à espreita por sua próxima vítima. Que tipo de fome sua história irá saciar?


Todos já ouvimos histórias de vizinhos tranquilos e discretos, que se mantêm à parte das conversas, mas será que sabemos o que se esconde por trás de portas fechadas? Às vezes, o perigo mora ao lado. Estranhos comportamentos, ruídos inexplicáveis durante a madrugada, ou visitas misteriosas podem indicar que algo muito errado está acontecendo. E quando a curiosidade se mistura ao medo, a tensão pode crescer de forma insuportável. Seria apenas paranoia, ou realmente há segredos obscuros escondidos bem ao lado? No CLTS, convidamos você a explorar esses mistérios e nos contar uma história capaz de fazer qualquer um olhar duas vezes para o seu vizinho.


O invisível pode ser mais aterrorizante do que qualquer criatura física. O que está do outro lado da realidade, esperando para romper as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos? Objetos que se movem sozinhos, vozes sussurrantes vindas do vazio, presenças que não podem ser vistas, mas que todos podem sentir. O fenômeno do poltergeist não se limita apenas a casas assombradas; pode se manifestar em qualquer lugar, trazendo caos e terror sem explicação. Para este tema, desafiamos você a explorar a entidade poltergeist em sua forma mais pura e assustadora, onde a mente, o corpo e o ambiente se tornam vítimas de uma força incontrolável e desconhecida. Dê vida ao invisível e deixe que ele cause terror absoluto em nossos leitores.

 

COMPLEMENTO DO TEMA: Fenômenos poltergeist são manifestações sobrenaturais violentas, quase sempre causadas por uma entidade invisível. Portas e janelas batem com força, objetos são arremessados, pratos se estilhaçam, e até a rede elétrica oscila de forma inexplicável. Muitas vezes, essas manifestações ocorrem devido à presença de uma pessoa que, consciente ou não, possui algum tipo de aptidão mediúnica. Diferente de uma assombração com assuntos inacabados, o poltergeist tem um único propósito: perturbar e destruir. Ele não causa possessões e raramente se manifesta como uma figura visível. Está justamente aqui o desafio proposto a você, caro participante do CLTS.


Desde tempos imemoriais, fábulas são usadas para ensinar lições através de histórias encantadoras com animais falantes e seres sobrenaturais. Mas, e se essas lições carregassem sombras terríveis? Neste concurso, convidamos você a transformar o mundo das fábulas em um pesadelo vivo, onde criaturas inocentes e sábias se tornam predadores sombrios, florestas mágicas escondem segredos mortais e finais felizes são apenas ilusões distorcidas. Reimagine e crie histórias onde o terror se entrelaça com a moral. Quem sabe, o lobo não seja o verdadeiro monstro… ou talvez o coelho? Encha nossas páginas com o medo ancestral que existe nas fábulas que todos conhecemos – ou pensávamos conhecer.

 

COMPLEMENTO DO TEMA: De forma geral, fábulas são narrativas em que animais ou objetos agem como personagens, representando ações humanas e, ao final, apresentam uma lição ou moral. Diferente dos contos de fadas, onde personagens humanos interagem com animais ou objetos encantados, em Fábulas de Terror queremos que você, autor, desenvolva um enredo fantástico em que, além de inserir elementos de horror e suspense, também apresente uma lição ao final da história. Atenção: esse estilo literário exige cuidado para não se confundir com outros gêneros. Exemplos de fábulas incluem "A Cigarra e a Formiga" e "A Lebre e a Tartaruga". Note que histórias como "A Bela e a Fera" ou "Pinóquio" não são fábulas.

 


 

FIQUEM ATENTOS À NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E INSTAGRAM

 


 

Junte-se a nós, vamos crescer juntos.

 

 

CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 13/10/2024
Código do texto: T8172324
Classificação de conteúdo: seguro