O QUE GOSTO DE ESCREVER

INSTAGRAM

CLTS

Olá! Seja bem-vindo!

Se você chegou até aqui por curiosidade sobre meu nome ou porque algum conto de minha autoria chamou sua atenção, gostaria de agradecer e esclarecer alguns pontos importantes sobre minha pessoa. Esta postagem tem como objetivo explicar meu interesse pela escrita, especialmente se você veio através do Instagram, uma rede social que recentemente passei a usar.

 

SOBRE O QUE EU GOSTO DE ESCREVER?

Sou professor de inglês do Ensino Fundamental e, além disso, contista e escritor amador apaixonado pela literatura fantástica, abrangendo gêneros como ficção científica, terror sobrenatural, alta fantasia, realismo mágico e suspense. Esse gosto surgiu durante minha adolescência, nos anos 80, quando consumia avidamente gibis e outros materiais desses gêneros.

Apesar de apreciar a literatura mainstream, tanto nacional quanto internacional, e admirar os escritores clássicos como Machado de Assis, José Lins do Rego, Jorge Amado, Clarice Lispector, Charles Dickens, John Steinbeck, entre outros, é a literatura fantástica que, sem dúvida, me cativa mais. E é nesse universo que me aventuro a rabiscar meus contos, até o momento como hobby, ciente de que preciso ainda aprender muito mais nesta arte de encantar e envolver o leitor.

No Recanto das Letras, onde publico meus textos online, você encontrará principalmente contos de literatura fantástica (ficção científica, terror e suspense), além de algumas histórias de humor. Se você me perguntar quais são os textos de leitura que considero leves e divertidos do meu acervo para quem não gosta de Literatura Fantástica, indico os seguintes contos de humor, todos bem curtinhos:


O SUPERPODER DE ARNALDO

JORMUNAND, O DRAGÃO NEGACIONISTA

O LOBOSOME E O CORONEL INSONE

NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!

(esse, em especial, é mais indicado aos leitores gaúchos, por conta da linguagem campeira).


Entre meus contos do gênero fantástico, aqueles que me trouxeram mais satisfação ao escrever são:

O ESTRANHO CASO DO HOMEM QUE ENTROU NO LIVRO

(ganhador da 27ª edição do CLTS)

O PACTO MACABRO DA VELHA ANTONHA

(um dos primeiros em que uso a linguagem regional nordestina, estilo do qual gosto muito, apesar de nunca ter visitado aquela região)

O FILHO ADOTIVO

(conto de ficção científica, 5º lugar na 14ª edição do CLTS)

O QUE DIZEM OS SONHOS DE KIRBUTZ  

(ficção científica bem curtinha).


 

SOBRE O INSTAGRAM

Confesso que sou avesso a redes sociais e não tinha intenção de criar uma conta no Instagram. No entanto, fui "forçado", por assim dizer, a aderir à plataforma devido a uma nova regra do CLTS (Concurso de Literatura de Terror e Suspense), do qual participo também como administrador desde a 19ª edição. Embora inicialmente relutante, reconheço que as redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar meu trabalho e expandir a base de leitores.

Como tudo que faço, quando entro numa plataforma digital que desconheço, procuro saber o que é importante para dominar seus fundamentos. Então, comecei a pesquisar informações sobre o Instagram a fim de usar a plataforma de forma eficiente, especialmente com foco no meu público-alvo: leitores e escritores de literatura fantástica.

Uma dica recorrente que encontrei foi a importância de publicar com frequência. Diante disso, optei por uma estratégia simples: despublicar temporariamente alguns dos meus contos no Recanto das Letras e republicá-los aos poucos, semana a semana, anunciando-os no Instagram. Dessa forma, meus textos, que tiveram pouca visibilidade na época de sua publicação, podem alcançar agora novos leitores, enquanto eu crio tranquilamente novos conteúdos.

