A Sonata do Diabo

Narração de Giuseppe Tartini sobre o famoso"Il Trillo del Diavolo" ;

Uma noite, no ano de 1713, sonhei que tinha feito um pacto com o diabo em troca da minha alma. Tudo saiu como eu queria: meu novo criado antecipou todos os meus desejos. Entre outras coisas, dei-lhe o meu violino para ver se ele tocava. Quão grande foi meu espanto ao ouvir uma sonata tão maravilhosa e tão bela, executada com tanta arte e inteligência, como nunca havia pensado em meus sonhos mais loucos! Fiquei em êxtase, transportado, encantado: minha respiração falhou e acordei. Peguei imediatamente no meu violino para reter, pelo menos em parte, a impressão do meu sonho. Em vão! A música que compus naquela época é sem dúvida a melhor que já escrevi, e ainda a chamo de Trinado do Diabo, mas a diferença entre ela e aquela que me comoveu é tão grande que eu teria destruído meu instrumento e me despedido de a música para sempre se eu tivesse que viver sem o prazer que ela me oferece.

(Contado por Giuseppe Tartini sobre a origem do Trino do Diabo, Sonata de Violino em G menor)

Giuseppe Tartini en voyage d'un françois en Italie
Enviado por SirMárioHonorário em 27/09/2024
Reeditado em 27/09/2024
Código do texto: T8160951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.