Cães

Chovia desde a madrugada; de manhã cedo a chuva dera uma trégua.

Pela fresta na cortina, um raio de sol invadiu a sala varando as sombras. Decerto não duraria. Era inverno e o inverno naquelas paragens assim como o verão em seu auge é rigoroso. Não há outono ou primavera, ali só há calor ou frio; e o frio da noite passada fora de doer os ossos, atacando dois terços dos ciáticos e dos joelhos dos mais velhos sem dó.

Na sala pouco mobiliada dois homens conversam em voz baixa. Na mesa, entre eles, latas de cerveja vazias, copos, cigarros, um cinzeiro, uma garrafa de seleta pela metade e um CD compacto.

Vai mesmo, não? perguntou o primeiro, tinha um ar velho, ‘inda assim parecia ser o mais moço.

Vou. Respondeu o segundo, fitando o chão e olho brilhante do sol a espiá-los.

Eu não tenho nada mais pra falar.

E eu estou pouco me fodendo.

Vai se encrencar, ‘cê sabe né?

É um risco.

Um risco? risco é dirigir na chuva de noite, é passar por um córrego cruzando uma estrada que não se conhece, um risco é apostar mais que o que pode pagar e isso é o meu limite, em? Mas, isso? Caramba, todo mundo ‘ta dizendo numa só voz, não faça e você..

Você não viu aí, viu? E empurrou o CD na direção do outro.

Aqui não, o que eu vi, vi com meus olhos e bastou.

E o tinha lá? O que você viu, me diz.

De novo?

De novo.

Pela centésima vez, vi meia dúzia de cães, foi isso que vi. Estava escuro, chovia, e eu estava longe. Podiam ser mais.

Ou podiam ser menos.

Menos? Você viu o estrago que fizeram, cinco roças, cinco, invadidas. Vinte e cinto criações estraçalhadas numa noite, você acha mesmo que podiam ser menos de seis cachorros?

Eu vi a gravação de Juscelino. E apontou o CD. Eram três. Passaram pela frente da casa, pouco antes, arrodearam e entraram por uma brecha no arame.

Ele gravou num CD? Quem ainda usa CD?

Ficaria louco se soubesse que tem quem ainda ouça vinil. Riu. Um riso cruel.

Certo. Mas, e ai? Você vai? Posso perguntar com o que?

O outro sacou o revólver trinta e oito de um bolso, balas do outro e as espalhou na mesa. Elas tintilaram como moedas. Moedas mortais.

Isso é tudo que tem?

É tudo que eu preciso. Um tiro ou dois e vão embora. Não preciso acabar com todos, se bem que eu adoraria. Um morto é suficiente pra mim.

O que Gomes lhe disse mesmo?

Vai se foder você e o Gomes. Quanta criação perdi nos últimos seis meses? E o que aquela delegacia fez? Um monte de homem fardado e simplesmente me olhando e dizendo, não temos recursos, se prevenir é o melhor remédio, eu sinto muito. Sente o caralho. Também vou sentir muito quando ver aqueles "disgramentos" ganindo e rodando com um tiro no lombo.

Ganindo e rodando?

Nunca viu um desgraçado desses morrendo, não é? é feio, uma crueldade sem tamanho mas, nesse caso é justiça. Não tão me deixando solução. E eu lhe digo, ‘tô longe de estar sozinho, essa insatisfação é de muitos, não só minha.

É minha também, e de muitos mas, Gomes disse que ‘ocê ia se ver com ele, e foi categórico, cê sabe. Eles tão buscando outra maneira, ele me disse.

Nada, saio daqui agora, chego lá e tão tudo de perna pra cima, peidando pro cão cheirar.

ai 'cê vai...

É um risco, disse enquanto carregava o revólver.

Pode te pôr na cadeia antes que tu possa dizer que não teve escolha. E fora que...

Fora que o que?

Pode ter coisa pior que a cadeia nessa história.

O que?

Tem quem esteja falando que isso é obra do coisa ruim. Não bufa, deixa eu falar. Pelo menos me ouve, porra! Que sair pela porta e dar uma de Lampião pra cima da cachorrada, faça mas, antes me ouça! Tão dizendo que isso tá além do nosso alcance, eu, você, gente mundana. Meio mundo de cachorro endemoninhado correndo pelos roçados e matando criação? Eu ouvi um uivo essa noite, te disse, não disse? Aquilo me arrepiou dum jeito, um pavor sem igual, que acho que vou levar pro túmulo; O padre Moacir ‘inté fez um sermão na última terça, na capela: os cães do diabo matando as ovelhas de cristo, ele disse, e prometeu rezar e abençoar essas terras. Falou até em unir forças com outras paróquias e não sei o que...

Que unir forças que nada! Ele só sabem unir forças na hora de pedir o dízimo...

Tá blasfemando agora, é?

Não respondeu.

A réstia de sol sumiu, as sombras se acomodaram de volta em seu lugar, escurecendo a sala.

Eu vou e volto, tá bem?

Você sabe onde tão, pelo menos ou vai ficar rodando pelas estradas? Que nem um lunático?

Tenho uma ideia de onde possam estar.

E assim dizendo guardou o revólver, tomou uma última dose da seleta e saiu.

* * *

Era noite. Chovera o dia inteiro e ainda chovia.

Cochilava deitado na rede quando o celular disparou, abrindo um rasgo no silêncio da casa.

Alô, disse.

Sou eu. Acharam um corpo agora a pouco. Disse Gomes, pode ser ele.

Onde?

Uns duzentos metros dentro da roça do velho Aloísio. Aqui na estrada velha. Estava caído perto do riacho que corre por entre o mato e o lajedo, sabe onde é, não sabe?

Sim, eu sei bem onde é. Havia algo?

Algo, você quer dizer ferimento? Sangue?

Também! ele 'tava armado quando me deixou. Um revólver .38.

Revólver ainda não achamos mas, bem..., digamos que vamos precisar de um ancinho e pá pra juntar as partes. A arma pode estar aqui nalgum lugar.

Ao fim daquelas palavras houve uma pausa.

Quer que eu vá ai?

É um pouco forte, temos poucos lençóis pra cobrir cada pedaço, então...

Eu aguento, acho que já vi coisas piores. Posso?

É extraoficial, sabe disso não sabe? Então sim, pode vir. Mas, precisa ser agora, já acionei o rabecão e sei que vão demorar pra chegar mas, a notícia já se espalhou, logo isso aqui vai tá que nem um formigueiro, e vou ter que manter longe todo mundo que não for da lei.

Eu entendo, ‘tô indo. Só mais uma coisa...

Sim.

Algo mais?

Como o que? Isso aqui está uma zona, vá por mim, não sou da perícia mas, terão trabalho pro resto do mês. Que algo mais você quer?

Eu imagino, eu quero dizer é, como eu digo..., algum rastro? Marcas no chão, sei lá, tem muita lama, a areia ‘tá fofa pela chuva, não é? não deve ser difícil deixar algum rastro.

Rastros? Ah, com certeza. Muitos rastros, unhas, chão cavado, pêlos. Cães. Devem ter farejado o sangue ou o corpo e vieram dar aqui, fizeram uma bagunça dos diabos.

Muitos cães?

Muitos cães.