NÃO BASTA APENAS PUBLICAR UM TEXTO, TEM QUE LER E COMENTAR DE FORMA IMPARCIAL INDICANDO PONTOS FORTES E OS QUE AINDA POSSAM SER MELHORADOS. A INTERAÇÃO ENTRE OS AUTORES VISA A MELHORIA CONSTANTE DE SUA ARTE, EVITE DISCUSSÕES DESNECESSARIAS.

 

Com o objetivo de estimular a produção literária na categoria “Contos de Terror e Suspense” dando visibilidade a autores ainda pouco conhecidos, convidamos todos os escritores de língua portuguesa a participarem do 27º Concurso Literário de Terror e Suspense a ser realizado aqui no Recanto das Letras. 

 

Não importa o estilo, o CLTS está aberto a todos os gêneros literários, seja AVENTURA, FANTASIA, FICÇÃO CIENTIFICA, FABÚLAS, TRASH, GÓTICO, POLICIAL OU MISTÉRIO. Desde que bem temperado com TERROR e SUSPENSE, você encontrará aqui um público ávido por novas histórias.

 

DO REGULAMENTO

 

01) O Concurso Literário de Terror e Suspense é totalmente gratuito e aberto ao público interessado, desde que concordem com as regras estabelecidas na presente chamada.

 

02) Para que possa participar do Concurso, o autor deverá ter no mínimo um ano de atividades aqui no Recanto das Letras ou provar sua identidade junto à organização do CLTS.

Obs: A pedido dos autores, esta regra entra em vigor com o objetivo de vetar a participação de perfis fakes.

 

03) Os temas desta edição serão: PRISÃO, ALUCINAÇÃO, EPIDEMIA, CONFISSÃO e HISTÓRIAS DE ALTA FANTASIA.

 

04) Cada autor poderá participar com 01 (um) texto inédito no RL nos gêneros terror/suspense, que será postado em sua própria escrivaninha na categoria Terror. No momento da postagem, o autor deverá, após o título, acrescentar a sigla CLTS e o número da respectiva edição. Ex: A CASA MACABRA – CLTS 27.

 

 No fim, deverá indicar o tema ou temas escolhidos.

 

05) O autor participante autoriza a divulgação de seu conto nas mídias eletrônicas e impressas do CLTS sem prejuízos a seu direito autoral.

 

A) Para efetivar sua participação, o texto deve ser encaminhado ao e-mail: cltsoficial@gmail.com

OBS: Devido a pedido dos autores para que se alterasse o número de palavras se faz necessário ter uma cópia do conto para verificação dos limites mínimo e máximo.

 

B) O autor poderá enviar uma foto de domínio público e uma pequena sinopse para divulgação do seu conto, caso não o faça, a adm. continuará realizando este trabalho. 


 

Obs: Pedimos para aqueles que tenham disponibilidade, que façam a divulgação de seus contos em suas mídias sociais, através de posts ou compartilhamento da própria página do CLTS (não é obrigatório). A quantidade de visualizações dos contos no Recanto das Letras no período entre as edições do CLTS tem diminuído muito.

 


 06) O período de postagem inicia-se no dia 04 de Maio terminará no dia 02 de Junho (2024) as 23:59 hrs de Brasília.

REGRAS DOS COMENTÁRIOS

 

07) Cada participante deverá ler e comentar de forma imparcial todos os textos do presente concurso exceto o seu próprio. Caso deixe de comentar ou comente de forma ofensiva/pejorativa, o autor terá o texto excluído do certame. Evitem debates ou discussões sobre os textos. Respeitem o estilo e a opinião alheia.

 

08) Comentários rasos, breves, ou genéricos serão passíveis, num primeiro momento, de advertência e solicitação para refazer o mesmo. Caso o comentarista venha a reincidir à falta no certame corrente, o autor será desclassificado. Os comentários serão analisados pela administração.

 

09) Os comentários deverão estar dentro dos seguintes critérios: devem ter no mínimo 80 palavras, descontados saudações iniciais e finais. Citações literais, ou seja, partes copiadas dos contos inseridas nos comentários também não contarão com o número mínimo. Assunto totalmente fora do contexto, idem. Não será aceito, também, réplica do comentarista ao seu próprio texto em espaço reservado ao autor analisado. Outras questões que, eventualmente, surgirem serão analisadas pelos administradores.

 

10) O período de comentários se inicia junto com a postagem do primeiro conto e terminará em 16 de junho (2024) as 23:59 hrs de Brasília.

 


 

O comentarista poderá analisar o enredo, a trama, adequação ao tema, domínio da escrita, capacidade de envolver o leitor dentre outros elementos do texto.

 Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam os textos: 

 

UMA HISTÓRIA POLÊMICA 

 BATE-PAPO CLTS 23

CONSIDERAÇÕES GERAIS CLTS 25

 


11) Os textos deverão ter no mínimo 1500 (mil e quinhentas) palavras e no máximo 3200 (três mil e duzentas) palavras excluindo-se o título.

