CLTS 26

TEMAS E REGULAMENTOS

NÃO BASTA APENAS PUBLICAR UM TEXTO, TEM QUE LER E COMENTAR DE FORMA IMPARCIAL INDICANDO PONTOS FORTES E OS QUE AINDA POSSAM SER MELHORADOS. A INTERAÇÃO ENTRE OS AUTORES VISA A MELHORIA CONSTANTE DE SUA ARTE, EVITE DISCUSSÕES DESNECESSARIAS.

 

ATENÇÃO PARA AS ALTERAÇÕES NAS REGRAS DOS COMENTÁRIOS!

 

Com o objetivo de estimular a produção literária na categoria “Contos de Terror e Suspense” dando visibilidade a autores ainda pouco conhecidos, convidamos todos os escritores de língua portuguesa a participarem do 26º Concurso Literário de Terror e Suspense a ser realizado aqui no Recanto das Letras. 

 

Não importa o estilo, o CLTS está aberto a todos os gêneros literários, seja AVENTURA, FANTASIA, FICÇÃO CIENTIFICA, FABÚLAS, TRASH, GÓTICO, POLICIAL OU MISTÉRIO. Desde que bem temperado com TERROR e SUSPENSE, você encontrará aqui um público ávido por novas histórias.

 

DO REGULAMENTO

 

01) O Concurso Literário de Terror e Suspense é totalmente gratuito e aberto ao público interessado, desde que concordem com as regras estabelecidas na presente chamada.

 

02) Para que possa participar do Concurso, o autor deverá ter no mínimo um ano de atividades aqui no Recanto das Letras ou provar sua identidade junto à organização do CLTS.

Obs: A pedido dos autores, esta regra entra em vigor com o objetivo de vetar a participação de perfis fakes.

 

03) Os temas desta edição serão: BUROCRACIA, ILHAS, ARTES MARCIAIS, ESPÍRITOS VINGATIVOS e AMAZOFUTURISMO.

04) Cada autor poderá participar com 01 (um) texto inédito no RL nos gêneros terror/suspense, que será postado em sua própria escrivaninha na categoria Terror. No momento da postagem, o autor deverá, após o título, acrescentar a sigla CLTS e o número da respectiva edição. Ex: A CASA MACABRA – CLTS 26.

 

 No fim, deverá indicar o tema ou temas escolhidos.

 

05) O autor participante autoriza a divulgação de seu conto nas mídias eletrônicas e impressas do CLTS sem prejuízos a seu direito autoral.

 

A) Para efetivar sua participação, o texto deve ser encaminhado ao e-mail: cltsoficial@gmail.com

OBS: Devido a pedido dos autores para que se alterasse o número de palavras se faz necessário ter uma cópia do conto para verificação dos limites mínimo e máximo.

 

B) O autor poderá enviar uma foto de domínio público e uma pequena sinopse para divulgação do seu conto, caso não o faça, a adm. continuará realizando este trabalho. 


 

Obs: Pedimos para aqueles que tenham disponibilidade, que façam a divulgação de seus contos em suas mídias sociais, através de posts ou compartilhamento da própria página do CLTS (não é obrigatório). A quantidade de visualizações dos contos no Recanto das Letras no período entre as edições do CLTS tem diminuído muito.

 


 06) O período de postagem inicia-se no dia 03 de fevereiro terminará no dia 03 de março (2024) as 23:59 hrs de Brasília.

 

ALTERAÇÕES NAS REGRAS DOS COMENTÁRIOS

 

07) Cada participante deverá ler e comentar de forma imparcial todos os textos do presente concurso exceto o seu próprio. Caso deixe de comentar ou comente de forma ofensiva/pejorativa, o autor terá o texto excluído do certame. Evitem debates ou discussões sobre os textos. Respeitem o estilo e a opinião alheia.

 

08) Comentários rasos, breves, ou genéricos serão passíveis, num primeiro momento, de advertência e solicitação para refazer o mesmo. Caso o comentarista venha a reincidir à falta no certame corrente, o autor será desclassificado. Os comentários serão analisados pela administração.

 

09) Os comentários deverão estar dentro dos seguintes critérios: devem ter no mínimo 80 palavras, descontados saudações iniciais e finais. Citações literais, ou seja, partes copiadas dos contos inseridas nos comentários também não contarão com o número mínimo. Assunto totalmente fora do contexto, idem. Não será aceito, também, réplica do comentarista ao seu próprio texto em espaço reservado ao autor analisado. Outras questões que, eventualmente, surgirem serão analisadas pelos administradores.

 

10) O período de comentários se inicia junto com a postagem do primeiro conto e terminará em 17 de março (2024) as 23:59 hrs de Brasília.

 


 

O comentarista poderá analisar o enredo, a trama, adequação ao tema, domínio da escrita, capacidade de envolver o leitor dentre outros elementos do texto.

 Dúvidas em relação aos comentários, pedimos que leiam os textos: 

 

UMA HISTÓRIA POLÊMICA 

 BATE-PAPO CLTS 23

CONSIDERAÇÕES GERAIS CLTS 25

 


11) Os textos deverão ter no mínimo 1500 (mil e quinhentas) palavras e no máximo 3200 (três mil e duzentas) palavras excluindo-se o título.

 

12) Os temas da próxima edição deverão ser indicados da seguinte forma: 02 pelo primeiro colocado, 01 pelo segundo colocado, 01 pelo terceiro colocado e 01 pela organização.

