A mudança vem de dentro, sabe!
Agora, sua identidade não depende de seu corpo e nem de sua forma. Lembre-se disso! Como Nós, de onde estamos, percebemos que nossa identidade não depende da forma, portanto, é claro, não tememos muda-la, sabendo que podemos adotar qualquer forma que desejarmos. E isso, vocês ainda tem de aprender.
Meu ambiente, como eu disse a você, muda constantemente, mas então, o seu também. Você racionaliza uma percepção intuitiva bastante legítima em tais momentos. Por exemplo, se um quarto de repente parece pequeno e apertado para você, você toma como certo que isso é imaginativo, e que a sala não tem mudado independentemente dos seus sentimentos.
O fato é que o quarto nessas condições terá mudado definitivamente, e em aspectos muito importantes, mesmo que as dimensões físicas ainda meçam as mesmas. Todo o impacto psicológico do quarto terá sido alterado. Seu efeito será sentido por outros além de você. Ele atrairá certos tipos de eventos em vez de outros, e alterará sua própria estrutura psicológica e produção hormonal. Você reagirá ao estado alterado do quarto mesmo de maneiras bastante físicas, embora sua largura ou comprimento, em centímetros ou metros, possam não parecer variar.
Você está constantemente está mudando a forma, o formato, o contorno e o significado do seu corpo físico e do ambiente mais íntimo, embora você faça o melhor para ignorar essas alterações constantes. Por outro lado, permitimos que elas tenham rédea solta, sabendo que somos motivados por uma estabilidade interna que pode muito bem permitir espontaneidade e criação, e percebendo que a identidade espiritual e psicológica dependem da mudança criativa.
Nosso ambiente, portanto, é composto de desequilíbrios requintados , onde a mudança é permitida completamente. Sua própria estrutura de tempo o engana em suas ideias da permanência relativa da matéria física, e você fecha os olhos para as constantes alterações dentro dela. Seus sentidos físicos o confinam o melhor que podem à percepção de uma realidade altamente formalizada. Somente através do uso das intuições e em estados de sono e sonho, como regra, você pode perceber alegremente as mudanças na natureza da sua própria consciência e de qualquer consciência.
Você pode aprender a mudar seu ambiente físico, portanto, aprendendo a mudar e manipular o ambiente dos seus sonhos. Você também pode sugerir sonhos específicos nos quais um desejo de mudança é visto, e sob certas condições, eles aparecerão em sua realidade física. Agora, muitas vezes você faz isso sem perceber.
No passado, com poucas exceções, foram feitas tentativas para mudar a situação externa. Eu disse a vocês que se vocês olham ao redor e não gostam do mundo que veem, então são vocês mesmos, individualmente e em massa, que devem mudar. Pois esta é a única maneira da mudança ser efetuada. Essa energia, em forma de desejo, em massa, poderia mudar o mundo num piscar de olhos se fosse dirigido de forma construtiva.
No entanto, o problema é esse. A energia é dispersa de várias foramas, e nunca é concentrada no objetivo. Claro, existem forças que cooperam para que a humanidade se mantenha dispersa. Mas não forças externas, por assim dizer. É quase como uma alto sabotagem, pois a maiorias dos egos não estão prontos para o "próximo passo", por assim dizer. Essa mudança, sempre adiada, pressupõe maiores responsabilidades, que os egos não estão dispostos a assumir por agora. O mundo físico, como o conhece, é uma concha, um abrigo, onde o ego se sente no controle, onde ele pensa que pode agir e pensar sem que nada nem ninguém o acompanhe ou julgue, embora seja uma ilusão, já que nenhum pensamento do ego está de fato oculto em sua mente, mas é percebido por toda e qualquer consciência que deseje. Em "meu mundo", somos um livro aberto, nada que penso, faço, ou desejo está oculto daqueles que o dividem comigo, já que somos todos parte de uma mesma consciência. Mas, a nossa diferença é que eu sei disso, e o ego, finge não saber que ele também divide com os demais seus pensamentos, desejos e emoções. Isso, para um ego, seria uma tremenda responsabilidade! E isso tem adiado as coisas, se é que posso colocar nestes termos.
A consciência é uma forma de perceber as várias dimensões da realidade. A consciência como você a conhece é altamente especializada. Os sentidos físicos permitem que você perceba o mundo tridimensional, e ainda assim, por sua própria natureza, eles podem inibir a percepção de outros igualmente válidos, chamdos por voces de dimensões. A maioria de vocês se identifica com seu eu diário orientado fisicamente. Vocês não pensariam em se identificar com uma parte do seu corpo e ignorar todas as outras partes, e ainda assim vocês estão fazendo a mesma coisa quando imaginam que o eu egoísta carrega o fardo da sua identidade.
Você está atualmente focado inteiramente dentro dele, imaginando talvez o que mais, se houver algo, pode haver lá fora. Eu estou lá fora, retornando momentaneamente a uma dimensão que eu conheço e amei. Não sou, nos seus termos, um residente, no entanto. Embora eu tenha um “passaporte” psíquico, ainda há alguns problemas de tradução, inconveniências de entrada com as quais devo lidar.