 

12) Os temas da próxima edição deverão ser indicados da seguinte forma: 02 pelo primeiro colocado, 01 pelo segundo colocado, 01 pelo terceiro colocado e 01 pela organização.

 

13) O período de votação previsto será de 02 de junho até dia 16 de junho  as 23:59hrs de Brasília, e o voto será dado em um post especifico aqui em nossa página. 

 

Obs: Aconselhamos os autores a não deixarem para o último dia a postagem das notas e comentários, caso ocorra algum problema a Adm. estará à disposição.

 

14) As notas serão distribuídas de 05 a 10 obedecendo aos seguintes critérios, sob pena de eliminação.

 

A) O leitor poderá dar no máximo:

três notas 10

três notas 09

três notas 08

 

B) Notas 05 até 07 estão liberadas.

 

C) A menor e a maior nota recebida por cada participante serão desconsideradas.

 

Obs: Caso o participante, como menor nota, tenha recebido quatro notas 05, uma será eliminada contando apenas as 03 notas restantes; mesmo caso se receber 04 notas 10, uma será desconsiderada.

   

15) Autores que deixarem de cumprir qualquer norma do CLTS por duas edições estarão impedidos de participar da edição subsequente, podendo retornar após cumprir o congelamento.

 


PARA PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO NESTA PÁGINA ACEITANDO TODOS OS TERMOS DESTE CERTAME.


 

Agora escolha um ou mais de nossos temas e nos presenteie com uma história misteriosa e arrepiante:

 

Prisão é a interrupção da liberdade, seja ela motivada por dívida de um crime, acidente ou perseguição. Dentro do âmbito deste concurso, alguém pode estar confinado em diversos tipos de clausura como, por exemplo, masmorras medievais, cadeias, locais de difícil acesso como o interior de uma mina, ou dentro de uma nave espacial e, até mesmo, sob a perspectiva do confinamento psicológico. O prisioneiro está sujeito ao terror físico e emocional. Portanto, liberte a sua criatividade e venha nos contar aquela história capaz de prender o mais difícil leitor.

 


 

Alucinação é a percepção de ver, ouvir, tocar ou provar algo que realmente não existe. Tais ocorrências podem ser causadas pelo estresse, fadiga ou distúrbios psicológicos, que muitas vezes são atribuídas às figuras espirituais ou messiânicas. No deserto, a sede pode criar belos oásis. No amor, enxergamos bem mais do que nos é transmitido. As alucinações afetam nosso discernimento de modo a nos levar ao erro e causar terríveis acidentes. Não se engane, veja além das ilusões e nos revele aquilo que está escondido nas sombras do desconhecido.

 


 

Epidemia é o aumento do número de casos de uma doença em várias regiões, porém sem escala global, bem diferente de uma pandemia. Algumas doenças como dengue, varíola e a peste negra fizeram inúmeras vítimas se espalhando de forma desordenada, quase colapsando a saúde pública. Quando isso acontece, aquela região pode sofrer sanções como embargos comerciais, ou impedimentos de circulação turística com o intuito de diminuir a disseminação da doença em outras áreas. Você escritor, sinta-se desafiado por nos trazer um enredo dentro deste tema e, ao mesmo tempo, venha nos contagiar com sua criatividade.

 


 

É o ato de expor um segredo à outra pessoa, em geral para um sacerdote na busca da expiação do pecado. O ato de confidenciar um segredo de moral duvidosa, ou criminosa, quase sempre é movido pelo arrependimento. Mas há, também, situações em que o infrator pode revelar seus delitos às autoridades, buscado diminuir as penalidades da lei. Podemos, em situação diversa, confessar nosso amor por alguém apesar de nem sempre alcançarmos os resultados esperados. Você autor, está pronto a confessar aquele segredo capaz de arrepiar o leitor?

 


 

Crie seu mundo repleto de criaturas e mitologias próprias. Orcs, duendes, paladinos, bárbaros e feiticeiros vivendo suas aventuras num mundo sombrio. Ressaltamos que uma das principais diferenças entre Fantasia e Alta Fantasia é que, na primeira, os entes místicos visitam o mundo real onde sua existência não é reconhecida. Na segunda, via de regra, temos a elaboração de um ambiente onde os seres mágicos vivem junto às pessoas comuns, sendo aceitas e interagindo normalmente dentro deste universo criado como, por exemplo, O Senhor dos Anéis ou a franquia Dungeons and  Dragons. O desafio está lançado. Então, invocamos os poderes arcanos para que você, nobre autor, possa nos brindar com uma criativa história deste gênero de espada e magia.

 


 

FIQUEM ATENTOS À NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E INSTAGRAM

 

Junte-se a nós, vamos crescer juntos.

 

 

CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 13/04/2024
Reeditado em 20/04/2024
Código do texto: T8040909
Classificação de conteúdo: seguro