 

13) O período de votação previsto será de 03 de março até dia 17 de março as 23:59hrs de Brasília, e o voto será dado em um post especifico aqui em nossa página. 

 

Obs: Aconselhamos os autores a não deixarem para o último dia a postagem das notas e comentários, caso ocorra algum problema a Adm. estará à disposição.

 

14) As notas serão distribuídas de 05 a 10 obedecendo aos seguintes critérios, sob pena de eliminação.

 

A) O leitor poderá dar no máximo:

três notas 10

três notas 09

três notas 08

 

B) Notas 05 até 07 estão liberadas.

 

C) A menor e a maior nota recebida por cada participante serão desconsideradas.

 

Obs: Caso o participante, como menor nota, tenha recebido quatro notas 05, uma será eliminada contando apenas as 03 notas restantes; mesmo caso se receber 04 notas 10, uma será desconsiderada.

   

15) Autores que deixarem de cumprir qualquer norma do CLTS por duas edições estarão impedidos de participar da edição subsequente, podendo retornar após cumprir o congelamento.

 


PARA PARTICIPAR DO CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE, BASTA DEIXAR UM COMENTÁRIO NESTA PÁGINA ACEITANDO TODOS OS TERMOS DESTE CERTAME.


 

Agora escolha um ou mais de nossos temas e nos presenteie com uma história misteriosa e arrepiante:

 

BUROCRACIA

Quando a criatura humana se organizou em sociedade, estabeleceu-se algumas regras que, por centenas de anos, vem se aperfeiçoando. A cada minuto um novo capítulo pode ser estabelecido na história. Estas normas eram codificadas em diversos calhamaços que deveriam ser devidamente estudados, avaliados, mensurados e carimbados. Este processo quase sempre consumia anos nas mãos de analistas, alguns até por uma geração cabendo aos netos a resposta de um pedido formulado por seus avós. Uma pequena vírgula podia ser o empecilho que obrigava o processo a voltar às primeiras instâncias. Convidamos autores e leitores para participarem deste nosso concurso onde a burocracia é bem simples e de fácil compreensão, basta ser criativo e apreciar uma boa leitura.

 


 

ESPÍRITOS VINGATIVOS

São entidades ou manifestações fantasmagóricas que buscam retaliação contra alguém que consideram ter-lhes causado danos ou injustiça. A inveja também fomenta o desejo destas criaturas. Almas desencarnadas de forma inesperada e cruel podem interromper o processo de maturidade do indivíduo, deixando muitas vezes projetos inacabados, o que não lhes permite descanso. A Fúria e o desejo de vingança fazem romper o véu que os separam do mundo dos vivos. Está na hora de você, autor, trazer à luz as histórias destas almas atormentadas. Aplaquem seus sofrimentos permitindo finalmente o tão aguardado descanso.

 


 

ARTES MARCIAIS

Em sua maioria, as artes marciais foram criadas como fonte de meditação e integração com a natureza pelos povos do oriente. Elas se espalharam pelo mundo baseadas não apenas em filosofias de vida, mas usadas também para a defesa pessoal. Na China e Japão feudal, ninjas e samurais defendiam seus mestres criando diferentes estilos. Guerras eram vencidas graças às habilidades de valorosos lutadores. Nos tempos modernos, transformadas em esportes, novos heróis buscam o podium respeitando e honrando os seus ancestrais. Estamos curiosos para saber o que este tema pode suscitar na sua criatividade literária, nobre autor.

 


 

ILHAS

Quem nunca sonhou em passar as férias numa ilha paradisíaca, observando o mar de areias claras e tomando água de coco? Infelizmente, algumas ilhas não são apenas palco de felicidade. O isolamento pode trazer inúmeros perigos. Encontros inesperados podem facilmente acontecer, pois estes oásis distantes as vezes podem abrigar criaturas por nós ainda desconhecidas como, por exemplo, tribos canibais ou piratas que protegem sinistros tesouros. Viaje neste cruzeiro misterioso rumo a um porto desconhecido, na bagagem traga apenas possibilidades.

 


 

AMAZOFUTURISMO

É um novo gênero da ficção científica que explora a região amazônica e seus povos ancestrais aliados às tecnologias e conceitos futuristas. Nessa nova ficção científica, os povos indígenas da Amazônia são os protagonistas de sua própria história. Eles se projetam para o futuro sem ignorar o passado. O tema parte da seguinte provocação: e se os indígenas amazônicos tivessem desenvolvido uma tecnologia tão ou mais avançada do que aquela que temos hoje? O resultado é que a lenda da cidade perdida de ouro, tão antiga quanto a chegada dos colonizadores, seria reescrita e, desta vez, com todas as possibilidades científicas e tecnológicas que poderíamos imaginar. Devemos observar que a tecnologia criada deve ser algo inovador: a ciência que emana da natureza e com ela permanece em equilíbrio. Venham com o CLTS ser também pioneiros neste universo novo que ainda espalha suas sementes. Conheça os pilares do Amazofuturismo no site oficial do movimento: www.amazofuturismo.com

 


 

FIQUEM ATENTOS À NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK E INSTAGRAM

 

Junte-se a nós, vamos crescer juntos.

 

CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE
Enviado por CLTS CONCURSO LITERÁRIO DE TERROR E SUSPENSE em 14/01/2024
Reeditado em 14/01/2024
Código do texto: T7976220
Classificação de conteúdo: seguro