 

O CLTS

(CONCURSO DE LITERATURA DE TERROR E SUSPENSE)

Como já mencionei antes, faço parte do CLTS desde a 13ª edição como participante e, a partir da 19ª, comecei a colaborar na administração, junto ao Gilson Raimundo, um dos fundadores do concurso. Gosto muito de procurar e trabalhar com as imagens das postagens do Recanto. O CLTS, embora não seja um concurso literário perfeito, continua sendo o único espaço no Recanto das Letras dedicado exclusivamente à literatura fantástica e seus subgêneros. Quem participa tem uma oportunidade de obter mais visibilidade, expondo sua escrita a um público maior. Isso facilita a troca de ideias, a obtenção de feedback e o aprendizado sobre o que funciona (ou não) na criação de contos.

Reconheço que, por vezes, alguns participantes não compreendem bem a proposta ou se frustram com a dinâmica colaborativa. No entanto, o grande objetivo do CLTS é justamente ser uma oportunidade de aprendizado coletivo. Apesar de seu caráter competitivo – afinal, trata-se de um concurso e há sempre alguém que conquista o título de melhor história a cada edição – o maior valor do CLTS reside na troca de experiências e no crescimento como escritor.

O certame não oferece prêmios em dinheiro, ou algo equivalente, pois a principal proposta dos administradores é outra. O foco está no aprendizado, está no reconhecimento que se recebe dos colegas, que também estão na mesma jornada de aprimoramento literário.

Ao final de cada edição, o que realmente se leva é a troca de ideias entre os participantes. Claro, ser reconhecido como destaque nas primeiras posições sempre traz uma motivação extra para continuar escrevendo, mas, logo após as congratulações habituais aos vencedores, já começamos a pensar na próxima edição, e assim o ciclo se renova. Esse é o diferencial que torna o CLTS especial.

Ainda se faz necessário que alguns autores desenvolvam uma maior compreensão sobre a importância de manter um nível de respeito nos comentários, mas esse é um tema a se discorrer em outra postagem. O que realmente importa agora é a relevância do CLTS como um ponto de encontro bimestral para aqueles que apreciam ler e escrever terror, suspense FC e outras vertentes da literatura fantástica. Isso é o que faz desse ambiente algo tão interessante, ainda que sempre haja espaço para melhorias.

É prazeroso ler os contos dos outros participantes, observar as diferentes abordagens dentro de um mesmo tema e sentir que estamos constantemente aprendendo. No fim das contas, o maior "troféu" é perceber a evolução da sua própria escrita, receber críticas construtivas e, sobretudo, sentir aquela expectativa gostosa ao lançar uma nova história para o público.

 

MEUS PROJETOS FUTUROS

O Recanto das Letras é uma plataforma realmente muito boa, que ainda oferece certa visibilidade para o trabalho de autores amadores. Mesmo que esteja “envelhecendo” em comparação com as novas ferramentas e redes sociais voltadas à publicação de textos online, ele tem o seu valor. Não vou cuspir no prato que como, claro, mas tenho a intenção de, no futuro, criar meu próprio espaço – um site ou blog mais moderno, responsivo, e adaptado às demandas atuais – a fim de migrar meus textos. Mas, por enquanto, o bom e velho RL ainda cumpre bem seu papel.

Outro projeto em mente é reunir os meus contos, depois de uma revisão cuidadosa e alguns acréscimos baseados nas experiências e troca de ideias com outros autores, e lançar uma coletânea. Penso em explorar a autopublicação, seja pela Amazon ou outra plataforma semelhante. É um caminho que quero seguir com calma, mas está nos meus planos. Quem sabe num futuro próximo vocês não veem algo meu publicado por aí? Como dizem, quem viver, verá!

É isso.

 

LINK: INSTAGRAM / AFONSO CONSTISTA

 

 

Affonso Luiz Pereira
Enviado por Affonso Luiz Pereira em 08/10/2024
Reeditado em 11/10/2024
Código do texto: T8169239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.