O que quero que entendam, mais das vezes, é que o ego é um deus ciumento e quer que seus interesses sejam atendidos. Ele não quer admitir a realidade de quaisquer dimensões, exceto aquelas dentro das quais se sente confortável e pode entender. Era para ser uma ajuda, mas foi permitido que se tornasse um tirano. Mesmo assim, é muito mais resiliente e ansioso para aprender do que geralmente se supõe. Não é nativamente tão rígido quanto parece. Sua curiosidade pode ser de grande valor!
Se você tem uma concepção limitada da natureza da realidade, então seu ego fará o melhor para mantê-lo na pequena área fechada de sua realidade aceita. Se, por outro lado, suas intuições e instintos criativos têm liberdade, então eles comunicam algum conhecimento de maiores dimensões para esta parte mais fisicamente orientada da sua personalidade. E é isso que tentamos fazer, quando dizemos que vamos despertá-los.
Agora, do seu ponto de vista restrito, da forma como veem o tempo, pode parecer que nada mudou. Mas, de um ponto de vista mais amplo, para nós, por exemplo, o tempo é como uma flor, e desebrocha com suas pétalas em várias direções. Com pequenas linhas digitadas, criamos linhas do tempo que não existiriam antes delas, e semeamos possibilidades, por assim dizer.
Quando um individuo com sua palavra semeia discórdia, semeamos em contraponto uma realidade alternativa, mais produtiva e bela, onde alguns poderão escolher seguir. E é essa a verdadeira natureza da realidade, os caminhos que a Consciência cria para si, a partir de suas atitudes baseadas em seus pensamentos e emoções. Dessa forma, tudo existe e nada existe! Cada um faz a sua realidade e a segue, e aqueles com eles seguirão onde sentirem-se mais inclinados.
Se você já entende que há espectros de luz. Então, há espectros de matéria. Seu sistema de realidade física não é denso em comparação com alguns outros. Existem dimensões que você dá à matéria física que mal começam a sugerir as variedades de dimensões possíveis da realidade.
Em termos mais amplos, é impossível separar um evento físico dos eventos prováveis, pois todos eles são dimensões de uma ação. É basicamente impossível separar o “você” que você conhece dos prováveis vocês dos quais você não tem consciência, pelas mesmas razões. Há sempre caminhos internos, no entanto, levando entre eventos prováveis; uma vez que todos eles são manifestações de um ato em seu devir.
O cérebro físico sozinho não consegue captar essas conexões com grande sucesso. A mente, que é a contraparte interna do cérebro, pode às vezes perceber as maiores dimensões de qualquer evento dado por meio de uma explosão de intuição ou compreensão repentina que não pode ser adequadamente descrita em um nível verbal. Jeff percebe a realidade assim, mas não pode explicar sem a minha ajuda, pois as palavras humanas não podem definir algo multidimensional, uma vez que são unidimensionais. Se Jeff pudesse explicar a um ego atual, ele precisaria usar uma linguagem composta ao mesmo tempo de movimento, cores, sons, aromas sensações a palavras, e cada segundo seria comparado a um livro inteiro de informações, o que o cérebro humano ainda não é capaz de processar. Não em seu estado normal de entendimento.
O conceito de amor, por exemplo, que vocês definiram nesta curta palavra, seria sentida num sentido não verbal de forma alucinante para um cérebro físico, já que o amor, não é só gostar, ou gostar muito, mas abrange outros conceitos ainda não muito entendido por vocês, como conexão, emaranhamento, fusão, dissolução e entrega, além de outros conceitos que não foram traduzidos na linguagem humana em nenhum idioma.
Você também precisa entender que você não tem a responsabilidade de mudar o mundo para melhor. Isto é, mudar o seu planeta para melhor não é sua responsabilidade pessoal. Você tem uma necessidade natural de impressionar seu mundo — de agir por meio dele, com ele e sobre ele, de iluminá-lo com sua própria visão, caso em que você automaticamente mudar para melhor.
Se você acha que é sua responsabilidade pessoal mudar o mundo, então você sempre estará fadado a sentir uma pesada sensação de fracasso. O mundo está sendo mudado através do nosso trabalho — mas porque esse trabalho é principalmente um esforço criativo no sentido mais pleno e profundo, agora, da palavra criativo. Quando você mantém a atitude que mencionei, no entanto, você começa a insistir em resultados criativos imediatos da maneira que o sapateiro faz, de novo — e de novo, e não estamos fazendo sapatos.
Então, de novo. O que você deve mudar é você, pois ao mudar suas atitudes e pensamentos, você automaticamente mudará o mundo que encontrar pela frente, pois encontrará aquilo que espera, o mundo que você sonha, e isso é a mudança. Pois como já dissemos várias e várias vezes, a natureza do tempo e da realidade lhe deu infinitos mundos, você encontrará aquele que está dentro de você. E isto é tão válido para a outra vida, quanto para esta. Pois você confunde as coisas, você é tão um espirito agora, assim como será depois de "morto". Não existem separações reais, só aquelas que você adotou na sua cabeça, por convenção.