O QUE É, O QUE É ?
Em um belo dia, estavam o Zezinho e o João jogando no PlayStation 4, mas estava um tédio quando decidiram dar uma volta pela praça. No caminho, avistaram uma casa com quatro andares de longe. Não morava ninguém naquela casa; ela era preta e tinha árvores brancas, e a calçada era bem suja. Dentro dela, havia um grande tapete vermelho . Depois de um tempo andando, Zezinho achou muito estranho porque não tinha fim, não tinha janelas, não tinha porta só um monte de corredores, então João percebeu que o tempo passava diferente lá dentro da casa e o espaço era ilimitado, como se fosse um buraco negro ou algo assim. Então, João começou a suar frio e a passar mal, enquanto Zezinho ficou calmo e tentou acalmar seu amigo.
- Zezinho, como vamos sair daqui? Vamos ficar sem comida e água! VAMOS MORRER AQUI, Zezinho!
- João, calma. Vamos tentar chamar alguém. Assim como nós, alguém deve estar perdido aqui.
Assim, após algumas horas andando, Zezinho e João encontraram uma pessoa. De longe, os dois se olharam e começaram a rir, mas, conforme se aproximavam, ficaram com uma cara de espanto, pois a pessoa estava quase morta e não comia nem bebia há dias.
- Olá, qual é o seu nome?
- Meu nome? Há quanto tempo não falo com uma pessoa! Meu nome é Oto.
- Oto, há quanto tempo você está aqui?
- Acho que vocês já perceberam que o tempo aqui passa de maneira estranha, então eu não sei.
- Só está você aqui?
- Havia dois meninos e uma menina aqui comigo, mas, como eu era o mais inteligente, deram a sua comida e água a mim, e nos separamos para encontrar a saída. Nunca mais vi eles, mas consegui descobrir um jeito de sair daqui.
- Fala, Oto, qual é?
- Esta casa tem quatro andares. Agora estamos na recepção. A cada andar é lançada uma charada. A cada acerto, pode-se fazer um pedido, mas, como nada é fácil, existem três regras:
1. Não pode pedir para sair daqui sem passar por cada desafio.
2. No primeiro andar, se um de nós errar o desafio, a visão e a memória são perdidas; no segundo andar, as pernas; e no terceiro, os braços.
3. Não pode pedir para alguém de fora teletransportar para aqui.
Então, Zezinho e João perceberam que aquilo não era brincadeira e que poderiam morrer ali, deixando suas famílias e amigos. Como Oto já havia ficado ali há muito tempo, sabia onde estava o primeiro andar. Chegando lá, apareceu uma sombra e fez a seguinte pergunta:
- Eu tenho cidades, mas não casas. Tenho montanhas, mas não árvores. Tenho água, mas não peixes. O que sou eu?
Os três ficaram pensando, mas não conseguiram chegar a uma resposta correta. João, chorando, respondeu:
- Quebra-cabeça.
A sombra então respondeu:
- Isso também tem várias peças que formam algo grande, mas não se encaixa com todos os detalhes da charada.
E assim João perdeu a visão e a memória e foram teletransportados para a recepção novamente. Como João havia pedido a visão e memória, Zezinho ficou arrasado e muito ansioso, mas Oto disse que eles conseguiriam sair dali. Passaram um tempo conversando com João e explicando tudo para ele. João queria saber como eram eles, e Zezinho respondeu:
- Eu sou seu melhor amigo, estou com uma calça preta e uma camisa preta básica. Também sou muito calmo e forte.
- Eu sou Oto, estou com uma bermuda azul e uma camisa cinza rasgada. Também sou muito inteligente e gosto muito de ler livros e jogar videogame.
Depois disso, os três passaram muito tempo pensando em qual seria a resposta e chegaram a uma. Voltaram para o primeiro andar, e quando a sombra apareceu, fez a seguinte pergunta:
- Eu tenho cidades, mas não casas. Tenho montanhas, mas não árvores. Tenho água, mas não peixes. O que sou eu?
E Zezinho, muito confiante, respondeu:
- Eu sou um mapa.
A sombra respondeu:
- Resposta correta. Podem fazer seus pedidos.
Zezinho pediu que a memória e a visão de João voltassem, e assim foi. Oto pediu que os três não passassem mais fome e sede, e assim foi. Agora, ficou muito mais fácil achar o segundo andar.
No segundo andar, uma poça de água virou um golem de água gigante e fez a seguinte pergunta:
- O que é que tem luz, mas vive no escuro?
Oto sorriu, pois sabia a resposta, e disse:
- Vagalume.
O golem respondeu:
- Resposta correta. Podem fazer seus pedidos.
Oto pediu um livro com todas as charadas. João pediu que eles fossem ricos, e Zezinho pediu para se tornar um jogador de futebol, que era seu sonho. E assim foi.
Passou muito tempo, e eles finalmente chegaram ao terceiro andar. Então, um fogo enorme fez a seguinte pergunta:
- O que é verde e não é planta, fala e não é gente?
Oto respondeu:
- Papagaio.
E o fogo disse:
- Resposta correta. Podem fazer seus pedidos.
Oto então perguntou:
- Por que existem essas charadas? Elas não são muito difíceis. Então, por que?
O fogo respondeu:
- Nós, espíritos, amamos charadas, e várias pessoas já morreram aqui por causa de seu egoísmo. Mas, quando Zezinho e João chegaram aqui, eles foram ajudar você, Oto, então, por isso as charadas são fáceis.
Então, João e Zezinho fizeram seus pedidos ao mesmo tempo:
- Queremos que todas as pessoas que morreram aqui voltem para suas famílias.
E assim foi. Então, se abriu um portal enorme atrás do fogo, e os três passaram para o outro lado. Lá fora, trancaram aquela casa com dinheiro, destruíram a casa, e assim ninguém jamais ficou preso lá dentro