ANÚNCIO DE NOVA REGRA PARA O CLTS

 

Aos autores participantes e potenciais interessados no CLTS (Concurso Literário de Terror e Suspense), gostaríamos de anunciar uma nova regra que pretendemos inserir a partir da 29ª edição do nosso certame. O objetivo dessa proposta é ampliar a divulgação do concurso e, ao mesmo tempo, incentivar e promover autores pouco conhecidos. Queremos atrair novos escritores que se somem aos participantes assíduos, gerando benefícios tanto para os autores quanto para a solidez e crescimento do concurso.

 

NOVA REGRA

A nova regra, em linhas gerais, será a seguinte: “Para efetivar sua participação, o autor deverá indicar um perfil no Instagram. O participante deverá aceitar a postagem da chamada de seu próprio conto em colaboração com a página oficial do CLTS.

Na 29ª edição, o perfil de Instagram indicado deverá ter, no mínimo, 50 seguidores e estar configurado como público. A partir das edições seguintes, o número mínimo de seguidores será 100.

 

POSSÍVEIS DIFICULDADES:

Sabemos que alguns autores podem ter certas resistências ou dificuldades quanto à adoção dessa nova regra. Pensamos nas seguintes situações:

  • O participante não tem Instagram ou não gosta de redes sociais.

  • Meu Instagram é pessoal e familiar e não quero misturar com literatura.

  • Meus amigos não gostam de histórias de terror.

  • Meu Instagram é comercial ou profissional e não cabe publicar contos de terror nele.

  • Meu Instagram é missionário ou vocacional e não seria apropriado postar contos de terror.

Para essas situações, não será necessário usar o Instagram já existente. A solução mais prática seria criar um novo perfil de autor exclusivamente voltado à divulgação literária. Esse perfil poderá ser utilizado apenas para promover seu conto participante, sem a necessidade de socializar ou expor assuntos pessoais. Além disso, ele servirá como um canal de comunicação direto entre o autor e os administradores do concurso.

 


 

BENEFÍCIOS DA NOVA REGRA

 

MAIOR VISIBILIDADE PARA OS AUTORES: ao criar um perfil no Instagram, o autor tem a oportunidade de ampliar a visibilidade de seu trabalho. O Instagram é uma das redes sociais mais populares, e compartilhar contos por meio dessa plataforma pode atrair novos leitores e potenciais fãs, além de ajudar a construir uma base de leitores fiel. Isso é crucial para autores que buscam reconhecimento em um ambiente literário competitivo.

FERRAMENTA DE MARKETING PESSOAL: ter um perfil voltado para a literatura permite ao autor desenvolver uma identidade própria. Ao separar seu conteúdo literário do pessoal ou profissional, o perfil pode ser utilizado como uma ferramenta de promoção para futuros trabalhos, ajudando a construir uma marca pessoal e abrir portas para novas parcerias e oportunidades.

APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO: o uso das redes sociais facilita a interação direta entre autores e leitores, criando um espaço para troca de ideias e feedback. Essa proximidade permite ao autor entender melhor o que seu público busca e aprimorar sua escrita com base nas reações recebidas. Em um cenário onde a interação online é cada vez mais valorizada, essa conexão pode ser um diferencial competitivo.

FACILIDADE DE GERENCIAMENTO: criar e gerenciar um perfil no Instagram é algo simples e de baixo esforço. O autor pode usá-lo apenas para postar informações essenciais sobre seu conto e cumprir o mínimo exigido, sem necessidade de grandes investimentos de tempo ou recursos. O importante é manter o perfil ativo para a divulgação.

EXPANSÃO DA DIVULGAÇÃO DO CLTS: a nova regra não traz benefícios apenas para os autores, mas também ajuda a expandir a divulgação do próprio concurso CLTS. Com cada participante promovendo seu conto em parceria com a página oficial, o impacto das postagens será ampliado, gerando maior visibilidade para o concurso nas redes sociais. Isso atrairá novos leitores e potenciais participantes, fortalecendo a reputação do CLTS e aumentando seu alcance.

FLEXIBILIDADE DA REGRA: a regra oferece a flexibilidade necessária para que os autores criem um novo perfil de Instagram voltado exclusivamente à sua atividade literária, sem misturar com aspectos pessoais ou profissionais. Aqueles que escrevem sob pseudônimo, por exemplo, podem manter sua identidade em sigilo, utilizando o perfil apenas para fins literários.

CRESCIMENTO PESSOAL E LITERÁRIO: superar a resistência ao uso das redes sociais pode representar uma oportunidade de crescimento para muitos autores. O uso do Instagram insere o participante em um contexto literário moderno, onde a promoção online desempenha um papel central. Além disso, o autor aprenderá a utilizar novas ferramentas de divulgação, algo que pode ser muito valioso para quem busca profissionalização ou pretende publicar um livro futuramente.

 


 

IDEAL FUTURO DO CLTS

Gostaríamos de aproveitar para registrar nossa visão sobre o CLTS. Ao lançarmos o concurso quatro vezes por ano, contamos com a participação ativa de autores durante quase oito meses em leituras e comentários. Nossa intenção é que o CLTS não seja apenas um concurso literário comum, mas que se torne uma verdadeira comunidade de escritores, onde todos compartilhem o interesse por contar e ler histórias de terror e suspense.

Por isso, nos causa desconforto, e até certo aborrecimento, quando encontramos comentários rudes ou secos que demonstram pouca empatia com o trabalho dos colegas. Claro que a crítica construtiva é bem-vinda, mas incentivamos a realização de ponderações de forma respeitosa e cuidadosa. Expressões como "encheção de linguiça", para ficarmos apenas neste exemplo, não parecem adequadas entre colegas que estão no mesmo nível de reconhecimento literário e buscam, sobretudo, aprender e crescer juntos.

 

 

 

CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 05/10/2024
Código do texto: T8166897
Classificação de conteúdo: seguro